Quais as verduras que faz bem para os rins?

Perguntado por: sbernardes . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.5 / 5 20 votos

Aipo. É rico em água e possui propriedades diuréticas. Além disso, contribui para o aumento da produção de urina e na limpeza dos rins.

Água, chá de salsa e suco de limão são algumas opções naturais para fazer limpeza dos rins. Confira a lista completa!

  1. Hidratação é fundamental.
  2. Chá de salsa.
  3. Uvas.
  4. Suco de limão, laranja e melão.
  5. Algas marinhas.
  6. Alimentos ricos em cálcio.
  7. Chá de hortênsia (Hydrangea paniculata)
  8. Chá de Sambong (Blumea balsamifera)

Os pacientes podem comer tomate sem medo. A fruta só é contraindicada quando o nível de potássio está muito alto no sangue do paciente. Comer tomates e vegetais com sementes em quantidades normais não tem nenhum papel em causar cálculos renais.

Pessoas que sofrem de doenças do rim mais severas, como insuficiência renal crônica, devem ainda controlar a ingestão de proteínas, presentes, por exemplo, nas carnes, nos ovos e nos derivados de leite.

Por outro lado, o café faz mal para os rins se consumido por pessoas que apresentam qualquer tipo problema renal. Isso acontece porque a bebida é rica em oxalatos, substância que facilita o depósito de cristais e eleva os riscos de se desenvolver cálculo renal.

Veja como:

  1. Diminua o consumo de sal nos alimentos. O máximo permitido é de cinco a seis gramas por dia.
  2. Beba bastante água, mantenha uma alimentação saudável e pratique exercícios físicos com regularidade.
  3. Não fume e mantenha um peso adequado.
  4. Meça a sua pressão arterial.
  5. Cuidado na hora de utilizar algum medicamento.

Alguns remédios caseiros para dor nos rins, como o chá de quebra pedra ou chá de hibisco, podem ser usados para complementar o tratamento médico, pois agem reduzindo a inflamação causada pela pedra nos rins ou pielonefrite, por exemplo, e aumentam a eliminação da urina.

Além disso, são ricos em antioxidantes que fortalecem nosso sistema imunológico. O cálcio também é agente importante na prevenção de pedras no rim, podendo ser obtido com a ingestão de folhas verdes-escuras (couve, chicória, espinafre, rúcula entre outras).

A doença renal pode ser silenciosa, mas em alguns casos os indivíduos sentem alguns sintomas. Os sinais e sintomas mais conhecidos são: hipertensão arterial, urina com espuma ou sangue (a espuma pode indicar a presença de proteínas), edemas, anemia, palidez, cansaço, dor no peito e sonolência.

Não existem evidências científicas de que o alho possa prejudicar o funcionamento dos rins.

É muito importante ressaltar que, embora a maior parte dos cálculos seja composta de cálcio, NÃO devemos evitar o consumo de alimentos ricos nessa substância. Em outras palavras, o paciente com pedra nos rins pode e de tomar consumir leite e derivados.

Para manter uma boa função renal, é preciso ter uma dieta equilibrada, evitar excessos de sal, sobrecargas de proteínas, sobrepeso e obesidade, manter um bom controle dos níveis de glicemia e a pressão arterial controlada, não fazer uso de medicações que são tóxicas aos rins (como anti-inflamatórios), ingerir água em ...

1) Suco de beterraba
O suco da beterraba é rico em antioxidantes e nutrientes, o que estimula a eliminação de resíduos da corrente sanguínea. A bebida é ideal para regular o pH ácido da urina.

Uma dieta hipoproteica, com restrição sobretudo de carne vermelha de origem animal é recomendada. Pacientes com problemas renais devem também restringir sal, alimentos muito ricos em potássio ( como água de coco, banana ) e obrigatoriamente evitar carambola.

Uma forma de baixar a ureia alta naturalmente é diminuir o consumo de alimentos ricos em proteínas e aumentar a ingestão de água. Níveis elevados de ureia no sangue muitas vezes estão relacionados com uma dieta rica em proteínas e desidratação.

Verduras e legumes
Ou seja, verduras como alface, agrião, almeirão, cenoura, pepino, pimentão e repolho. Os legumes podem ser abóbora, acelga, batata, berinjela, beterraba, brócolis, chuchu, espinafre, mandioca, quiabo, vagem entre outros.

Um exemplo são os produtos ricos em potássio, que pode ser danoso para pacientes renais crônicos. Geralmente eles são encontrados na banana, abacate, mamão, melão e uvas, além de grãos como feijão, ervilha e grão de bico, frutas secas e oleaginosas, chocolates e cafés.

Para evitar complicações, as pessoas com alguma insuficiência renal devem evitar alimentos ricos em potássio, como as frutas cítricas. “Laranja, limão, abacaxi, tangerina e até a rúcula têm alto teor de potássio", diz o nefrologista Michel Assbú.