Quais defeitos falar no exame psicotécnico?

Perguntado por: msouza3 . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 17 votos

Confira uma lista de defeitos para falar em entrevista, confira:

  • nervosismo;
  • medo de falar em público;
  • perfeccionismo;
  • ansiedade;
  • timidez;
  • conversar demais;
  • dificuldade em enxergar injustiças;
  • ter padrões muito elevados;

Psicotécnico reprova? Sim, há três resultados possíveis para o exame psicotécnico: Apto, inapto temporário e inapto. A primeira categoria é óbvia, a segunda é a reprovação em que o candidato mostre desempenho abaixo da média mínima, mas que pode ser adequado em oportunidades futuras.

Seja detalhista: na hora de falar sobre o seu defeito, tende explicar-lo em detalhes. Não diga apenas “eu tenho nervosismo.” Fale como isso influencia o seu trabalho, como você acha que isso começou. Isso demonstra a capacidade de autoconhecimento.

Não é necessário acertar tudo no exame psicotécnico. O candidato deve pontuar ao menos 50% das respostas, segundo o gabarito do psicólogo.

Como fazer uma boa avaliação psicológica em concursos públicos?

  1. Motivação. É muito importante transmitir aos avaliadores que você está motivado a ingressar na instituição e a colaborar com o órgão. ...
  2. Postura. ...
  3. Tomada de decisão. ...
  4. Boa comunicação. ...
  5. Empatia. ...
  6. Equilíbrio emocional. ...
  7. Disciplina.

Geralmente, os candidatos reprovam no exame psicotécnico em concursos públicos por conta de nervosismo e preocupação excessiva. Por isso, é importante manter a calma e fazer alguns exercícios de respiração.

45 QUESTÕES SOBRE O TESTE PSICOTÉCNICO DO DETRAN SOBRE FIGURAS - RACIOCÍNIO LÓGICO - YouTube.

O teste psicotécnico do Detran avalia traços de personalidade e cognição do condutor. Ele confere, por exemplo, o raciocínio lógico, a tomada de decisões e a concentração, além dos níveis de impulsividade.

Para se ter uma ideia, os últimos concursos da Polícia Militar de São Paulo reprovaram de 70% a 80 % dos candidatos no exame psicológico.

No teste Palográfico não existem respostas certas ou erradas, serve apenas para avaliar se sua personalidade é de acordo com a vaga de emprego. Não se preocupe, pois o teste não é a principal ferramenta para aprovar alguém no processo seletivo. Caso necessite procure um profissional.

Candidato reprovado em psicotécnico deve ser submetido a novo exame.

Fuja dos clichês que se usam em uma entrevista de emprego, como "sou perfeccionista" ou "sou viciado em trabalho". Se realmente quer apontar estes defeitos, contorne a situação. Diga frases como: “às vezes, gasto mais tempo com detalhes” ou “tenho de trabalhar menos arduamente e trabalhar mais produtivamente.”

No momento da avaliação, também é considerado o motivo da solicitação do teste, que pode ser utilizado para verificar o nível de atenção, a coordenação motora, a concentração, a memória e o raciocínio lógico.

Um teste psicotécnico não é como uma prova com alternativas, pois não existe um jeito certo ou errado de se fazer. O seu intuito é avaliar as condições psíquicas do condutor. Apesar disso, é possível que você não esteja apto a dirigir por conta de uma reprovação nesse teste.

Olá pode sim, se for para o Detran você pode procurar a junta de Psicologia, quem reprovar pode solicitar os serviços dessa junta especializada do Detran, sendo gratuita.

É possível ser reprovado no teste palográfico? Não, o teste palográfico é um teste de personalidade, portanto não tem a intenção de reprovar ou aprovar candidatos. Os resultados desse tipo de teste psicológico apenas auxiliam o psicólogo na análise de personalidade dos candidatos/funcionários.