Quais são as principais características do pensamento intuitivo?

Perguntado por: imachado . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.1 / 5 14 votos

O conhecimento intuitivo tem como principais características em ser um conhecimento Imediato; individual; o fator predominante é o "instinto"; percepções de acordo com a sabedoria individual.

Os quatro tipos de pensamento intuitivo

  • Pensamento intuitivo emocional. Corresponde à capacidade de detectar subitamente os principais traços de personalidade dos outros, ou o estado emocional em que se encontram. ...
  • Pensamento intuitivo mental. ...
  • Pensamento intuitivo psíquico. ...
  • Pensamento intuitivo espiritual.

Alguns exemplos de conhecimento intuitivo são: A empatia muitas vezes opera no conhecimento intuitivo, quando podemos conhecer o estado de espírito de uma pessoa sem saber de antemão, ou sem nenhuma manifestação explícita de sentimentalismo (choro, grito de dor, etc.).

Tipos de pensamento: os principais e como identificá-los na...

  • O pensamento reflexivo. O pensamento reflexivo é aquele responsável por aumentar a consciência sobre as ações que praticamos. ...
  • O pensamento crítico. ...
  • O pensamento lógico. ...
  • O pensamento criativo. ...
  • O pensamento prático.

A intuição intelectual, emotiva e volitiva
A intuição real pode dividir-se em três categorias. Quando predominarem as faculdades intelectuais do filósofo, a intuição será intelectual, a qual terá no objeto seu correlato exato.

A intuição pode ser definida como a compreensão completa de um fato ou verdade, de forma direta, sem precisar de uma comprovação científica ou métodos para validar o conhecimento de determinada pessoa. A intuição pode ser classificada como sensível ou intelectual.

A intuição é o nosso “raciocínio subjetivo”, ou seja, a nossa capacidade de conseguir respostas que não venham pela via racional. Ela é a responsável por nos mostrar as coisas além da perspectiva da mente e nos leva em contato com um nível ampliado de consciência e percepção da vida.

Está sempre aberta a novidades, não tem receio de experimentar situações inusitadas e fora do seu contexto diário. Recebe e processa informações a partir de idéias e imagens, ao contrário de quem desenvolve mais o pensamento analítico, que se vale dos cinco sentidos para desenvolver o raciocínio e tomar decisões.

Pensamento intuitivo emocional: diz respeito a capacidade de perceber de forma repentina traços de personalidade das outras pessoas, ou se elas estão se sentindo bem ou mal no dia em questão.

Intuição Empírica É o conhecimento imediato baseado em uma experiência que independe de qualquer conceito. Ela pode ser: Sensível, quando percebemos pelos órgãos dos sentidos. Ex. Calor do verão Psicológica, quando temos a experiência interna imediata as nossas percepções, emoções, sentimentos e desejos.

É a informação intuitiva que nos faz perceber detalhes importantes, que depois serão considerados como um dado óbvio.

Que se refere à intuição; entendido, compreendido, reconhecido, previsto por intuição. Que se obtém por intuição: conhecimento intuitivo.

[Filosofia] Que estabelece uma compreensão (conhecimento), de modo direto e instantâneo, sem a utilização de deduções ou classificações caracterizadas por conceitos.

De acordo com Paulo Dalgalarrondo em seu livro Psicopatologia e Semiologia dos Transtornos Mentais, o pensamento é constituído por três elementos: conceitos, juízo e raciocínio. Os conceitos são representações mentais sem informações sensoriais sobre um determinado objeto ou ideia.

Trabalha com os quatro pilares do pensamento computacional: decomposição, reconhecimento de padrões, abstração e algoritmos. A utilização desse jogo contribui para o desenvolvimento do raciocínio lógico e para a capacidade de resolução de problemas.

Eles identificaram 3 níveis de complexidade mental, cada um com características claramente identificáveis, os quais denominaram tipos de mente. São eles: a mente socializada, a mente autoral, e a mente autotransformadora. Vamos compreender mais claramente as diferenças.

O método intuitivo, conhecido como lições de coisas, foi concebido com o intuito de resolver o problema da ineficiência do ensino diante de sua inadequação às exigências sociais decorrentes da revolução industrial que se processara entre o final do século XVIII e meados do século XIX.

b) O conhecimento mítico
Trata-se de uma modalidade de conhecimento baseado na intuição e que deriva do entendimento de que existem modelos naturais e sobrenaturais dos quais brota o sentido de tudo o que existe.

Como são as pessoas da personalidadeIntuitiva” (N)?
São as pessoas que têm um perfil mais imaginativo. Em vez de obter a informação através de fatos concretos, preferem observar e tirar as conclusões finais a partir dos seus próprios pensamentos e crenças. São as pessoas mais criativas e complexas.

Trata-se de conseguir chegar a um conhecimento que está implícito em alguma situação, sem que isso seja feito de forma consciente. Isso explica porque ela acontece no campo do inconsciente: a maior parte da nossa atividade cerebral se dá fora do campo da percepção consciente.

Intuição. (do latim intueri, ver.) Esse termo - cujos significados são diversos - designa de uma maneira geral um modo de conhecimento imediato e direto que coloca no mesmo momento o espírito em presença do seu objeto.