Quais cidades vão desaparecer?

Perguntado por: orodrigues . Última atualização: 3 de abril de 2023
4.7 / 5 15 votos

Cidades que podem sumir até 2030: 9 lugares vulneráveis que podem ser alagados

  1. Veneza, Itália. A bela e milenar Veneza é um dos pontos mais vulneráveis do planeta. ...
  2. Bangkok, Tailândia. ...
  3. Miami, Estados Unidos. ...
  4. Basra, Iraque. ...
  5. Cidade De Ho Chi Minh, Vietnã ...
  6. Nova Orleans, Estados Unidos. ...
  7. Calcutá, Índia. ...
  8. Amsterdã, Países Baixos.

Ilhas Maldivas
Com cerca de 80% de toda sua extensão a menos de um metro acima do nível do mar, um dos terrenos mais baixos do mundo, todo o território das ilhas Maldivas corre perigo de submergir. Os dados do IPCC alertam para a possibilidade do paraíso se tornar inabitável já em 2050.

BANGCOC, Tailândia
Bangcoc tem uma localização de extremo risco. A cidade está no delta do Rio Chao Phraya, abaixo do nível do mar. Cientistas calcular que a cidade afunda de 1,5 a 5 centímetros por ano.

Recife é a cidade

Aqui, temos a questão do nível da cidade em relação ao mar, já que o Recife é a cidade mais baixa do Brasil, está no nível do mar. Além disso, a cidade tem uma zona urbana muito próxima da planície estuarina.

Santa Catarina, Brasil. O avanço das águas marinhas ao longo da costa brasileira é comprovado. Isso porque um estudo realizado pela revista científica Nature Communications mostrou que até 2050, o litoral da cidade de Joinville, em Santa Catarina, pode desaparecer à medida que o oceano invade as regiões litorâneas.

China

O ponto mais distante de um oceano fica na China.
Mais precisamente, no deserto de Dzoosotoyn Elisen, no extremo noroeste da província autônoma de Xinjiang. Está localizado a 2.648 km do mar. Por ser o local mais distante do oceano, ele é chamado de “polo de inacessibilidade”.

Segundo especialistas, vários aspectos fazem com que Recife seja a cidade mais afetada pelo avanço do mar, como a densidade demográfica, a geografia e, inclusive, a desigualdade social. Isso acontece pelo fato de a cidade estar localizada no nível do mar, já que Recife é a cidade mais baixa do Brasil.

5 cidades ao redor do mundo que estão debaixo d'água

  • Baia, na Itália.
  • Thonis-Heracleion, no Egito.
  • Derwent, na Inglaterra.
  • Villa Epecuén, na Argentina.
  • Port Royal, na Jamaica.

Ushuaia

Ushuaia na Argentina, é conhecida como a cidade do fim do mundo, por ser a cidade mais austral do planeta (mais ao sul). É a mais próxima do continente gelado, distante pouco mais de 1000 km da Antártica.

Veneza, Itália
Acredita-se que, se o aumento do nível do mar continuar no mesmo ritmo, em menos de 10 anos essa cidade pode não existir mais.

Rio de Janeiro
Uma das maiores capitais do Brasil pode ser fortemente afetada pela aumento do nível do mar ao longo dos próximos 80 anos. De acordo com o levantamento feito pela ONG, regiões como a Ilha do Governador, Duque de Caxias e Campos Elísios, no Rio de Janeiro, correm riscos de submersão até 2100.

Existem sim algumas cidades no mundo que estão situadas abaixo do nível do mar.

La Rinconada

Um estudo internacional identificou como é possível viver com pouquíssimo oxigênio na cidade de La Rinconada, no Peru, que fica a 5,1 mil metros de altura e é a mais alta do mundo.

estado do Amazonas

O Pico da Neblina é uma montanha brasileira localizada no Norte do país, mais precisamente no estado do Amazonas, nas proximidades da fronteira com a Venezuela. É considerado como o ponto mais alto do Brasil (ponto culminante), com uma altitude de 2993 metros acima do nível do mar, segundo o IBGE.

A cidade de Tiller possui 1,03 quilômetros quadrados de área e sete casas. Além disso, fica ao lado do rio South Umpqua e da floresta nacional de mesmo nome. Além da cidade, o comprador ainda leva o direito sobre o uso das águas, madeira e uma loja.

No ranking de 2022, a cidade de São Paulo (incluindo a região metropolitana) é a que tem a melhor qualidade de vida no Brasil, com um IDHM de 0,842. Em segundo lugar vem Florianópolis, em Santa Catarina, com um índice de 0,833, seguida de Curitiba, capital do Paraná, com IDHM de 0,810.

Formada por cientistas e pesquisadores de vários países, a organização afirma que, até 2100, a maré irá subir entre 0.6 centímetros a 2.1 metros – 'engolindo' cidades costeiras.