Quais micronutrientes atuam no metabolismo energético?

Perguntado por: tbarros . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.5 / 5 13 votos

Não é apenas vitaminas que desempenham papéis na produção de energia, minerais como Cobre, Ferro, Magnésio, Fósforo e Zinco também apresentam funções essenciais no metabolismo energético.

Quanto aos micronutrientes, os principais para elas são: boro, cloro, molibdênio, cobre, ferro, zinco e manganês. Tanto os macronutrientes como os micronutrientes são necessários para o bom desenvolvimento das plantas e para a formação de flores e frutos saudáveis.

Água, carboidratos, gorduras e proteínas são classificados como macronutrientes. Os carboidratos evitam que as proteínas dos tecidos sejam utilizadas para o fornecimento de energia. Os da categoria simples estão presentes no açúcar e no mel; já entre os complexos estão pão, arroz, milho e massa.

Nutrientes energéticos
Sua principal função é fornecer energia às células. Os grupos alimentares com este tipo de nutrientes, são: carboidratos e lipídios.

É importante destacar também os compostos NAD + (Nicotinamida Adenina Dinucleótido) e FAD (Dinucleotídeo de Adenina Flavina), fundamentais para as funções do metabolismo energético por transportarem o hidrogênio liberado nas reações químicas. ATP é o elemento mais importante das células por captar e liberar energia.

O metabolismo pode ser dividido em: Anabolismo: Reações químicas que permitem a formação de moléculas mais complexas. São reações de síntese. Catabolismo: Reações químicas para a degradação de moléculas.
...
Saiba mais, leia também:

  • Metabolismo.
  • Anabolismo e Catabolismo.
  • Metabolismo Celular.
  • Reações químicas.
  • Bioquímica.
  • ATP.

Micronutrientes, por sua vez, são aqueles necessários em pequenas doses para que haja um bom funcionamento do organismo, sendo encontrados em baixa quantidade nos alimentos. Vitaminas e minerais são exemplos deles.

Os macronutrientes são "grandes" categorias de nutrientes e devem constituir a maior parte da dieta. São compostos por proteínas, carboidratos e gorduras. Os micronutrientes, por outro lado, são aqueles que o nosso corpo precisa em pequenas quantidades, como as vitaminas e os minerais (zinco, ferro, cálcio).

Os macronutrientes podem ser definidos como os elementos que fornecem grande parte da força e do vigor físico necessário para o nosso corpo se manter ativo. Por reporem as energias gastas durante o dia a dia, são considerados indispensáveis para uma vivência saudável.

Carboidratos, principais fontes de energia do corpo humano.

Nutrientes que ajudam a dar mais disposição

  • Ferro.
  • Magnésio.
  • Vitaminas do complexo B.
  • Vitamina C.

O corpo armazena carboidratos em três lugares: no fígado, nos músculos (glicogênio) e no sangue (glicose). Essas reservas evitam que nossos músculos sejam consumidos para a produção de energia em ocasiões de dieta de emagrecimento ou de estado de fome.

Encontram-se neste grupo as frutas, legumes e verduras; Construtores – alimentos ricos em proteínas, que auxiliam na construção, crescimento e restabelecimento dos tecidos, ossos, pele e outras partes do corpo. Como exemplos, todos os tipos de carne, leite e derivados.

Afinal, a glicose é a principal fonte de energia usada pelos seres vivos, por ser altamente energética e liberar apenas água e gás carbônico em sua quebra.

Metabolismo e as vias metabólicas
São exemplos de coenzimas, a nicotina adenina di-nucleotídeo (NAD) e a flavino-adenino dinucleotídeo (FAD), moléculas especializadas no transporte de hidrogênio.

A principal reserva de substratos energéticos do corpo é o triacilglicerol adiposo (tri- glicerídeo), um lipídeo mais comumente conhecido como gordura. Um homem de 70 kg tem aproximadamente 15 kg armazenados como triacilglicerol, o que corresponde a cerca de 85% de suas calorias totais armazenadas (ver Figura 1.7).