Quem tem acesso ao Open Finance?

Perguntado por: itrindade8 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 3 votos

Somente as instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central podem participar do ecossistema do Open Finance.

O Open Finance é seguro, pois ele tem proteção mantida e garantida pelo Banco Central do Brasil. Com ele, você determina quais dados deseja compartilhar, quem deve ter acesso e por quanto tempo. Além disso, as instituições financeiras são obrigadas a renovar as autorizações do compartilhamento periodicamente.

Melhor controle dos dados
O Open Finance é seguro e permite que os usuários tenham mais controle sobre os seus dados financeiros, com a possibilidade de escolher quais dados compartilhar e com quem compartilhar.

O open banking se concentra apenas em dados bancários, enquanto o open finance inclui todas as informações financeiras. Além disso, o open finance tem um objetivo mais amplo do que o open banking, pois visa fornecer uma visão mais completa e detalhada da situação financeira de uma pessoa ou empresa.

Sim, é seguro compartilhar seus dados via Open Finance! Todo processo de transmissão dos dados é criptografado e qualquer compartilhamento somente será aprovado após o usuário passar por mecanismos de autenticação e validações de segurança.

O compartilhamento de dados pode ocorrer em diferentes situações e modelos de negócio, em um simples processamento da folha de pagamento, envio de SMS comercial ou na cobrança de um devedor. Em alguns casos esse uso compartilhado — ou compartilhamento — é previsto e amparado pela LGPD.

Se no modo tradicional você precisa acessar a conta onde está o saldo que quer transferir e enviar para a conta destino, no modelo via Open Finance você solicita a transferência a partir da conta destino, agilizando o processo.

Lembrando que o Open Finance é gratuito e que seus dados serão usados apenas para oferecer as melhores soluções para o seu perfil financeiro.

Para deixar de usar o Open Finance e cancelar a integração via API, é só logar no aplicativo linker, clicar em “extratos”, depois selecionar “excluir conta”, que é uma opção no alto da tela, que só vai aparecer se você tiver alguma conta integrada.

Para autorizar o compartilhamento de seus dados e ter acesso às vantagens do Open Finance, não é necessário pagar taxas adicionais. Quem escolhe as informações a compartilhar com as outras instituições é você, de acordo com a finalidade de uso dos dados.

2) Bancarização com o compartilhamento de dados
Isso porque, com os dados compartilhados, as empresas conseguem acessar mais clientes e os clientes conseguem ofertas mais atrativas, o que promete incentivar mais o mercado de crédito.

Quanto tempo demora o Open Finance? Apesar da transação ser realizada por Pix, os pagamentos feitos via Open Finance podem demorar até 60 minutos pra aprovação.

Nesse sentido, o Open Finance possibilita aos consumidores de produtos e serviços financeiros realizar, por meio de consentimento prévio, o compartilhamento de suas informações entre diferentes instituições autorizadas pelo Banco Central, de forma segura, ágil e conveniente.

O que são Pagamentos via Open Finance?

  1. Gerar um boleto, ir ao banco ou app/Internet Banking para pagá-lo com saldo disponível;
  2. Inserir os dados do cartão de débito caso seja aceito no checkout;
  3. Gerar um Pix, copiar o código, colar no app/Internet Banking;
  4. Ler Código QR do Pix que será gerado em sua tela.

Quais as vantagens do Open Banking? O princípio fundamental do Open Banking consiste na propriedade dos dados do consumidor, os quais não são exclusivos do banco em que ele mantém uma conta. Essa iniciativa oferece uma significativa comodidade para os clientes.

Como funciona o Open Finance na prática? Para entender melhor de que modo funciona o Open Finance, tenha em mente que ele se assemelha muito a um shopping center financeiro. O cliente de um banco visualiza serviços e produtos de diversas instituições em apenas um lugar e define qual a opção mais vantajosa para ele.

Quais as desvantagens do Open Finance
A primeira desvantagem é com relação à segurança dos seus dados, porque a quantidade de empresas com acesso a seus dados aumenta e pode ocorrer uma exposição deles, caso a empresa sofra uma invasão hacker, ou seu celular seja roubado ou furtado.

Um bom começo é entendendo sua principal finalidade: deixar as operações financeiras mais otimizadas e eficientes. Basicamente, por meio do Open Finance é possível compartilhar de forma voluntária informações de pessoas jurídicas ou físicas entre as organizações do Sistema Financeiro Nacional.

Para os clientes, não existe nenhum custo para participar do Open Finance, em consequência, não é cobrado nenhum valor pelo compartilhamento de dados. Para as instituições participantes, existem as regras de custeio.

Quais dados são protegidos pela LGPD? A LGPD garante proteção a todos os dados cujos titulares são pessoas naturais, estejam eles em formato físico ou digital. Assim, a LGPD não alcança os dados titularizados por pessoas jurídicas – os quais não são considerados dados pessoais para os efeitos da Lei.