Como eram as primeiras frações?

Perguntado por: rgarcia . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
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Usavam cordas para fazer a medição. Havia uma unidade de medida assinada na própria corda. As pessoas encarregadas de medir esticavam a corda e verificavam quantas vezes aquela unidade de medida estava contida nos lados do terreno. Daí, serem conhecidas como estiradores de cordas.

Os números fracionários surgiram no Antigo Egito, às margens do Rio Nilo, por volta de 3000 a.C. na dinastia do Faraó Sesóstris. O Egito estava passando por um momento de transição, sua agricultura estava crescendo e o Faraó decidiu dividir as terras às margens do Rio Nilo em lotes iguais entre os agricultores.

Tipos de fração

  • fração própria;
  • fração imprópria;
  • fração aparente;
  • fração irredutível;
  • fração mista.

As frações são utilizadas para representar partes de algo inteiro. Além disso, elas são as representantes dos números racionais, logo possuem as operações de adição, subtração, multiplicação e divisão muito bem definidas. Esses números também podem ser escritos na forma de números decimais e porcentagem.

O uso de frações é frequente em nosso dia a dia: quando estamos fazendo receitas culinárias, quando vamos dividir a conta do restaurante com um grupo de amigos, quando observamos o tanque de gasolina de um veículo, entre outros diversos exemplos.

O número que fica em cima é o numerador, e o número que fica embaixo é o denominador. A fração representa a parte de um todo. A fração é a representação de uma divisão ou de partes de um todo. O número que fica em cima é conhecido como numerador da fração e representa quantas partes temos em relação ao todo.

O filósofo e matemático grego Pitágoras de Samos (aprox. 570 a.C. – aprox. 496 a.C.) é considerado por muitos como o “Pai da Matemática”.

Os gregos escreviam as frações com um número sobre o outro, mas com a ordem invertida em relação ao que fazemos hoje. Os chineses, com seu sistema decimal e posicional, foram capazes de escrever frações de forma muito semelhante a atual e já conheciam as regras atuais para cálculos com frações.

Agora, os primeiros aprendizados sobre frações devem aparecer já no 2º ano. De maneira geral, durante o Ensino Fundamental 1, o trabalho está mais voltado à construção do vocabulário e aos conceitos fundadores das frações, sem envolver ainda as operações matemáticas.

No entanto, por mais adequada que fosse a unidade de medida escolhida, dificilmente cabia um número inteiro de vezes no lados do terreno. Foi por essa razão que os egípcios criaram um novo tipo de número: o número fracionário. Para representar os números fracionários, usavam frações.

Os egípcios utilizavam com frequência a fração 2/3, a qual era representada através de um símbolo hierático (como se fosse um padrão). Também eram hábeis na decomposição de frações em frações unitárias, isto é, frações onde o numerador é 1.

A Matemática, como a conhecemos hoje, surgiu no Antigo Egito e no Império Babilônico, por volta de 3500 a.C. Porém, na pré-história, os seres humanos já usavam os conceitos de contar e medir. Por isso, a matemática não teve nenhum inventor, mas foi criada a partir da necessidade das pessoas em medir e contar objetos.

Os egípcios utilizavam um sistema de base 10, usando traços repetitivos para representar os números de 1 a 9 e outros símbolos para representar potências de base 10. As adições e subtrações eram realizadas do mesmo modo que é ensinado no Ensino Básico.

O número que está em cima é chamado de numerador (quantas partes foram consideradas do todo), o número que está em baixo é chamado de denominador (em quantas partes o todo foi dividido).

Para realizar a simplificação basta dividir o numerador e o denominador pelo mesmo número natural, diferente de um, até chegar a uma fração que não mais seja divisível. para demonstrar como simplificar. Observe que realizando a divisão do numerador pelo denominador, o mesmo resultado é encontrado em todas as frações.

Resposta: 5/8 é maior do que 3/8 .

Um terço é igual à fração \frac{1}{3}, sendo assim, equivale a 1 das 3 partes de uma quantidade.

A fração que representa 7 meses do ano é 7/12, pois um ano tem 12 meses e você quer representar 7 desses 12 meses.

Se o denominador das frações for o mesmo, você só precisa olhar o numerador para saber qual é maior. Por exemplo, com as frações 5/12 e 7/12, você sabe que 7/12 é maior que 5/12 porque 7 é maior que 5. Assim, para comparar frações de mesmo denominador, a estratégia é sempre observar o numerador.