Quais as primeiras atividades físicas praticadas na antiguidade?

Perguntado por: ununes . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.9 / 5 10 votos

eles caminhavam, corriam, nadavam, pescavam, caçavam e lançavam objetos, depediam de movimentos corporais para conseguir alimento e sobreviver.

Prática das primeiras Atividades físicas
As primeiras atividades físicas observadas no Brasil foi no Brasil Império, em 1808, com a vinda da Corte Portuguesa, que se firmaram os primeiros tratados sobre a Educação Física no país.

Historicamente a disciplina de Educação Física esteve fundamentada nos conhecimentos das ciências biológicas, revelando uma concepção positivista do movimento humano. Pensamos que a Educação Física deve compreender melhor este ser humano que se movimenta e se reconstrói enquanto sujeito.

A EDUCAÇÃO FÍSICA surgiu na Grécia antiga, por volta de 386 a.C. Na época, a disciplina estava incluída na Academia de Platão, considerada a primeira escola de Filosofia do mundo ocidental.

Na Grécia Antiga, a atividade física esteve presente em modalidades como o atletismo, nos diversos jogos olímpicos como salto, corrida, arremesso de disco, lançamento de dardo, na luta, o pentatlo, o pugilismo, o pancrácio, e modalidades equestres.

A ginástica, enquanto atividade física tem suas origens na Antiguidade, uma vez que os exercícios típicos do esporte já eram desempenhados pelos homens pré-históricos com o intuito de se protegerem de ameaças naturais.

Hoje temos certeza dos benefícios que os exercícios trazem para a saúde, mas nem sempre foi assim. Pode parecer inacreditável, mas no início do século XX as pessoas acreditavam que a prática do exercício físico encurtava a expectativa de vida. Ou seja, quem se exercitava, morria mais cedo.

Desta forma, podemos destacar que no Brasil colônia, as atividades físicas realizadas pelos indígenas e escravos, representaram os primeiros elementos da Educação Física no Brasil.

Na França, Hippolyte Tríade foi um dos pioneiros da cultura da educação física, em 1847; Nos Estados Unidos, Catherine Beecher enfatizava a prática de exercícios suaves, quase sempre acompanhados de músicas.

Foi apenas no século 18 que a disciplina entrou, de fato, no currículo. Um dos pioneiros foi o educador Johann Bernard Basedow (1724-1790), que em 1774 instituiu na escola-modelo de Dessau, na Alemanha, a prática de exercícios como correr, saltar, arremessar, transportar objetos e trepar.

É tudo aquilo feito no dia a dia com o corpo, ou seja, é qualquer movimento realizado. Limpar a casa, brincar com os filhos, ir à padaria, passear com o cachorro, subir e descer escadas são alguns exemplos.

Sua preparação incluía a prática de esgrima, o manejo do arco e flecha, as marchas, a corrida a pé, a equitação (como o adestramento e as cargas praticadas nas guerras) e os jogos, representados pelos torneios e pelas justas, além de outras provas de menor representatividade.

As atividades físicas das sociedades pré-históricas – dentro dos aspectos natural, utilitário, guerreiro, ritual e recreativo objetivavam a luta pela vida, preparação guerreira, os ritos e cultos, as ações competitivas e as práticas recreativas.

Os gregos da Antiguidade conferiram ao exercício físico um papel de grande destaque nos vários âmbitos da vida social, como a educação, onde atividade física se complementava com a aquisição de conhecimentos.

A Antiguidade foi o período na história da humanidade em que surgiram os primeiros povos civilizados. Também chamada de Idade Antiga, essa época se refere desde o momento de descoberta e uso da escrita até o declínio do Império Romano Ocidental em 476 d.C.