Quais os 3 níveis de atenção à saúde?

Perguntado por: efernandes . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.1 / 5 14 votos

Os níveis de atenção e assistência à saúde no Brasil são estabelecidos pela Portaria 4.279 de 30 de dezembro de 2010, que estabelece as diretrizes para a organização da Rede de Atenção à Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), sendo eles: atenção primária, atenção secundária e terciária.

A OMS define 3 diferentes níveis de atenção à saúde: o primário, o secundário e o terciário. Essas categorias seguem uma ordem crescente para garantir que cada paciente seja atendido no nível que corresponde, estabelecendo-se assim uma prioridade no acolhimento.

No nível terciário de atenção à saúde estão os hospitais de grande porte (alta complexidade), subsidiados pela esfera privada ou pelo estado. Nessas instituições podem ser realizadas manobras mais invasivas, caso haja necessidade, intervindo em situações nas quais a vida do usuário do serviço está em risco.

O principal objetivo na atenção terciária é prestar assistência ao paciente para evitar a piora do quadro clínico. Nesse sentido, as ferramentas inteligentes ganham destaque porque, com o auxílio da tecnologia, é possível monitorar os pacientes com mais agilidade e precisão.

A rede secundária contempla três Centros de Atenção Psicossocial (CAPS): o CAPS II, o CAPSad e o CAPSi. Na atenção terciária, há a retaguarda de um serviço de emergência com leitos psiquiátricos, além dos de internação de saúde mental no hospital geral.

A Atenção Primária à Saúde (APS) é o primeiro nível de atenção em saúde e se caracteriza por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde com o ...

Qual a diferença entre Atenção Básica e Atenção Primária? De acordo com a Política Nacional de Atenção Básica não existe diferença entre os termos, eles são considerados equivalentes.

A Atenção Primária à Saúde (APS) é o conjunto de ações de saúde individuais, familiares e coletivas que envolvem promoção, prevenção, proteção, diagnóstico, tratamento, reabilitação, redução de danos, cuidados paliativos e vigilância em saúde, desenvolvida por meio de práticas de cuidado integrado e gestão qualificada, ...

O conceito de níveis de complexidade aponta tanto para o desenvolvimento individual quanto para o organizacional. À medida que um indivíduo se desenvolve, tende a aumentar sua contribuição à organização, aplicando novos conhecimentos, implantando processos, ampliando e sofisticando tecnologias.

O nível de atenção terciário compreende os hospitais de grande porte, sendo privados ou públicos. Eles são aptos para receberem casos de alta complexidade e que necessitam de atendimento especializado, invasivo, rápido e de urgência. A atenção terciária entra em cena quando a vida do paciente está em risco.

Os quatro atributos da atenção primária

  1. Atenção ao primeiro contato. O que se espera da atenção primária em saúde é que ela seja o serviço de saúde mais acessível à população, em todos os sentidos. ...
  2. Continuidade do atendimento. ...
  3. Integralidade do serviço. ...
  4. Coordenação (integração) do cuidado.

A atenção primária tem a interface com a secundária onde está ligada à atenção especializada, e com a terciária onde está ligado ao cuidado de maior complexidade tecnológico, não existe uma hierarquia entre os níveis, diz Samantha.

Na rede de saúde, a atenção secundária é formada pelos serviços especializados em nível ambulatorial e hospitalar, com densidade tecnológica intermediária entre a atenção primária e a terciária(2), historicamente interpretada como procedimentos de média complexidade.

A Atenção Secundária atua no atendimento ambulatorial especializado, como suporte à Atenção Primária à Saúde, e em casos que não são de urgência e emergência (Atenção Especializada – hospitais). É interpretada por muitos como nível de média complexidade.

Ex: campanhas anti-tabagismo para fumantes; campanhas de vacinação. PREVENÇÃO SECUNDÁRIA: detecção precoce da doença já estabelecida. Ex: exame citopatológico de colo uterino; mamografia de rotina. PREVENÇÃO TERCIÁRIA: reabilitação de quem já tem a doença clinicamente detectável.

A prevenção está classificadaa como primária, secundária, terciária e quaternária.

O enfermeiro do nível de atenção terciária, além de prestar assistência no ambiente hospitalar, proporcionando a este uma recuperação sem intercorrências, tem, como responsabilidade, assegurar através da comunicação entre os três níveis de atenção à saúde, a partir de uma dimensão sistêmica.

Os CAPS podem ser de tipo I, II, III, álcool e drogas (CAPSad) e infanto- juvenil (CAPSi).

O CAPS i II é direcionado para atender crianças e adolescentes. Já o CAPS ad II oferece atendimento para os pacientes com transtornos resultantes do uso e dependência de substâncias psicoativas. As populações acima de 200.000 habitantes contam com a regulamentação de um tipo específico de CAPS III, o CAPS ad III.