Quais eram os costumes dos antigos gregos?

Perguntado por: mteixeira . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.5 / 5 10 votos

A Grécia Antiga era politeísta, ou seja, a sociedade grega idealizava seus próprios deuses que possuíam atributos físicos e comportamentais humanos ou animais. Cada pólis (cidade) tinha o seu deus protetor e o Monte Olimpo era considerado pelo gregos como a casa de todos os seus deuses.

De um modo geral, o homem grego passava o dia fora de casa. Ocupava o tempo a trabalhar ou a conversar com os amigos sobre política e outros assuntos. A mulher ficava em casa, cuidando da roupa e da alimentação e organizando o trabalho dos escravos; era ela quem administrava as tarefas da casa.

A cultura grega está intimamente ligada à religião, pois a literatura, a música e o teatro contavam os feitos dos heróis e de sua relação com os deuses que viviam no Olimpo.

A poesia, a história, as artes plásticas e a arquitetura foram também muito importantes na cultura grega. A religião politeísta grega tinha uma forte marca humanista. Os deuses possuíam, ao mesmo tempo, características humanas e divinas. Os heróis gregos (semideuses) eram os filhos de deuses com mortais.

Ao definir-se a família da Grécia antiga como patriarcal, já se adiantou que filhos homens, salvo algumas circunstâncias ou até a emancipação, e as filhas mulheres, até o casamento, ficavam sob o poder do pai.

Através dos gregos surgiram importantes ciências, como a matemática, a filosofia e a história. Partenon: templo construído em homenagem à deusa Atena. A Grécia, localizada na Europa Oriental (ao sul da Península Balcânica), foi colonizada e habitada pelos jônios, dórios, eólios e aqueus.

Os gregos foram um dos povos mais importantes da Antiguidade e sua civilização influenciou todo o Ocidente. Desenvolveram formas de filosofia, política, arte e esportes, que são utilizados até hoje. Seu território ocupava o continente europeu e quase 1000 ilhas espalhadas pelo Mar Mediterrâneo.

As tradições da Grécia e das ilhas gregas têm caráter religioso ou provêm do paganismo. Além disso, a maioria das tradições e festivais ainda seguidos e celebrados hoje são religiosos.

Sua beleza era uma arma de destruição em massa. No pensamento grego, tudo tinha um significado intrínseco; nada era inútil. Beleza tinha uma função: era um ativo, uma realidade independente. Não era uma característica nebulosa que só passou a existir quando foi discernida.

Sobre a cultura grega é correto afirmar que: a) não se expandiu por vastos territórios do mundo antigo, ante a proibição de Alexandre. b) não foi influenciada pelas crenças religiosas. c) resulta do intercâmbio de experiências dos muitos povos que ocuparam a Hélade.

grego antigo

O grego antigo era uma língua indo-europeia falada na Grécia durante a Antiguidade, possuindo diversos dialetos, sendo os mais conhecidos o ático e o jônico; tendo, posteriormente, evoluído para o grego moderno.

Tanto atenienses quanto tebanos ou espartanos tinham uma forma de educação aristocrática, isto é, as pessoas eram educadas a partir do modelo dos heróis das narrativas homéricas, para deles imitar as virtudes que tornariam o homem o melhor possível. Entre essas virtudes, estavam a coragem, a prudência e a astúcia.

O Legado Cultural da Grécia Antiga até hoje determina a vida no Ocidente. A Democracia, o Teatro, a Arquitetura, a Filosofia e os primórdios da educação vieram de lá.

Geralmente, os casamentos gregos são celebrados em um domingo e para desejar bons votos, a família dos noivos atira dinheiro na cama do casal. Partir um prato na soleira da casa dos noivos também faz parte da prática grega para afastar os maus espíritos.

Páscoa na Grécia – Uma semana de tradições e fé! É um post sobre os costumes popular que acontece durante a Semana Santa. Para os cristãos ortodoxos, a Páscoa é a festa mais importante do ano e repleta de tradições.

A historiografia grega é majoritariamente contemporânea, ou seja, sobre a mesma época na que viviam os historiadores. Isto explica-se porque havia maior informação sobre temas próximos no tempo, sobretudo havia mais testemunhas orais, preferindo essas fontes sobre as escritas.

É notório que as pessoas que vivem ali estão apertadas de dinheiro. Em consequência, o custo de vida é menos dispendioso (mas não muito) do que em Portugal e na Espanha. A maneira mais barata de comer fora é nos fast-food souvlakis (que no Brasil são chamados de “churrasco grego”) de frango e de porco.

A natureza para os gregos era a análise das leis que universalmente poderiam ser extraídas da observação do mundo natural e sua aplicação no mundo político, a pólis. A natureza, portanto, era um conceito socialmente definido.