Quais as gírias de Curitiba?

Perguntado por: udrumond . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.5 / 5 6 votos

As gírias faladas em Curitiba já viraram até tema de vídeo de humor na internet. Algumas clássicas e curiosas são: Vina, que é salsicha; Penal, que significa estojo; Piá, que é sinônimo de menino; Japona, que é a jaqueta usada quando está muito frio; Béra, que significa cerveja.

Aqui em Curitiba se chama aipim. Mas algumas pessoas também chamam de mandioca.

vina

E já parou para pensar o motivo pelo qual a salsicha é chamada de vina em Curitiba? Bom, então fica por aqui que nós vamos explicar! Em 1805, um açougueiro alemão, chamado Johann Georg Lahner, morava na cidade de Viena e inventou um novo tipo de salsicha.

Capaz: a expressão existe em outras cidades, mas aqui pode ter inúmeros significados, como “o quê?”, “não acredito!”, “até parece”, etc.

2. Mereré Comida feita para servir de petisco para bebidas, geralmente muito oleosa.

Prefeitura de Curitiba
Aqui em Curitiba a gente chama menino de piá. Sua origem é do guarani e significa coração! Os indígenas chamavam carinhosamente seus filhos de "tchê piá", que significa "meu coração".

Significado de bingo: É como os paranaenses chamam o isqueiro...

“Djanho” é uma gíria curitibana que denota alguma coisa demoníaca ou infernal. “Piá do Djanho” por exemplo significa “garoto do demônio”.

1. Piá do djanho. Moleque atentado, arteiro, bagunceiro.

Que sotaque o que? Curitibanos acreditam que não tem sotaque, mas tem e muito. Diga para um Curitibano falar leiTE quenTE que você vai perceber rapidinho. Ao contrário do que muitos pensam é diferente do sotaque gaúcho e catarinense.

Vina é uma expressão muito utilizada em Curitiba e quer dizer salsicha. Muitos Curitibanos já pediram “Vina” em outras cidades/estados e não foram compreendidos. Mas por que salsicha é chamada de Vina em Curitiba?

Nomenclatura das tangerinas
No Paraná, principalmente em Curitiba e no litoral, utiliza-se “mimosa”. No Sudeste, no norte do Paraná e no Centro-Oeste, a palavra mais utilizada para designar as tangerinas é “mexerica”. Já no Nordeste, além de “mexerica” e “tangerina”, pode-se encontrar o termo “laranja-cravo”.

Quem é essa tal de vina? Onde surgiu, o que faz? Vina é uma corruptela da palavra alemã “Wienerwurst“, sendo “wiener” “Viena” e “wurst”, salsicha, o que forma “salsicha de Viena”.

Origem do termo
A wiener, assim grafada pelos alemães e que ganhou dos curitibanos o apelido de “vina”, quer dizer, em português, “Viena” e define um tipo de salsicha consumida pelos imigrantes alemães, muito utilizado em cachorros-quentes.

Alemanha

Tradicionalmente, credita-se à cidade de Frankfurt, Alemanha, como local de origem da salsicha. A ponto de, em 1987, a cidade ter promovido um evento em comemoração aos 500 anos da iguaria, que teria sido inventada em 1484.