Tem limite de idade para doação de órgãos?

Perguntado por: emendes . Última atualização: 11 de janeiro de 2023
4.9 / 5 6 votos

Existe limite de idade para ser doador ou receptor? O que determina o uso de partes do corpo para transplante é o seu estado de saúde. Em geral, aceita-se os seguintes limites, em anos: rim (75), fígado (70), coração e pulmão (55), pâncreas (50), válvulas cardíacas (65), córneas (sem limite), pele e ossos (65).

Sabemos que quanto mais jovem o doador, maior a chance de sucesso do transplante, com menos complicações também. Por este motivo a idade limite foi alterada para 35 anos.

Basta apenas ser maior de 18 anos, ter condições adequadas de saúde e ser avaliado por um médico para realização de exames. Para ser um doador em vida, você pode acessar o site da Aliança Brasileira pela doação de Órgãos e Tecidos (Adote), fazer seu cadastro e download do cartão de doador.

Pode ser doador qualquer pessoa que venha a morrer por morte encefálica e em que sua família autorize a doação dos órgãos ou tecidos. Apenas algumas poucas doenças, como alguns tipos de câncer e o HIV impedem a doação. Para doar tecidos, além da morte encefálica o doador pode ter tido morte com coração parado.

Se existe um doador em potencial, vítima de acidente com traumatismo craniano ou derrame cerebral (AVC), com confirmação da morte encefálica e autorização da família para a doação, a função dos órgãos deve ser mantida artificialmente.

Por lei, pessoas de uma mesma família podem fazer esse tipo de doação. Nesse caso, parentes até quarto grau podem doar o seu rim ou os cônjuges. Porém, esse ato também pode ser realizado por amigos ou conhecidos.

» Estar em boas condições de saúde. » Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos, clique para ver documentos necessários e formulário de autorização). » Pesar no mínimo 50kg. » Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas).

Não há nenhuma restrição quanto a meningite, anemia ou hepatite 'A' que a pessoa tenha tido anteriormente; Não há peso mínimo; Pessoas que tem tatuagem pode doar.

Há uma crença que doar medula óssea pode deixar a pessoa paraplégica. Isso realmente pode acontecer? Por quê? Resposta: Não.

Um doador vivo pode doar um dos rins, parte do fígado, parte da medula ou parte dos pulmões. Para doar órgão em vida, o médico deverá avaliar a história clínica do candidato e as doenças prévias.

Quem tem tatuagem pode ser doador de órgãos? Sim. No entanto, o indivíduo não pode ter se tatuado nos últimos 12 meses, segundo determinação da Portaria do Ministério da Saúde, para fazer a doação de órgãos.

Não há grandes segredos para quem deseja ser um doador de órgãos. Para casos após a morte basta apenas ser maior de idade e ser constatada morte encefálica.

Assim, com o sangue oxigenado mecanicamente, o coração pode bater por até alguns dias após a morte cerebral, e para imediatamente caso o respirador seja desligado.

Órgãos e tecidos que podem ser doados em vida
Medula óssea (se compatível, feita por meio de aspiração óssea ou coleta de sangue); Fígado (apenas parte dele, em torno de 70%); Pulmão (apenas parte dele, em situações excepcionais).

Antes da retirada dos órgãos do possível doador, há um procedimento considerado complexo e necessário, segundo o coordenador do Sistema Estadual de Transplantes, Eraldo Moura. Ele diz que todo o procedimento pode durar de 6 a 12 horas.