Quais os autores e obras do Humanismo?

Perguntado por: aazambuja4 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 9 votos

Principais nomes e obras do humanismo

  • Francesco Petrarca: Cancioneiro e o Triunfo, Meu Livro Secreto e Itinerário para a Terra Santa.
  • Dante Alighieri: A Divina Comédia, Monarquia e O Convívio.
  • Giovanni Boccaccio: Decameron e O Filocolo.
  • Michel de Montaigne: Ensaios.
  • Thomas More: A Utopia, A Agonia de Cristo e Epitáfio.

O teatro popular, a poesia palaciana e a crônica histórica foram os gêneros mais explorados durante o período do humanismo em Portugal.

Os humanistas, como o nome indica, são mais empiristas e menos espirituais; são geralmente associados a cientistas e académicos, embora a filosofia não se limite a esses grupos. Têm preocupação com a ética e afirmam a dignidade do ser humano, recusando explicações transcendentais e preferindo o racionalismo.

O Humanismo foi uma corrente de pensamento que tinha como principais características o antropocentrismo, a racionalidade e o cientificismo. Este movimento cultural e filosófico, desenvolvido entre os séculos XIV e XVI na Europa, firmou a base do Renascimento e marcou a transição entre a Idade Média e a Moderna.

Maslow

Origem do Humanismo
Foi na década de 1950 que Maslow se tornou um dos fundadores e impulsionadores da escola de pensamento da Psicologia Humanista. O humanismo foi um movimento em contraposição à Psicanálise de Freud e o Behaviorismo de Watson.

Principais obras do classicismo

  • Orlando Furioso (1516) — Ludovico Ariosto.
  • Éclogas (1542) — Garcilaso de la Vega.
  • Délie (1544) — Maurice Scève.
  • Os Lusíadas (1572) — Luís Vaz de Camões.
  • Jerusalém libertada (1581) — Torquato Tasso.
  • Poesias (1595) — Francisco de Sá de Miranda.
  • Sonetos (1609) — William Shakespeare.

Os humanistas defendiam a ideia de que os seres humanos eram capazes de alcançar a verdade e a virtude através do estudo da literatura, da filosofia e da arte, em vez de se basear exclusivamente na tradição religiosa e nas autoridades estabelecidas.

Gil Vicente foi um poeta e dramaturgo português. É considerado, por muitos estudiosos, como o pioneiro do teatro português. Sua obra mais conhecida é " A farsa de Inês Pereira". Suas obras marcam a fase histórica da passagem da Idade Média para o Renascimento (século XVI).

Tipos de Humanismo
Humanismo renascentista: propõe o antropocentrismo como ápice e é desvinculado da religião que se expressa de forma pública. Humanismo positivista: afirma o ser humano e rejeita a teologia e a metafísica. Segue os princípios próprios da religião positivista universal.

O Humanismo foi um movimento de transição entre a Idade Média e a Idade Moderna, ou entre o Trovadorismo e o Renascimento. Como o próprio nome já indica, esse período literário correspondeu a ideais filosóficos, morais e estéticos que valorizavam o ser humano.

Movimento que valoriza o Homem acima de todas as coisas
As três principais características do Humanismo são o Antropocentrismo, o Racionalismo e o Cientificismo.

Os humanistas romperam com o Teocentrismo (a ideia de que Deus era o centro de todo o universo e de toda a vida humana) e passou a prevalecer a ideia do Antropocentrismo (o homem no centro do universo e da vida humana).

Os humanistas questionavam a submissão das pessoas, a devoção religiosa como centro da existência e a vida contemplativa, que eram características da época medieval, e apoiavam uma postura mais ativa, inventiva, observadora e capaz de usufruir do seu mundo e de seu tempo.

O humanismo foi um movimento que marcou o modo de pensar do ser humano, que a partir daí, começaram a se importar com coisas diferentes além do teocentrismo. Como o foco era o valor do ser humano, ele teve destaque com as produções artísticas em massa, como fundamento a valorização do ser humano.

O humanismo foi um dos grandes temas das artes visuais no período do Renascentismo Italiano. Dentre suas principais características, estão: o realismo; o classicismo; o antropocentrismo e o individualismo; e a filosofia incorporada à arte.

Os Lusíadas

Em língua portuguesa, Os Lusíadas, de autoria de Luís Vaz de Camões, é o poema épico mais famoso.