Quais os dois tipos de zoonoses?

Perguntado por: omendes . Última atualização: 14 de janeiro de 2023
4.1 / 5 2 votos

A OMS também divide as zoonoses em dois grupos: as antropozoonose, doenças dos animais passadas para os humanos; e as zooantroponose, enfermidades transmitidas dos humanos para os animais. Algumas infecções, como o vírus da imunodeficiência humana (HIV), começam como zoonoses e se tornam doenças exclusivas de pessoas.

Outros exemplos de zoonoses
Infecção causada pelas larvas de parasitas que vivem no intestino de cães e gatos. Há duas espécies principais de bicho geográfico, o Ancylostoma braziliense e o Ancylostoma caninum, cujos ovos são liberados nas fezes desses animais.

1) Zoonose direta: Quando o agente não se altera ao passar de um hospedeiro para o outro e precisa de apenas um hospedeiro para completar o seu ciclo. Ex: raiva, leptospirose Transmissão de um hospedeiro vertebrado infectado a um hospedeiro vertebrado susceptível.

A maioria das zoonoses é conhecida como doenças negligenciadas e caracterizam um grupo de doenças tropicais endêmicas, que ocorrem em países subdesenvolvidos e em desenvolvimento, geralmente associadas a pobreza.

Atualmente a raiva, leishmaniose, leptospirose, toxoplasmose e esporotricose são consideradas as principais zoonoses transmitidas por cães e gatos.

“É um departamento que tem como papel fundamental impedir a propagação de doenças como raiva, leptospirose, toxoplasmose, histoplasmose e leishmaniose. O Centro é responsável, também, pela vacinação de animais e pelo Programa Permanente de Castração Animal”, informou Lucas Casado, médico-veterinário.

As principais formas de transmissão das zoonoses são: Contato direto: contato com a saliva, sangue, urina, muco, fezes ou outros fluidos corporais de um animal infectado. Mordidas e arranhões entram nesse grupo.

Zoonose Emergente é uma zoonose que foi recentemente conhecida ou uma zoonose já reconhecida mostrando um aumento na incidência ou na expansão em uma área geográfica, ou alterações no comportamento do vetor ou hospedeiro (OMS, 2004).

Zoonose mais comuns:
febre amarela (causada pela picada do mosquito – em regiões de floresta, a transmissão se dá pelo mosquito do gênero Aedes; é também possível a transmissão do vírus por mosquitos do gênero Haemagogus e Sabethes em regiões que os macacos são considerados principais reservatórios deste vírus);

Como exemplo de doença emergente temos a AIDS, a hepatite C, a febre hemorrágica pelo vírus Ebola, a encefalite espongiforme (doença da vaca louca), ou por microorganismos que só atingiam animais e que, agora, afetam também seres humanos como o vírus da Febre do Nilo Ocidental, o hantavírus, o vírus da influenza ...

Quando um inseto vetor está envolvido, a doença também é conhecida como uma “arbovirose” (de arthorpod borne virus”). Nem todas as arboviroses são zoonoses. Ex.: quando o ciclo de transmissão se desenvolve entre o vetor e os humanos. ex: dengue e febre amarela urbana.

Antropozoonose: doença primária de animais e que pode ser transmitida aos humanos. Ex.: brucelose, onde os humanos são infectados acidentalmente. Zooantroponose: doença primária de humanos e que pode ser transmitida aos animais.

para saúde e produção animal
Isto é preocupante, já que 75% das doenças humanas emergentes ou reemergentes do último século são zoonoses, isto é, doenças de origem animal, que, além de causarem fatalidades humanas e animais, afetam a economia de países.

As zoonoses são doenças ou infecções naturalmente transmissíveis entre os animais vertebrados e o homem (1). Seu estudo em animais selvagens tem adquirido grande importância nos últimos anos, envolvendo aspectos de saúde pública, animal e ambiental (2, 3).

A dipilidiose é uma doença parasitária causada pelo cestóide Dipylidium caninum, que na sua forma adulta parasita o intestino delgado de caninos, felinos e acidentalmente o homem. No estádio larval, o parasito localiza-se na cavidade geral dos hospedeiros intermediários, as pulgas e piolhos.

Zoonoses são doenças transmitidas pelos animais aos seres humanos. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), existem mais de 200 tipos de zoonoses.

Doença exclusiva de animais.

Zoonose é o nome dado para classificar as doenças que são transmitidas de maneira natural entre os animais e os seres humanos. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), é estimada a existência de mais de 200 tipos de enfermidades que se enquadram nessa denominação.