Como está os reservatórios de Curitiba hoje?

Perguntado por: apereira . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 2 votos

Desde aquele 21 de janeiro de 2022 os índices permaneceram acima dos 80% e chegaram a 100% em novembro de 2022, os mesmos números de atualmente, que podem ser consultados diariamente no site da Sanepar .

Piraquara 1 e 2 estão com 100% da capacidade, Iraí está em 99,62% e a represa do Passaúna se encontra com 61,17%. Com isto, o nível médio das barragens está em 87,75%, quase 10% superior ao nível à época da suspensão do rodízio.

O Iraí é a maior das barragens na região em capacidade. Totalmente cheia, são 58 bilhões de litros de água. Depois vem o Passaúna, que tem capacidade de 48 milhões de litros. Piraquara I tem capacidade para 23 bilhões de litros e Piraquara II tem capacidade para 22 bilhões de litros.

Responsável por 40% da água produzida no SAIC, abastece quase 2 milhões de pessoas. Assim que a água bruta entra na estação, passa por processos de coagulação, floculação, separação sólido-líquido, filtração, desinfecção e fluoretação.

Aquífero Guarani

No Brasil, um dos aquíferos subterrâneos de maior importância é o Aquífero Guarani, considerado a maior reserva de água doce do planeta, com um volume de água estimado em aproximadamente 55.000 km³ e uma profundidade máxima em torno de 1.800 m.

As Maiores Barragens do Brasil

  • Barragem de Itaipu. Inaugurada em 5 de maio de 1984, é a maior usina geradora de energia do mundo e faz parte da lista das sete maravilhas do mundo moderno. ...
  • Barragem de Xingó ...
  • Barragem de Foz do Areia. ...
  • Barragem Emborcação. ...
  • Barragem Serra da Mesa.

Pesquisadores do Pará e do Ceará descobriram que a Amazônia tem o maior reservatório subterrâneo de água do planeta.

As barragens de Tapacurá e Duas Unas aumentaram 13,26% e 14,62%, respectivamente, e hoje (31) estão com 44,02% e 41,84% da capacidade total de reservação.

Em 12 de maio, a barragem estava com 30.32% e atualmente se encontra com 35.56%. Mesmo que ainda possua uma grande responsabilidade no abastecimento de água, o Sistema de Tapacurá atualmente "carrega um peso menor nas costas".

Nos últimos seis anos, esta é a segunda vez que o equipamento sangra. A primeira vez aconteceu em dezembro do ano passado, também por causa das fortes chuvas que atingiram a Bahia.

Nove meses após o fim do rodízio no abastecimento de água, que durou 21 meses, o nível dos reservatórios do Sistema de Abastecimento Integrado de Curitiba e Região Metropolitana (SAIC) está no maior nível dos últimos três anos, com 99,45% da sua capacidade total.

No dia 11 de novembro de 2020 foi registrado o nível de água mais baixo dos reservatórios, que chegaram a uma média de 26,77%. Ao todo 14 municípios foram impactados com o racionamento que durou 649 dias. No período mais crítico de estiagem a Sanepar adotou um sistema de 36 horas com água e 36 horas sem água.

Nossa Senhora Salete

A maior praça de Curitiba é a Nossa Senhora Salete, em frente ao Palácio Iguaçu, no Centro Cívico, com 52 mil metros quadrados.

A bacia Amazônica, ou bacia do Rio Amazonas, está situada em vários países da América do Sul. É a mais extensa, de maior densidade de água do mundo e possui o maior potencial de geração de energia hidrelétrica do Brasil.

De acordo com dados do Ministério do Meio Ambiente, a Região Hidrográfica Amazônica representa cerca de 40% do território brasileiro e possui mais de 60% de toda a disponibilidade hídrica do País.

170 m

Para hoje, a medição deverá cair a 109,27 metros acima do nível do mar.

São eles: Almirante Tamandaré, Araucária, Campina Grande do Sul, Colombo, Fazenda Rio Grande, Pinhais, Piraquara, Quatro Barras e São José dos Pinhais.

Represa de Chavantes está com apenas 13,85% de seu volume.

O Aqüífero Guarani, constituído pelas formações Botucatu e Pirambóia, é o maior manancial de água doce subterrânea transfronteiriço do mundo.