Quais diferenças entre o urbano e a cidade?

Perguntado por: eassis . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.6 / 5 14 votos

O urbano seria tudo aquilo que se contrapõe ao rural, enquanto a cidade é a materialização objetiva do urbano. Na cidade, por exemplo, podem existir práticas e espaços não urbanos, como pequenas chácaras, áreas de horticultura, reservas naturais amplas, entre outras paisagens eminentemente rurais.

Algumas características básicas de uma zona urbana são: edificações contínuas, habitações, meio-fio, calçadas, rede de iluminação, serviços de saúde, educação, saneamento ambiental, lazer, entre outros.

A diferença entre urbanização e crescimento urbano é que a urbanização se refere ao crescimento populacional das cidades. Já o crescimento urbano tem a ver com o aumento das bases de infraestrutura delas para comportar o novo número de habitantes.

Uma cidade é um local onde vive um grande número de pessoas, formada por muitas casas e prédios, mas também por estradas, escolas, hospitais, teatros, cinemas, jardins, transportes públicos

Uma cidade caracteriza-se por um estilo de vida particular dos seus habitantes, pela urbanização (infraestrutura, organização, serviços de transporte etc), pela concentração de atividades econômicas dos setores secundário, terciário etc. As atividades primárias (agricultura, pecuária) são desenvolvidas na zona rural.

O campo é compreendido pela zona rural, formado por propriedades rurais como: fazendas, chácaras e sítios. A cidade é formada pela zona urbana, onde vive, atualmente, a maioria das pessoas. Nas cidades são instaladas as indústrias, o comércio e as empresas de bens de serviços como: hospitais, escolas, dentistas, etc.

Desta maneira, é urbana toda a população residente em aglomerados populacionais com mais de 1.000 habitantes. A população rural é formada pelos moradores dos aglomerados populacionais com menos de 1.000 habitantes e pela população residente fora de aglomerados populacionais.

População urbana é a população residente dentro dos limites urbanos dos municípios e a população rural é a população residente fora dos limites urbanos dos municípios.

Urbana é o feminino de urbano. O mesmo que: citadina, civilizada.

Urbano tem origem no Latim “urbanus” que significa “pertencente à cidade”. Urbano é tudo aquilo que está relacionado com a vida na cidade e com os indivíduos que nela habitam, por oposição a rural, que é relativo ao campo e ao interior.

Corrêa (1989) afirma que as funções urbanas referem-se a atividades que são tipicamente realizadas na cidade, como o comércio, serviços educacionais ou bancários.

É importante ressaltar que, no Brasil, é considerada urbana – segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) – aquela sociedade residente em cidades ou distritos com mais de dois mil habitantes.

Então, a sociedade urbana é composta por um conjunto de indivíduos e coletivos que desenvolvem entre si interações de caráter interpessoal e inter-social, marcadas pela divisão social do trabalho. Então, sua caracterização refere-se a um modo de vida urbano.

O crescimento urbano é um processo espacial e demográfico e refere-se a importância crescente das cidades como locais de concentrações da população numa economia ou sociedade particular.

Quantidade de casas, formatos, ruídos, odores, presença de rios e árvores são exemplos dos elementos que a compõe. - Lugar O conceito está ligado à localização e também a identidades e experiências do cotidiano.

Para ser considerada cidade, é preciso ter um número mínimo de habitantes e uma infraestrutura que atenda minimamente as condições dessa população, mesmo que essa cidade seja dependente de outras que se localizem próximas a ela.

Cidade é o local em que vivem muitas pessoas e onde são encontrados:

  • casas;
  • Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) prédios;
  • ruas;
  • lojas;
  • bancos;
  • hospitais.

As cidades podem ser divididas em cidades locais, centros regionais, cidades médias, cidades metropolitanas, metrópole e cidades globais. Cidades locais: são cidades que exercem um grau de influência sobre uma área não muito elevada.

As pessoas que moram na cidade formam a comunidade urbana e as pessoas que vivem no campo formam a comunidade rural. Há muitas coisas em comum, na comunidade urbana, alguns serviços como eletricidade, água e esgoto tratados, transportes coletivos, comunicação, rede de bancos e um comércio bem variado.

O município é a área territorial demarca pelo estado, se tornando uma das subdivisões que compõem um estado. Dentro de um município, possuímos duas áreas distintas, a área rural (campo) e a área urbana (cidade), as quais possuem critérios de classificação e são diferentes de acordo com o município.

Essas áreas possuem infraestruturas que, muitas vezes, não são encontradas no campo: ruas asfaltadas, indústrias, hospitais, escolas, comércios, sistemas de esgoto, iluminação pública, dentre outros.