Qual a dança mais popular do Centro-Oeste?

Perguntado por: aleiria . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 12 votos

A cirandinha (ou sarandi) é sem dúvida uma das mais populares danças típicas da região centro-oeste. Na cirandinha, os dançarinos se posicionam em uma formação circular, iniciando assim uma dança de roda.

A música sertaneja é a principal marca de expressão musical da Região Centro-Oeste. Além dela, o rasqueado e a guarânia também estão presentes na região.

Muitas trazem aspectos religiosos, como o siriri, conduzido por instrumentos como viola de cocho, ganzá e mocho. A dança faz brincadeiras que remetem aos povos indígenas, animando homens, mulheres e crianças. O cururu é mais dançado pelos homens, sendo um desafio com os repentistas.

Uma das danças mais antigas do estado, o siriri tem cunho religioso e pode ser dançado por homens, mulheres e crianças. As duplas dançam em rodas ou fileiras, ao som de instrumentos como o mocho, ganzá e a viola de cocho, instrumento regional reconhecido como patrimônio nacional.

A cirandinha (ou sarandi) é sem dúvida uma das mais populares danças típicas da região centro-oeste. Na cirandinha, os dançarinos se posicionam em uma formação circular, iniciando assim uma dança de roda. Todos dançam de mãos dadas, fazendo com que a roda gire em torno do próprio eixo.

São manifestações culturais típicas da região: a cavalhada, no estado de Goiás; o cururu, em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul; além da culinária como o arroz com pequi, sopa paraguaia, arroz carreteiro, arroz boliviano, Maria Isabel, entre outros.

Catira ou cateretê é uma dança do folclore brasileiro, em que o ritmo musical é marcado pela batida dos pés e mãos dos dançarinos. De origem híbrida, com inflências indígenas, africanas e europeias, a catira (ou "o catira") tem suas raízes em Goiás, norte de Minas e interior de São Paulo.

Música sertaneja é o gênero mais lembrado. No Centro-Oeste é a preferência de 87% A música sertaneja vive, há alguns anos, um momento de destaque no cenário musical.

Tipos de dança: principais estilos e ritmos

  1. Balé Clássico. Dança de origem europeia, originária da Itália no século XV, tem na música clássica o seu principal ritmo. ...
  2. Dança contemporânea. ...
  3. Jazz. ...
  4. Sapateado. ...
  5. Samba. ...
  6. Forró ...
  7. Dança de rua. ...
  8. Dança de salão.

Arte em madeira, prata e pedras semipreciosas, tapeçaria, olaria, trançado de fibras naturais e bordados compõem o artesanato do Centro-Oeste brasileiro. Na região Centro-Oeste do Brasil, o artesanato é influenciado diretamente pela cultura indígena e pelos colonos que ocuparam a área.

Principais danças folclóricas do Brasil

  • Samba de Roda. Estilo musical caracterizado por elementos da cultura afro-brasileira. ...
  • Maracatu. O maracatu é um ritmo musical com dança típico da região pernambucana. ...
  • Frevo. ...
  • Baião. ...
  • Catira. ...
  • Quadrilha.

A região Centro-Oeste está localizada na porção central do território brasileiro, sendo formada por Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal. Além de fazer limite com todas as outras regiões geográficas do Brasil, o Centro-Oeste faz fronteira com a Bolívia e o Paraguai.

Região Centro-Oeste: cururu e sopa paraguaia
A festa junina da região centro-oeste é bastante influenciada pelos países que fazem fronteira com os estados da região, como o Paraguai. Por isso, além de dançar quadrilha, nas festas também se dança o cururu, uma espécie de desafio entre os violeiros.

As variações linguísticas e o sotaque da região Centro-Oeste são bastante marcados pelo contato do português colonizado com as línguas indígenas da região. Por exemplo, no estado do Mato Grosso, os falantes não falam chuva com o som de chu, mas sim tchuva, mesma coisa com a palavra peixe, a pronúncia é petche.

(Crédito: Divulgação/Vai Se Food/Ailin Aleixo)

  • Mané pelado. Muito consumido sobretudo em Brasília e na região do Distrito Federal, em Goiás, o ? ...
  • Potes de doces de frutas. ...
  • Doce de mangaba. ...
  • Trufa de paçoca com baru. ...
  • Doce de pequi.

A culinária típica da região Centro-Oeste é muito influenciada pelos indígenas da região. Diversificada em peixes, frutas e temperos, as combinações de sabores marcantes farão você sentir saudade de cada minuto sentado à mesa.

Tipos de dança: 9 estilos mais conhecidos no Brasil e no mundo

  1. Dança contemporânea. A dança contemporânea é um gênero que surgiu como desdobramento da dança moderna. ...
  2. Dança moderna. ...
  3. Street dance (Dança de Rua) ...
  4. Dança clássica (Ballet) ...
  5. Dança de salão. ...
  6. Danças africanas.

Alguns relatos produzidos pela Companhia de Jesus (Jesuítas) que veio ao país no século XVI, que indicavam que os povos indígenas já faziam apresentações de dança. Nesse sentido, pode-se dizer que a dança indígena foi a pioneira no Brasil.

Em Goiás, existem inúmeros tipos de dança, destacando---se a Congada e a Catira.

Em Goiás, as principais manifestações são: Procissão do Fogaréu, Festa do Divino Pai Eterno, Cavalhadas, Congadas e Folia de Reis.

Cavalhadas de Santa Cruz de Goiás

Registros históricos apontam as Cavalhadas de Santa Cruz de Goiás como a festa mais antiga do Estado, segundo o pesquisador Jacy Siqueira.