Quais os 5 tipos de estruturas organizacionais?

Perguntado por: rmonteiro . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.6 / 5 20 votos

Quais os cinco tipos de estrutura organizacional?

  1. Estrutura linear. Também conhecida como hierárquica, vertical ou piramidal, a estrutura linear é a mais clássica de todas, justamente por ser a mais antiga. ...
  2. Estrutura Funcional. ...
  3. Estrutura Matricial. ...
  4. Estrutura Divisional. ...
  5. Estrutura em Rede.

Os 3 tipos de estruturas na Construção Civil mais comuns são: estruturas metálicas, concreto armado e madeira, sendo que cada um apresenta suas vantagens e desvantagens no mercado da Engenharia. Há ainda sistemas estruturais híbridos ou mistos que combinam soluções integradas em mais de um dos materiais citados.

É formada por divisões separadas e autossuficientes. Cada divisão é responsável por um produto ou serviço de acordo com os objetivos organizacionais. A estrutura pode ser por: clientes, produtos ou serviços, localização geográfica, por projetos ou por processos. Maior autonomia para cada unidade.

Existem 3 tipos de organização empresarial: linear, funcional e linha-staff.

Para entender, 'O que são estruturas corporativas? ' são simplesmente os diferentes departamentos, como TI, RH, finanças e marketing, em uma organização. Além disso, cada uma dessas equipes trabalha para objetivos compartilhados de acordo com os valores compartilhados da empresa.

Existem três tipos tradicionais básicos de estrutura organizacional: a organização linear, a organização funcional e a organização linha-staff.

Entendendo as camadas da pirâmide
De maneira geral, todas as pirâmides organizacionais possuem três principais camadas, cada uma dando sustentação às outras. Estes níveis correspondem ao nível operacional (base da pirâmide), nível tático (meio da pirâmide) e nível estratégico (topo da pirâmide).

Os tipos de estrutura organizacional existentes estão inseridos em dois modelos diferentes: formal e informal.

As estruturas podem ser classificadas em hipostáticas, isostáticas e hiperestáticas. As estruturas hipostáticas devem ser evitadas, pois não fornecem segurança adequada, já as isostáticas e as hiperestáticas apresentam segurança estrutural e diferem em outros aspectos, como, por exemplo, o custo.

De acordo com Chiavenato. A estrutura organizacional constitui uma cadeia de comando, ou seja, uma linha de autoridade que interliga as posições da organização e define quem se subordina a quem.

Quais os 7 principais modelos de organogramas existentes?

  • Organograma vertical/clássico. ...
  • Organograma horizontal. ...
  • Organograma circular. ...
  • Organograma linear. ...
  • Organograma em barras. ...
  • Organograma matricial. ...
  • Organograma setorial.

Diferença entre organograma e estrutura organizacional
Embora os dois estejam relacionados, não se trata da mesma coisa. Como dito anteriormente, a estrutura organizacional é uma ferramenta de organização e hierarquia dentro de uma empresa. Já o organograma é a representação visual dessa estrutura organizacional.

A estrutura matricial é um tipo de estrutura organizacional onde os funcionários são agrupados ao mesmo tempo por duas dimensões operacionais diferentes. Em contrapartida, a estrutura funcional divide a organização com base em áreas funcionais especializadas, como produção, marketing e vendas para fins de gestão.

Robbins (2005) relata em seus estudos que os executivos devem analisar seis elementos básicos quando se projeta a definição de uma estrutura organizacional, eles são: especialização do trabalho, departamentalização, cadeia de comando, amplitude de controle, centralização e descentralização e a formalização.

Vamos conferir três modelos a seguir.

  • Organização Funcional. Como o próprio nome sugere, este tipo de organização é determinada pela função de cada departamento da empresa. ...
  • Organização Linear. Este tipo de organização é a mais conhecida e mais tradicional. ...
  • Linha-Staff.