Quais os 3 tipos de erros que podem acontecer no levantamento topográfico?

Perguntado por: ibrito2 . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.8 / 5 4 votos

Os erros de um levantamento topográfico podem ser oriundos de três fontes distintas: condições ambientais, instrumentais ou pessoais. Os erros, causados por estes três elementos, poderão ser classificados em grosseiros, sistemáticos e aleatórios.

As principais causas de erros em levantamento topográfico

  • umidade;
  • pressão atmosférica;
  • retração atmosférica;
  • temperatura;
  • variações da declinação magnética.

Devido à natureza das medições efetuadas em Topografia, existem três causas de erros nas medições: FATORES NATURAIS – são fatores provenientes das variações ambientais: velocidade do vento, umidade, pressão atmosférica e refração atmosférica, além das variações da gravidade e da declinação magnética.

Existem três tipos de levantamentos topográficos: o planimétrico, o altimétrico e o planialtimétrico. O primeiro se refere às medidas em um plano, enquanto o segundo levanta medidas na vertical.

– Sistemático: é a parcela previsível do erro. – Aleatório: é a parcela imprevisível do erro. Erro sistemático: corresponde ao valor médio do erro de medição, tomadas várias medições. Erro aleatório: corresponde à variação encontradas nas medições repetidas.

Classificação dos erros

  • Erros grosseiros ou enganos;
  • Erros acidentais ou fortuitos;
  • Erros sistemáticos ou constantes.

Os erros de forma são ocasionados por vibrações, imperfeições na geometria da máquina, defeito nos mancais e nas árvores etc. Tais erros podem ser detectados e medidos com instrumentos convencionais e de verificação, tais como réguas, micrômetros, comparadores ou aparelhos específicos para quantificar esses desvios.

Alguns exemplos de erros sistemáticos são: erro instrumental (gerado por exemplo, pela má calibração do instumento de medida), erro ambiental (decorrente da interferência do ambiente através de fatores como, por exemplo, temperatura, pressão, humidade, campo magnético terrestre, etc, sobre a experiência), erro ...

A precisão, tolerância ou erro médio de um nivelamento é função do perímetro percorrido com o nível (em km) e, segundo GARCIA e PIEDADE (1984), classifica-se em: alta ordem: o erro médio admitido é de ±1,5mm/km percorrido.

Os principais erros na medição de altura estão relacionados com a árvore, instrumentos e observador. A altura total de uma árvore somente pode ser determinada se o topo e a base da árvore são visíveis simultaneamente. Em gerai se recomenda que a distância do observador à árvore seja igual à altura a ser medida.

Os erros grosseiros são aqueles que são causados por falta de atenção ou de anotações erradas na hora da medição. Então por exemplo, uma pessoa vai realizar uma medição com trena e ela não percebe que iniciou sua medição a partir de um ponto X, em vez de começar pelo zero. Isso seria um erro grosseiro.

Erros no meio
O receptor GPS calcula a distância a partir de um velocidade constante, o que gera alguns erros na medição. Atrasos na troposfera: quando passa pela camada mais baixa da atmosfera o sinal sofre um atraso devido principalmente ao aumento de umidade. Este atraso também gera um erro de medição.

O Erro Sistemático é a parcela previsível do erro correspondente erro médio. O erro sistemático não pode ser eliminado, podendo ser reduzido e/ou corrigido. Por outro lado o erro aleatório é a parcela imprevisível do erro e se se origina de variações temporais ou espaciais.

Terra 42 Page 43 Erro de Esfericidade 43 Page 44 Erro de Esfericidade É o erro que se comete ao se utilizar o plano de referência (plano horizontal) para representar a superfície da terra.

a) planejamento, seleção de métodos e aparelhagem; b) apoio topográfico; c) levantamento de detalhes; d) cálculos e ajustes; e) original topográfico; f) desenho topográfico final; g) relatório técnico.

Os erros sistemáticos resultam de fatores ligados às limitações dos aparelhos de medida (exemplo: escala inadequada ou deficiente calibração do aparelho), das técnicas utilizadas (exemplo: posicionamento continuamente incorreto do aparelho de leitura) ou têm origem no próprio operador.

O erro de medição é a diferença entre o valor indicado pelo instrumento e o valor de referência do padrão. Ele acontece, normalmente, pelos motivos: desgaste do instrumento, erros na execução do método de medição, influência das condições ambientais, entre outros.

O uso do Erro Total é uma abordagem estatística e cientificamente fundamentada que incorpora tanto os erros sistemáticos quanto os aleatórios. O conceito do Erro Total reflete quão grande o erro de medida pode ser e é facilmente entendido por analistas.