Quais bancos usam Open Finance?

Perguntado por: usantana4 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 5 votos

BANCO KEB HANA DO BRASIL S.A. Banco Master S.A. Banco XP S.A. Citibank N.A.

Nubank é a instituição que mais cresceu no Open Finance
Entre setembro de 2022 e maio de 2023, o Nu já alcançou mais de 7,8 milhões de autorizações de compartilhamento de usuários.

Vantagens do Open Finance:
garantia de sigilo dos dados dos usuários e proteção de confidencialidade; disponibilidade de soluções personalizadas e menos burocráticas para o cliente; expansão de limite de conta e cartão de crédito; relacionamento mais fácil com instituições bancárias.

Vantagens do Open Finance
Para o cliente, é vantajoso compartilhar suas informações no Open Finance, pois poderá receber condições e propostas mais vantajosas de serviços. Inclusive, será possível acessar opções mais personalizadas para atender à sua demanda, combinando com o perfil visível para as instituições.

Open Finance no Nubank: como receber recomendações personalizadas. Quem autorizou o compartilhamento de dados financeiros de outras instituições com o Nubank poderá receber recomendações personalizadas, de acordo com as informações divididas. A funcionalidade está em fase de testes.

Ao compartilhar os dados, você consegue ter uma visão mais completa das suas finanças e pode tomar decisões melhores sobre como gerenciar sua grana. Além do mais, o compartilhamento pode te ajudar a identificar possíveis golpes, fraudes ou cobranças incorretas nas suas contas bancárias.

O open banking se concentra apenas em dados bancários, enquanto o open finance inclui todas as informações financeiras. Além disso, o open finance tem um objetivo mais amplo do que o open banking, pois visa fornecer uma visão mais completa e detalhada da situação financeira de uma pessoa ou empresa.

Mas afinal, o que é Open Finance? É um jeito seguro de você compartilhar as informações da empresa entre instituições financeiras pra facilitar o controle das finanças. Na prática, você é quem escolhe o que e qual instituição terá acesso às informações, como saldo e movimentações da conta.

Com o Open Finance você pode conceder permissão para que seu banco de origem compartilhe seu histórico bancário com o Santander. Agora sim nós iremos nos conhecer bem melhor. Com seu perfil e histórico conseguimos oferecer produtos e serviços mais adequados, mais facilidade ao pedir empréstimos, financiamentos e taxas.

O C6 Bank é um banco 100% digital fundado em 2018 por ex-integrantes do banco BTG Pactual. Mas, só em 2019 teve o aval do Banco Central para operar no Brasil. No início, o Banco C6 funcionava apenas como versão de testes para poucos selecionados (beta testers) até se popularizar por todo o país.

É uma resposta vaga, já que, a partir de outubro, o Banco Central inicia a fase 3 do open banking, justamente a do Pix, e nesta fase todas as fintechs serão obrigadas a participar, ou seja, o Nubank só vai oferecer um serviço que ele será obrigado a disponibilizar.

Embora a implementação do open finance tenha começado em 2021 (com o nome antigo), as regras do Banco Central determinam que somente grandes bancos de varejo incorporem o novo sistema de modo obrigatório. As demais instituições têm adesão opcional.

O Open Finance é um banco digital? Não! Open Finance é uma iniciativa do Banco Central que permite, com o seu consentimento, compartilhar dados e serviços entre instituições. Não é preciso baixar nenhum novo aplicativo, nem nada do tipo.

Naturalmente, as desvantagens do Open Finance são o aumento da concorrência e a maior dificuldade de retenção e fidelização de clientes, uma vez que o consumidor poderá migrar livremente entre empresas e fazer a portabilidade de dados.

Entretanto, existem desvantagens e riscos de aderir ao Open Finance. Ainda que seja mediado por uma grande referência no cenário financeiro nacional, isto é, o Banco Central do Brasil, expor dados financeiros não deixa de ser arriscado, pois sempre haverá a possibilidade de hackeamento e vazamento de dados sigilosos.

Quando o Open Finance não é regulamentado, muitas vezes o banco nem fica sabendo que um outro aplicativo está acessando as informações dos seus clientes. Há um risco de vazamento destas informações de login e senha, o que pode expor as contas bancárias de milhões de usuários.