Quais as principais características de Solomonnorthup?

Perguntado por: handrade . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 12 votos

Solomon Northup era um negro livre, inteligente, com dons musicais, com uma família constituída, com uma vida sossegada. Mas foi vítima de sequestro, comum naquela época em que uma parte dos EUA já havia libertado seus escravos, mas o sul ainda escravizava.

Apesar de ser filho de um escravo, Solomon conta em sua narrativa que já nascera livre. Na época, muitas quadrilhas sequestravam homens e mulheres negros, fossem livres por direito/nascença ou não, e os vendia para traficantes/comerciantes de escravos, mudando seus nomes para livrarem-se das amarras frouxas da lei.

Resposta: No texto ele narra sua a propria história de vida.

Para Solomon, a liberdade só viria depois de 12 anos de muito sofrimento e com a ajuda de um homem contrário à escravidão. Durante esse período, ele conhece diversas mazelas do ser humano e sente na pele o descaso e o abuso dos senhores contra os seus escravos, impondo-lhes tortura, castigos e lesões corporais.

De 1963 a 1968, Brasil Salomão fez carreira na Fazenda – primeiro como coletor estadual em Ribeirão Preto, em seguida como inspetor de arrecadação – administrando mais de 50 cidades na região – e, por fim, chefe de postos fiscais em municípios como Pontal, Jardinópolis, Barrinha, Santa Rosa de Viterbo, São Simão e ...

A Lei Áurea (Lei nº 3.353), foi sancionada pela Princesa Dona Isabel, filha de Dom Pedro II, no dia 13 de maio de 1888. A lei concedeu liberdade total aos escravos que ainda existiam no Brasil, um pouco mais de 700 mil, abolindo a escravidão no país.

Lei Áurea. A Lei Áurea foi decretada em 13 de maio de 1888, depois ter sido aprovada no Senado e assinada pela princesa Isabel. Essa lei decretou a abolição definitiva e imediata da escravatura no Brasil e foi resultado da forte pressão popular sobre o Império.

Após ser sequestrado e vendido como escravo, em 1841, Northup viveu 12 anos trabalhando em uma fazenda de algodão em Luisiana. Northup só recuperou sua liberdade em 4 de janeiro de 1853, há exatos 170 anos.

13 de maio de 1888

A abolição da escravatura, que aconteceu no Brasil em 13 de maio de 1888, foi um dos acontecimentos mais importantes de nossa história. Esse foi um assunto que atravessou o debate político no Brasil durante todo o século XIX, e a abolição só aconteceu por meio de uma campanha popular aliada à resistência dos escravos.

Para comprar sua liberdade, os negros escravizados realizavam pequenos trabalhos remunerados para juntar dinheiro e comprar sua carta de alforria, mas o mais comum era a trocar por serviços.

Solomon enfrentou diversos problemas com o capataz chamado Tilbeats como abuso psicológico, tortura e violência. Tilbeats não aceitava o nível de educação, postura, forma de falar e principalmente da resistência de Solomon Northup.

A principal diferença é que, no período da escravidão antiga, a lei permitia que uma pessoa fosse propriedade da outra, um objeto que poderia ser negociado em troca de dinheiro. Hoje, o Código Penal Brasileiro proíbe que uma pessoa seja tratada como mercadoria.

O que existe de semelhança entre os dois períodos são as medidas intimidadoras e punitivas aplicadas às pessoas em situação de escravidão. Atualmente, a escravidão atinge mais de 45,8 milhões de pessoas em todo o mundo.

Nas relações entre senhores è escravo, a professôra Emília Viotti da Costa, resalta que dos escravos esperava-se humildade, obediência e fidelidade, em troca de autoridade e benevolência do senhor. O negro deveria ser poupado, para que o capital do senhor não fôsse delapidado.

Sinopse: “Baseado em fatos reais, o filme mostra Solomon Northup (ChiwetelEjiofor), um escravo liberto que é sequestrado em 1841 e forçado por um proprietário de escravos (Michael Fassbender) a trabalhar em uma plantação na região de Louisiana, nos Estados Unidos.

Os escravos eram conseguidos por traficantes que obtinham os prisioneiros comprando-os, caso fossem prisioneiros de guerra, ou por meio de emboscadas realizadas pelos próprios traficantes.