Para que serve a zoonoses?

Perguntado por: igoulart . Última atualização: 14 de janeiro de 2023
4.4 / 5 12 votos

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Bertioga é um órgão da Secretaria Municipal de Saúde que tem a função de controlar doenças que podem ser transmitidas aos seres humanos pelos animais, como leptospirose, doença de Chagas, leishmaniose, leptospirose, raiva entre tantas outras que podem até levar as pessoas à ...

Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) são unidades de saúde pública que têm como atribuição fundamental prevenir e controlar as zoonoses (como raiva e o calazar, além da dengue e doença de Chagas), desenvolvendo sistemas de vigilância sanitária, vigilância epidemiológica e vigilância ambiental em saúde.

A responsabilidade desses animais abandonados fica sob o poder executivo municipal. Conforme a lei nº 1607, de 29 de janeiro de 2015, aprovada pela Câmara Municipal, a prefeitura é responsável pelo controle populacional de cães e gatos.

Como o centro de zoonoses também auxilia no bem-estar dos pets, eles trabalham retirando cães e gatos que estão em situações de vulnerabilidade, como maus-tratos, através de denúncias. Ademais, até o bichinho estar bem e apto para encontrar uma nova família, ele pode ficar por lá.

A definição clássica de zoonoses é a de doenças que são transmitidas de animais para humanos, ou de humanos para os animais. A Organização Mundial da Saúde (OMS) define a zoonoses como “Doenças ou infecções naturalmente transmissíveis entre animais vertebrados e seres humanos” (OMS, 2016).

As mais comuns são: Brucelose, raiva, salmonelose, listeriose, tuberculose, toxoplasmose, leptospirose, sarna, hidatidose, larva migrans cutânea (bicho geográfico), febre amarela, dengue, tifo, malária, doença de Chagas, etc.

O primeiro passo é procurar a unidade do Centro de Zoonoses mais próxima à sua casa. Ela pode ter diferentes nomes, dependendo da cidade em que você mora; Verifique se o Centro de Zoonoses de sua cidade possui animais para adoção; Com esses detalhes em mãos, o próximo passo é buscar o CCZ e encontrar seu novo amigo.

Dessa forma, a UVZ se define como um órgão da Fundação Municipal da Saúde responsável pela vigilância de doenças que podem ser transmitidas de animais a seres humanos como, leptospirose, doença de chagas, febre maculosa, raiva, dengue entre outras que podem levar à morte.

Na saúde pública, o médico veterinário deve garantir a prevenção e o controle de zoonoses, doenças que acometem os animais e podem contaminar os humanos. É possível atuar no setor público na vigilância sanitária, epidemiológica e ambiental ou em laboratórios.

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente informa que, deixar qualquer animal de pequeno, médio ou grande porte, encontrado solto ou amarrado, nas vias e logradouros públicos é crime, causa acidente de trânsito e coloca vidas em risco!

Desde 1º de outubro de 2018, o serviço de Disque Denúncia Animal (0800-600-6428) está em funcionamento nos 39 municípios da Grande São Paulo.

Quais são os principais sites para adotar animais?

  • Cão Sem Dono. No momento, a ONG mantém dois abrigos com mais de 370 animais que ficam sob o cuidado de veterinários. ...
  • Adote Um Focinho. ...
  • Procure 1 Amigo. ...
  • Pet Feliz. ...
  • Ampara Animal. ...
  • Clube dos Vira Latas. ...
  • Amigo Não Se Compra.

Quais são os sintomas da zoonose?

  • febre;
  • dores musculares;
  • sensação de mal estar;
  • dor abdominal;
  • alteração na memória.

O tratamento é feito por meio de antibióticos e hidratação do paciente, somente nos casos mais graves é realizada a internação. Para evitar o contágio, recomenda-se não deixar lixo e entulho acumulados, pois são importantes focos de atração de ratos.

Contatos

  1. Contatos.
  2. 156 (escolher opção 2, em seguida opção 3)

HIV: O vírus presente em quase 38 milhões de pessoas no mundo tem sua mais provável origem no vírus da imunodeficiência símia (SIV) presente em chimpanzés.

Como evitar
Para evitar zoonoses é importante ter atenção à higienização do ambiente e à higiene pessoal, lavando as mãos sempre após entrar em contato com os animais e mantendo os locais habitados pelos animais nas condições ideais. Além disso, é importante manter as vacinas dos animais em dia.