Foi mal ou foi mal?

Perguntado por: amartins . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.3 / 5 9 votos

Foi mal ou foi mau? Foi mal é a forma correta da expressão muito usada como pedido de desculpa. Essa expressão popular foi mal é sinônimo de: desculpa, perdão, sinto muito e lamento.

Observe: Mal é advérbio, antônimo de bem. Mau é um adjetivo, antônimo de bom.

Para não confundir os dois vocábulos, a dica é trocar pelo termo contrário (antônimo): Mal é o contrário de “bem” – Ex.: Ana estava passando mal./Ana estava passando bem. Mau é o contrário de “bom” – Ex.: O vilão do filme era mau./O herói do filme era bom.

A expressão mau feito está errada. Devemos utilizar mal feito sempre que quisermos referir que alguma coisa não foi feita com cuidado e esmero. A forma mais fácil e eficaz de usarmos corretamente mau e mal é pela oposição, ou seja, utilizando seus antônimos e vendo qual está correto na frase.

8 sinônimos de foi mal para 1 sentido da expressão foi mal: Forma popular para pedir desculpa: 1 desculpa, perdão, sinto muito, lamento, opa, ops, epa, bolas.

Foi mal ou foi mau? Foi mal é a forma correta da expressão muito usada como pedido de desculpa. Essa expressão popular foi mal é sinônimo de: desculpa, perdão, sinto muito e lamento.

As duas formas estão corretas, mas mau é antônimo de bom e mal é antônimo de bem.

I can hardly wait, traduzido ao pé da letra, é "eu mal posso esperar", mas também pode ter o sentido de "eu não vejo a hora". Podemos usar expressão sem mais nada, para dizer no geral que estamos ansiosos.

Por outro lado, a palavra mal, escrita com a letra l significa o contrário de bem. A palavra mau, escrita com a vogal u, é gramaticalmente classificada como adjetivo, ou seja, ela atribui qualidade ou estado aos substantivos (pessoas ou coisas).

Mau é sempre adjetivo, e significa “ruim”, “imperfeito”, que causa prejuízos. É antônimo de bom, faz o plural com maus e o feminino é má. Ex: Aquele artista sempre fazia o papel de homem mau. Já mal, pode ser classificada como advérbio de modo, quando significa “incorretamente”, “erradamente”.

As duas frases estão correctas e têm um sentido muito próximo. A maneira de as distinguir, já que mal e mau se pronunciam da mesma maneira no Brasil, é a seguinte: enquanto mal é advérbio e tem por antónimo bem, mau é adjectivo e antónimo de bom.

"Mal" não é masculino nem feminino; é um advérbio e é o contrário de "bem". Mau é masculino. Má é feminino.

Mau humor é o estado de espírito de quem não está bem disposto. O mal-humorado é aquele que está irritado, desgostoso com alguma coisa, reclamando de tudo.

O adjetivo caracteriza um substantivo; o advérbio modifica um verbo. Se forem equivalentes a "mais bom" e a "mais mau", "melhor" e "pior" serão adjetivos e admitirão o plural; no lugar de "mais bem" e de "mais mal", "melhor" e "pior" serão invariáveis.

Significado de Malfeitos
Malfeitos é o plural de malfeito. O mesmo que: disformes, defeituosos, imerecidos, imperfeitos, injustos, maldosos.

As duas formas estão corretas. Malfeito = adjetivo = defeituoso, imperfeito. Exemplos: O trabalho foi mal feito (veja que "mal" é o modo como foi feito o trabalho).

A palavra “onde” é usada para se referir a um lugar, o equivalente a “em que”. Já “aonde” é a combinação da preposição “a” com o advérbio ou pronome relativo “onde”. Portanto: a + onde = aonde.