Quais foram as principais características do governo de João Goulart?

Perguntado por: econceicao . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4 / 5 5 votos

Entre as principais características do governo estavam a emenda constitucional de 1960, o plebiscito realizado em 1963, que teve a vitória do presidencialismo e o plano trienal na área econômica.

As Reformas de Base foram uma proposta de João Goulart para diminuir a desigualdade social no Brasil e fortalecer uma economia nacionalista. O Governo de João Goulart (1961-1964) à frente da Presidência da República ocorreu em um contexto de intensificação dos conflitos sociais no Brasil.

Assim, João Goulart assumiu o poder com plenos poderes e iniciou seu projeto político com a realização de duas medidas importantes: o Plano Trienal e as Reformas de Base.

João Goulart enfrentou problemas na economia do Brasil após assumir o cargo de presidente. Para resolver as questões da dívida externa e inflação, Jango propôs um aumento dos tributos o que desagradou parte da população.

Foi deposto pelo Golpe Militar de 1964, liderado pelo alto escalão do Exército. As Reformas de Base propostas por Jango, mas não implementadas, moldaram o Estado brasileiro depois da redemocratização, inspirando a Constituição brasileira de 1988.

O governo de João Goulart iniciou-se em 7 de setembro de 1961 e estendeu-se até o dia 2 de abril de 1964, quando foi destituído em consequência do Golpe Civil-Militar. Esse período foi extremamente conturbado por causa de todo o cenário de convulsão social e radicalização política que vivia o Brasil.

Em seu lugar assumiu o presidente da Câmara dos Deputados, Ranieri Mazzilli, até a eleição pelo Congresso do general Humberto de Alencar Castelo Branco, um dos principais líderes do golpe. Apoiados por: Estados Unidos.

Este artigo foi útil? Ouça este artigo: O Plano Trienal foi elaborado durante o governo de João Goulart como tentativa de combater os altos índices da inflação brasileira. João Goulart assumiu a presidência do Brasil em 1961 em meio a um quadro de grande instabilidade política e econômica.

Reformas de base foi o nome dado pelo 24° presidente do Brasil, João Goulart, às reformas estruturais propostas por sua equipe. Estas incluíam os setores educacional, fiscal, político, urbano e agrário.

Em 31 de março daquele ano, os militares iniciam a tomada do poder e a deposição de Jango. No dia 2 de abril, o presidente João Goulart partiu de Brasília para Porto Alegre e Ranieri Mazilli (PSD) assumiu a presidência interinamente.

As Reformas de Base, que não chegaram a completar-se de fato, constituíam o principal projeto de João Goulart para atender as demandas de caráter popular em seu governo. Entre essas reformas, estava prevista a Reforma Agrária.

Em 13 de março de 1962 foi homologado o título de Patrono do Exército Brasileiro ao Marechal Luiz Alves de Lima e Silva. – incorporando o ideal de soldado e sendo a figura mais importante de sua tradição. Historiadores consideram que ele foi o maior oficial militar da história do Brasil.

História. O Golpe de 1964 proibiu o voto direto para presidente da República e representantes de outros cargos majoritários, como governador, prefeito e senador. Assim, o voto direto era possível apenas deputados federais, estaduais e vereadores.

1 de abril de 1964