Quem expede alvará de levantamento?

Perguntado por: ibrites8 . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
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O alvará de levantamento, também chamado de alvará judicial, é uma autorização concedida pelo juiz encarregado do caso. No documento, o magistrado libera o credor para sacar o dinheiro que se encontra em depósito. A validade do alvará é de até 60 dias.

Significa que foi confeccionado o documento que dá ao credor o direito de realizar o saque do valor depositado no banco.

O alvará de funcionamento é emitido pela Prefeitura ou órgão governamental também do município podendo ser solicitado pela internet em algumas cidades. Cada região tem as suas condições específicas ou exigências.

O Senhor pode pesquisar no site do Tribunal de Justiça e obter os andamentos e cópias das decisões disponíveis.

O Alvará de Localização e Funcionamento (ALF), necessário à todas as empresas, possui validade é de até 5 anos, a depender do município.

O prazo de resposta é de 20 dias corridos da data de protocolo do documento.

O prazo para realizar o procedimento poderá ser, em média, de 10(dez) dias a contar da disponibilização do Alvará pela Justiça do Trabalho.

O Juiz tem um prazo para assinar a guia de levantamento? Não tem prazo. A única prioridade que tem é para as pessoas com mais de sessenta anos ou doentes.

O interessado deverá contratar um advogado para propor uma ação judicial. Caso não tenha condições financeiras de contratar um advogado e ganhe até 3 salários mínimos, poderá procurar a Defensoria Pública do Estado.

Quanto custa para requerer um alvará judicial? Via de regra o requerente suportará despesas relacionadas as custas processuais e honorários advocatícios. Em 2020, os honorários advocatícios mínimos estabelecidos pela OAB/SP para ajuizamento do pedido de alvará judicial é de R$ 2,206.06.

Após a assinatura do juiz, a expedição de alvará de soltura passa a ser exibida na movimentação do processo. É possível também visualizar as informações do alvará, através da aba Mandados Prisão / Alvarás Soltura.

- Acessar a página inicial do PJe (sem fazer o login); - Clicar no menu superior direito e acessar "Consulta ao andamento processual"; - Clicar em "Acesso restrito" e fazer o login com CPF e senha; - Preencher o campo "Número do processo" e clicar em "Pesquisar" (ícone da lupa);

O melhor caminho para conseguir o número do processo para realizar a consulta é entrando em contato com o advogado que deu encaminhamento do feito. Mas, se no seu caso, você entrou com o processo sem um advogado e não tem o número do processo, pode fazer a pesquisa com o número do seu CPF.

Qual é a documentação necessária?

  1. Nome do titular da conta em que o saldo será sacado (com extrato bancário);
  2. Origem dos valores a serem sacados (PIS/PASEP – FGTS – Poupança/Conta Corrente);
  3. Certidão de óbito, com a relação de dependentes habilitados à pensão por morte (inclusive com certidão do INSS.

O custo relacionado aos alvarás de funcionamento depende do seu munícipio. Em algumas cidades existe a possibilidade de isenção ou não das taxas a depender do seu tipo de empresa. Exemplificando, em Campinas/SP, o alvará pode custar de R$180,00 até R$1.031,00.

Para a emissão entre no site da Prefeitura, acesse o Portal de Serviços/Área das Empresas e clique em Emissão de Alvará. Se preferir, o contribuinte pode ir até o Setor de Tributação, de segunda a sexta, no horário das 7 às 13horas.

Depois de pronto, o alvará volta para o magistrado para a coleta da assinatura. Finalmente, o mandado vai para o cartório. Em seguida, é enviada uma intimação de comparecimento ao advogado do credor. Ele será a pessoa responsável por retirar o documento e levá-lo ao banco para sacar o dinheiro.

Especificamente sobre o prazo para advogado repassar dinheiro ao cliente, não há uma lei específica, mas, por respeito ao seu cliente, um prazo que eu particularmente considero justo é de até 48 horas úteis.