Quais os alimentos que fazem mal para o coração?

Perguntado por: omendes . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.7 / 5 2 votos

O consumo excessivo de gordura de origem animal, frituras, alimentos industrializados feitos com gorduras trans e de carboidratos refinados podem favorecer o acúmulo de placas de gordura nas artérias, dificultando a passagem do sangue e aumentando, assim, o riscos de infartos e AVC.

Café, chocolate e carne vermelha já foram considerados prejudiciais à saúde cardiovascular. No entanto, passaram para o outro lado, após estudos científicos. Sabemos que comer bem, manter uma dieta rica em legumes, verduras e frutas e priorizar alimentos não industrializados é fundamental para uma vida saudável.

Morango, amora, jabuticaba, melancia, ameixa, framboesa… Ufa! Existem muitas frutas vermelhas que devem ser incluídas na alimentação diária pelos benefícios que trazem ao coração. Essas citadas, por exemplo, são ricas em antioxidantes, que ajudam a prevenir a aterosclerose.

Romã: a fruta contém substâncias antioxidantes que protegem a parede das artérias. O suco da fruta também estimula o corpo a manter a pressão arterial sob controle.

Com isso podemos afirmar que os ovos não prejudicam nosso coração, pelo contrário, já que diminuem o risco de doenças cardiovasculares. Isso acontece pelo aumento dos níveis de HDL, o colesterol bom, que é proporcionado.

  1. Suco de Uva Roxa. ...
  2. Suco de Frutas Vermelhas. ...
  3. Suco Verde. ...
  4. Suco de Cenoura com Maçã ...
  5. Suco de Morango com Cenoura. ...
  6. Suco Amigo do Coração.

- (Alguns dos) principais exercícios que ajudam a melhorar o funcionamento do coração são agachamento, agachamento com salto, flexão de braços, afundo, prancha, pular corda, corrida e natação. Eles também aceleram o metabolismo, caso o foco também seja o emagrecimento - responde Janaína.

O excesso de peso causa uma sobrecarga ao coração e ao sistema cardiovascular. Isso porque, quanto mais peso, maior é o esforço do coração para bombear sangue para o organismo inteiro. Afinal, para manter tudo funcionando bem, o coração precisará bater mais rápido e mais forte do que o normal.

Com alta concentração de potássio, a banana reduz riscos cardiovasculares e está relacionada ao controle da pressão arterial, uma vez que atenua efeitos do sódio sobre o corpo. Além da prevenção, ela também pode ser indicada para pacientes cardíacos.

Pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) notaram que o consumo de cerca de um copo de leite de vaca por dia pode reduzir o risco de mortes por doenças cardiovasculares.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), não há nenhuma evidência que mostra que o café faz mal para o coração, mas já se sabe que o seu consumo pode elevar a pressão arterial por mais de três horas. Entretanto, a cafeína pode ser consumida tranquilamente, desde que de maneira moderada.

Como tratar a veia entupida

  • Fazer exercícios físicos;
  • Melhorar a alimentação;
  • Hidratação;
  • Parar de fumar e de ingerir álcool;
  • Controlar o diabetes, a pressão alta e o colesterol.

Alimentos que ajudam a prevenir o infarto
- Gema de ovo e atum: A vitamina D atua no controle das contrações do músculo cardíaco, responsável por bombear o sangue. Além disso, a falta dela pode provocar acúmulo de cálcio nas paredes das artérias, aumentando as chances de infarto e AVC (derrame).

Chá de cavalinha
Um bom remédio caseiro para aterosclerose é a infusão de cavalinha pois ela ajuda a remover as placas de gordura e melhorar a circulação sanguínea. Adicione as folhas de cavalinha numa xícara de água fervente, tape, deixe esfriar por pelo menos 15 minutos, coe e beba a seguir.