O que os gregos usa para substituir o sabão?

Perguntado por: hhipolito . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.9 / 5 5 votos

Espátulas e pedras substituíam o sabão nos banhos das populações da Grécia Antiga, sendo usual que, dependendo da classe social, o indivíduo usasse alguns óleos para facilitar a retirada de quaisquer sujeiras da pele ou a higienizasse tão somente por meio da fricção.

Os panos eram dobrados em volta do corpo e presos nas costuras laterais e ombros, também sendo utilizados cintos. Por mais que pareça que os gregos andavam por aí usando sacos de batata simples, as roupas eram tingidas com cores vibrantes e decoradas com padrões enfeitados.

Cultura grega
Os gregos gostavam de teatro, poesia, música e dança. As peças teatrais tinham uma função religiosa, pois eram encenadas durante as festas ao deus Dionísio. Da mesma forma, cumpriam um papel moral, porque sempre passavam uma lição para os espectadores.

O café da manhã da Grécia tem muitas frutas — figo, melão, morangos, pêssego, damasco... Tem sempre o queijo feta, mel, o delicioso iogurte grego, muitas geleias e um toque que parece exótico aos brasileiros: pepinos, tomates e azeitonas, que acabam combinando às mil maravilhas com a parte doce da coisa.

A dieta grega se baseia nos doze alimentos básicos da culinária tradicional mediterrânea: azeite; iogurte; hortaliças e leguminosas; frutos do mar e peixes; grãos integrais; vinho; ervas e especiarias; frutas; café e chá; nozes e sementes; frango e, por último, ovos.

Na Grécia antiga, no mesmo período, o médico Diócles de Caristo recomendava o uso de hortelã pulverizada. Os romanos, por sua vez, “arriscavam-se” com um pó produzido das cinzas dos ossos e dentes de animais, ervas e areia.

Os romanos eram conhecidos na antiguidade por manter hábitos de limpeza como recolher as fezes das ruas, tomar água limpa, banhar-se regularmente e ter banheiros públicos. No entanto, segundo Piers Mitchell, autor do estudo, o esquema sanitário dos romanos parece não ter resultado em uma população mais saudável.

ESTUDO BÍBLICO 8 O lavar dos pés
Há muitas referências ao lavar de pés na Bíblia (Gênesis 18:4; 19:2; 24:32; 43:24; 1 Samuel 25:41 e 1 Timóteo 5:9-10). O lavar dos pés não era feito somente por razões de higiene, mas também para que os visitantes se sentissem confortáveis e bem-vindos.

Cores predominantes: azul, dourados, vermelho.

Em geral os gregos são alegres e gostam muito dos brasileiros.

A agricultura foi a base da economia na Grécia Antiga. Uvas, azeitonas e cereais foram os produtos agrícolas mais cultivados pelos gregos. As uvas foram muito usadas na produção de vinho, enquanto as azeitonas na de azeite. Ervas e vegetais também eram cultivados.

O culto ao corpo era uma das principais características dos Jogos Olímpicos da Grécia antiga, onde o aspecto físico do homem era glorificado e exaltado.

Gyros. Fora da Grécia, o gyros (ou giroscópio) é, sem dúvida, o prato mais famoso da culinária grega. É um prato feito com carne grelhada raspada de um espeto vertical, muito parecido com o shawarma ou o doner kebab turco.

Os gregos, de manhã, comiam pão embebido em vinho diluído com água; ao almoço, comiam pão com queijo de cabra ou azeitona e figos; o jantar consistia numa sopa de cevada e pão de cevada. Às vezes, comiam também legumes preparados em azeite e algumas aves caçadas no campo.

Na Grécia antiga, as atividades físicas eram muito valorizadas, assim como o desenvolvimento intelectual, pois os gregos acreditavam e pregavam que o equilíbrio entre o intelecto e o físico era fundamental para o ser humano.