Quais órgãos aderiram ao SNE?

Perguntado por: mmoura . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.6 / 5 6 votos

O SNE está disponível para receber as notificações dos órgãos autuadores federais, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), e dos Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans) dos Estados e do Distrito Federal.

Os órgãos autuadores de trânsito de quatro estados brasileiros ainda não aderiram ao Sistema de Notificação Eletrônica (SNE): São Paulo, Rio de Janeiro, Piauí e Amapá.

A adesão ao SNE pode ser feita pelo Portal Detran (http://www.detran.sp.gov.br/) ou baixe o aplicativo Carteira Digital de Trânsito CDT, vá na opção Infrações, escolha Por Infrator, em seguida clique em Aderir ao SNE, ative a opção Li e concordo, e Clique em Aderir.

ADESÃO É OBRIGATÓRIA
Atualmente, 19 Detrans estão cadastrados no SNE: Acre, Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, Sergipe e, agora, Pernambuco.

Portal do Trânsito – Quem pode aderir ao SNE? Rochane Ponzi – Qualquer cidadão proprietário de veículo automotor, pessoa física ou jurídica, e que tenha cadastro no gov.br, independente de baixar ou não o aplicativo CDT – Carteira Digital de Trânsito, tem o direito de aderir ao SNE.

Para obtenção do desconto de até 40% em multas por infração de trânsito, o proprietário do veículo deve se cadastrar no Sistema de Notificação Eletrônica - SNE.

Para se cadastrar no SNE, enquanto Pessoa Física, é necessário criar uma conta no Gov.Br ou certificado digital. Caso o motorista ainda não possua esse cadastro no sistema federal, ele pode ser feito a partir do acesso no SNE Web, aplicativo SNE e portal Gov.br.

A adesão ao SNE pode ser feita pelo Portal Detran (http://www.detran.sp.gov.br/) ou baixe o aplicativo Carteira Digital de Trânsito CDT, vá na opção Infrações, escolha Por Infrator, em seguida clique em Aderir ao SNE, ative a opção Li e concordo, e Clique em Aderir.

Motoristas que optarem por fazer adesão ao Sistema de Notificação Eletrônica (SNE) podem pagar multas de trânsito com 40% de desconto. A função agora está integrada ao app Carteira Digital, disponível para celulares Android e iPhone (iOS).

Verifique se os órgãos fiscalizadores de sua cidade e estado estão nesta lista no Departamento Nacional de Trânsito. Caso não estejam, você não poderá descontos pela via digital. É preciso que a notificação já tenha ocorrido por via eletrônica para ganhar o desconto. Portanto, instale o aplicativo o quanto antes.

Para ver se você consegue o desconto, basta fazer o cadastro no site ou no aplicativo SNE para Android ou iOS. Você vai precisar de informações como o número da CNH e Renavam do carro, que vão ser verificadas pelo Denatran para autorizar o seu cadastro. Com o login feito, é só acompanhar os seus veículos e multas.

Com a novidade, o cidadão do Estado do Rio de Janeiro pode receber infrações dos seus veículos por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) e obter descontos de até 40% no pagamento de multas aplicadas pelo Detran. RJ. A medida vale desde a sexta-feira, dia 7/1.

O que é o SNE? O Sistema de Notificação Eletrônica é uma solução do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), que possibilita ao condutor ter descontos de até 40% nas suas infrações de trânsito.

§ 1º Caso o infrator opte pelo sistema de notificação eletrônica, conforme regulamentação do Contran, e opte por não apresentar defesa prévia nem recurso, reconhecendo o cometimento da infração, poderá efetuar o pagamento da multa por 60% (sessenta por cento) do seu valor, em qualquer fase do processo, até o vencimento ...

30 dias

Quanto tempo leva para uma multa ficar acessível no sistema? Perante a lei, independentemente da infração ser estadual, municipal ou federal, o prazo máximo para registro por parte dos órgãos de trânsito no sistema do Detran é de 30 dias corridos.