Quais eram os três principais grupos bárbaros?

Perguntado por: mvieira . Última atualização: 2 de junho de 2023
4.9 / 5 19 votos

Principais povos bárbaros

  • Celtas. O povo celta era formado por várias tribos que possuíam costumes e tradições em comum. ...
  • Francos. Grupo de povos germânicos que deu origem à França e a semelhança entre os nomes não é coincidência. ...
  • Godos. ...
  • Hunos. ...
  • Lombardos. ...
  • Saxões. ...
  • Vândalos.

O termo foi apropriado pelos romanos, que enxergavam como bárbaros todos aqueles que não praticavam a cultura greco-romana. Na história romana, os povos germânicos ficaram muito conhecidos como bárbaros. Esses povos foram fundamentais na crise que colocou fim no Império Romano do Ocidente, no século V.

Os principais povos germânicos que invadiram o Império Romano foram os hunos, os vândalos, os visigodos, os ostrogodos, os francos, os lombardos e os anglo-saxões. Em alguns momentos, eles conseguiram alcançar a cidade de Roma, saqueando a cidade e buscando destruí-la.

Os godos eram uma tribo germânica oriental que se originou na Escandinávia. Eles migraram para o sul e conquistaram parte do Império Romano e eram um povo temido, cujos prisioneiros eram sacrificados ao seu deus da guerra, Tyr. Uma força de godos realizou o primeiro ataque ao Império Romano em 263, na Macedônia.

Os Hunos eram um povo nómada de exímios cavaleiros, oriundo da Ásia, que conquistaram e aniquilaram boa parte o Império Romano do Ocidente. Sob o comando de Átila, em 459, pilharam o Império Romano, e seguidamente misturaram-se com outros povos.

Entre os germânicos podemos encontrar uma grande variedade de povos, entre os quais podemos destacar os suevos, visigodos, vândalos, ostrogodos, saxões, anglos, burúngios e alamanos.

Em 406, a fronteira estabelecida no Reno foi conquistada e ao longo do século V os Visigodos, os Vândalos, os Ostrogodos, os Burgúndios e os Francos constituíram os Reinos Germânicos, que estabeleceram as suas posições através da conquista de territórios que fizeram parte do decadente Império Romano.

Divididos entre guerreiros, homens livres inferiores e escravos, a sociedade germânica era desprovida de mecanismos capazes de permitir a ascensão social dos indivíduos. Na sociedade medieval essa mesma imobilidade era justificada pela influência cultural e ideológica exercida pela Igreja no interior dos feudos.

REINOSREINOS BÁRBAROSBÁRBAROS --Os Anglo-Saxões, que se estabeleceram naOs Anglo-Saxões, que se estabeleceram na Grã-Bretanha;Grã-Bretanha; -Os Visigodos estabeleceram-se na Espanha;-Os Visigodos estabeleceram-se na Espanha; -Os Vândalos fixaram-se na África do Norte;-Os Vândalos fixaram-se na África do Norte; -Os ...

Os Saxões foram um povo de origem germânica que conquistaram a região da Inglaterra. Os Saxões se organizaram, inicialmente, ao sul do rio Elba, região que hoje conhecemos como noroeste da Alemanha e leste da Holanda.

Os povos francos eram constituídos por um grupo de tribos germânicas que habitavam o baixo e o médio Rio Reno por volta do século III d.C. Os francos foram a organização política mais poderosa da Europa Ocidental após a queda de Roma.

Entenda quem foram os bárbaros
Eram chamados de bárbaros grupos de pessoas que tinham, além do idioma, outras diferenças em relação aos gregos. Eram povos com cultura, crenças religiosas e até formas de se vestir diferentes, também não tinham o mesmo tipo de governo, de educação e até de engenharia.

A principal atividade econômica dos bárbaros era o cultivo de trigo, feijão, cevada, ervilha e a criação de gado para obtenção de couro, carne e leite, entretanto, os bárbaros utilizavam a guerra e a pilhagem como forma de adquirir bens.

Esses povos, que procuravam invadir o território romano, ou para usar suas terras ou para se protegerem de outras invasões em seus próprios territórios, eram chamados de bárbaros pelos romanos.

A monarquia visigoda foi destruída em 711 pela invasão muçulmana procedente do norte de África, que substituiria o Reino Visigótico por Alandalus.

Os Visigodos são um povo originário de uma divisão entre os Godos. Os Godos são um povo germânico de origem Escandinava que surgiu em torno do ano 200. Em pouco tempo migraram para o sul e atacaram o Império Romano e a Grécia.

Os ostrogodos acabaram por se estabelecer na Península Itálica e na Panónia, e os visigodos na Gália e na Hispânia. No século VI os ostrogodos são derrotados pelo Império Bizantino e no século VIII os visigodos pelos Árabes.

Os Hérulos foram um povo germânico que invadiu Roma no século III. O primeiro registro dos Hérulos aconteceu em fontes romanas que datam do século III. As informações mostram que, entre 268 e 269, os Hérulos participaram juntamente com os pecinos, os carpianos, os gépidas e os godos de uma coalizão bárbara.

Átila, o Huno

O nome Átila tem uma origem germânica, sendo associado ao poderoso líder dos hunos. Átila, o Huno foi um rei guerreiro que viveu no século V e foi conhecido por suas conquistas e liderança impetuosa. O nome Átila é derivado do termo "Attil", que significa "pai" ou "pai nobre".

Átila (406-453) foi um dos maiores guerreiros da história, o mais perverso dos reis hunos. Comandou o ataque aos dois impérios romanos (do Oriente e do Ocidente), saqueou várias cidades, dominando toda a região Norte da Península Itálica.