Quais os animais do Centro-Oeste?

Perguntado por: amaldonado7 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 13 votos

São animais do cerrado: anta, ariranha, arara, capivara, cascavel, cachorro-do-mato, jiboia, cervo, lontra, macaco-prego, quati, onça-pintada, preá, gambá, tamanduá, tucano, lobo-guará, porco-espinho, seriema, jaguatirica, pica-pau-do-campo, gavião-carijó, gato-maracajá, veado-mateiro, pato-mergulhão, entre outros.

São várias espécies na fauna do Cerrado que fazem desse bioma ainda mais especial. Algumas, infelizmente, estão na lista de animais ameaçados de extinção, o que os torna tão simbólicos e representativos. Entre eles, estão: Lobo-guará: o Chrysocyon brachyurus é reconhecido como o animal símbolo do Cerrado.

Dentre as várias criações que constituem a pecuária, a bovinocultura é a mais representativa na região, são cerca de 70 milhões de cabeças de gado.

Quanto às raças que mais se destacam na região, podemos citar o nelore, brangus, canchim, senepol, limousin, simental e caracu. Já na produção leiteira, destaque para raças como girolando, gir, holandesa, pardo-suiço e jersey.

No cerrado também tem Leão.

Ocorre em vários tipos de habitat, desde florestas como a Amazônica e a Mata Atlântica, até em ambientes abertos como o Pantanal e o Cerrado.

ararinha-azul

Endêmica da Caatinga, o único bioma brasileiro que ocorre de maneira exclusiva no país, a bela ararinha-azul pode ser vista como um símbolo da biodiversidade da região, subestimada ao longo da história.

Lobo-guará

Lobo-guará
Este animal é encontrado no Cerrado brasileiro, seus hábitos, características e pelagem o tornam único e especial. É um animal que está em ameaça de extinção também, além disso é um animal totalmente brasileiro.

Big 5 do Pantanal: conheça os maiores animais da planície pantaneira

  • Onça-pintada. A onça-pintada é o maior felino das Américas e o terceiro do mundo (atrás do tigre e do leão). ...
  • Tamanduá-bandeira. O tamanduá-bandeira é o maior de todos os tamanduás. ...
  • Cervo-do-pantanal. ...
  • Anta. ...
  • Capivara.

Tiago persistiu: "No Pantanal não tem leão?". "O único lugar do mundo que tem o habitat natural deles é na África", explicou Erasmo. "Tipo, tigre só tem na Ásia.

A soja e o milho são as principais culturas do Centro-Oeste. Entre os estados, Mato Grosso aparece como maior produtor, com a colheita estimada em 52,7 milhões de toneladas.

É no Centro-Oeste que se encontra a maior planície alagada do mundo: o Pantanal. Além dela, a vegetação que predomina é o Cerrado, que se caracteriza pela presença de árvores baixas, espaçadas com tronco e galhos retorcidos.

São manifestações culturais típicas da região: a cavalhada, no estado de Goiás; o cururu, em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul; além da culinária como o arroz com pequi, sopa paraguaia, arroz carreteiro, arroz boliviano, Maria Isabel, entre outros.

IBGE: Rebanho bovino predomina no Centro-Oeste e Mato Grosso lidera entre os estados.

Em 2020, o rebanho bovino nacional cresceu 1,5%, chegando a 218,2 milhões de cabeças, maior efetivo desde 2016. O Centro-Oeste respondeu por 34,6% do total (75,4 milhões). A maior alta foi na região Norte: 5,5%, ou mais 2,7 milhões de cabeças, somando 52,4 milhões.

Goiás

Goiás tem a liderança nacional: produziu 44% da produção brasileira da cultura no ciclo 2019/2020, com safra de 1,09 milhão de toneladas. Em 2017, o Mato Grosso era o maior produtor de milho do país; em quarto lugar, Goiás. O Brasil é o 2º maior produtor de milho do mundo, com 107milhões de toneladas colhidas em 2019.

Guará: o grande lobo do cerrado | WWF Brasil. Parente dos lobos selvagens e dos cachorros domésticos, o lobo-guará (Chrysocyon brachyurus) é um animal típico do Cerrado e maior canídeo da América do Sul, podendo atingir até um metro de altura e pesar 30 quilos.

A presa natural do leão é um animal grande e lento com pele grossa e um tigre se encaixa perfeitamente nessa descrição. Os tigres são mais fortes do que os leões porque têm garras mais longas e pesadas para atacar suas presas.

O bioma brasileiro guarda similaridades com as descampadas savanas africanas e com as florestas asiáticas. A existência de diversos tipos de vegetação permite ao Santuário receber tanto elefantes africanos quanto os asiáticos.

Segundo a bióloga Maria Inácia Macedo Freitas, a onça-preta pode ser encontrada no Brasil em cerrados, matas atlânticas e ciliares. Plantações de canaviais têm ajudado na reprodução de onças.