Quais foram as críticas feitas por Lutero ao Papa?

Perguntado por: lsantana . Última atualização: 19 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 3 votos

Resposta:1) Principais críticas de Lutero à Igreja: venda de Indulgências (venda do perdão dos pecados), corrupção moral da Igreja (clérigos tinham filhos e mulheres etc.), simonia (venda de cargos eclesiásticos, venda de relíquias sagradas etc.).

Em suas críticas ele citou a venda de indulgencias ao fiéis, a venda de peças raras, como por exemplo: um pedaço da cruz de Jesus Cristo, eles vendiam e diziam que os fieis conseguiriam um "pedacinho" do céu.

Martinho Lutero (1483 – 1546) foi o grande idealizador da Reforma Protestante contra as práticas de simonia e a venda de indulgências.

Esses movimentos religiosos questionavam a falta de moralidade, o abuso do poder, a avareza, a corrupção e todo tipo de desvio comuns na Igreja Católica na Europa.

A contrarreforma é entendida como a reação da Igreja Católica ao avanço do protestantismo pela Europa. Ela se deu por meio de uma série de ações realizadas pela Santa Sé, que incluíram a catequização de pessoas por meio dos jesuítas, a reativação do tribunal da Inquisição, a proibição de certos livros etc.

Diz a lenda que, em 31 de outubro de 1517, o monge agostiniano Martinho Lutero (1483-1546), escandalizado com o vergonhoso espetáculo que a Igreja Católica oferecia e indignado com a venda de indulgências, pregou nas portas da igreja de Wittenberg as 95 teses que desafiavam o poder de Roma.

Lutero critica a doutrina do tesouro do mérito, ou tesouro da Igreja, que serve de base para a doutrina das indulgências, durante as teses 56–66. Ele afirma que os cristãos não entendem a doutrina verdadeira e estão sendo enganados, pois, para ele, o verdadeiro tesouro da Igreja é o Evangelho de Jesus Cristo.

De qualquer modo, as principais críticas feitas contra a Igreja católica era a de que os padres eram corruptos, a Igreja havia se afastado da sua missão espiritual, se focando demais em assuntos terrenos e que era uma instituição dogmática que coibia o avanço científico.

resumindo: Lutero criticava a igreja por que ele sabia da verdade e não aceitou o sistema de mentiras dos padres e da igreja Catolica APOSTOLICA ROMANA.

No ano de 1517, insatisfeito com a situação da Igreja de sua época, publicou na porta da catedral de Wittenberg as suas 95 teses. Entre outros pontos estabelecidos por esse documento, Lutero criticava a venda de indulgências e a negociação de cargos eclesiásticos feitas pela Santa Igreja.

O principal agente da Reforma foi o monge alemão Martinho Lutero (1483-1546), que, em 1517, publicou 95 teses que fundamentalmente criticavam a venda de indulgências (quando a Igreja “concedia” o perdão divino a qualquer pessoa que pagasse).

- Diminuição da influência e do poder da Igreja Católica na Europa; - Surgimento de novas igrejas cristãs como, por exemplo, Igreja Anglicana, Igreja Luterana e Igreja Calvinista.

A crença luterana acredita que a Bíblia é a palavra de Deus e que a mesma deve ser lida e interpretada por todos. Os luteranos dedicam o domingo para irem à igreja. Dos sete sacramentos pregados pelos católicos, praticam a Comunhão, bem como o Batismo.

Reforma liderada por Martinho Lutero deu origem a outras igrejas pelo mundo. Em 1517, o monge propôs uma série de mudanças na Igreja Católica. Entre outras coisas, ele acreditava que a Bíblia e as missas não deveriam ser em latim.

Lutero queimou publicamente a bula papal e, no ano seguinte, foi excomungado pela Igreja. Em 1521, Lutero foi obrigado a se refugiar no castelo do príncipe Frederico. Ocupou-se em traduzir a Bíblia para o alemão.