Quais os efeitos colaterais da cumarina?

Perguntado por: ubarreto . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.4 / 5 20 votos

Este produto contém o corante amarelo de Tartrazina que pode causar reações de natureza alérgica, entre as quais asma brônquica, especialmente em pessoas alérgicas ao ácido acetilsalicílico.

Cumarina + Troxerutina é uma associação de ativos indicada nos casos de varizes, síndromes varicosas, úlceras das pernas, flebites, periflebites, tromboflebites, síndromes pós-flebíticas, linfadenites, linfedemas, arterites, braquialgias, lombalgias e cervicalgias.

Posologia média recomendada: 1 drágea, 3 vezes ao dia. Qualquer mudança nessa posologia ficará a critério médico. Estudos clínicos recentes têm demostrado a eficácia do produto com doses diárias que variam entre uma a seis drágeas (2 drágeas, 3 vezes ao dia). Este medicamento não deve ser partido ou mastigado.

Venalot não deve ser usado nos casos de alergia aos componentes da fórmula. Este medicamento é contraindicado para pacientes com problemas graves no fígado (hepatopatias graves) ou pacientes que já tenham apresentado doenças hepáticas.

Atuando sobre as veias e os vasos linfáticos, Venalot® melhora a circulação periférica, aliviando os sintomas e também o inchaço decorrente das doenças venosas e linfáticas (varizes, flebites, tromboflebites, linfangites, hematomas, etc).

Além da presença na fruta cumaru e em outros alimentos como morango, cereja e damasco, as cumarinas estão em uma grande variedade de vegetais, principalmente nas angiospermas (apiaceae, rutaceae, asteracea, graminae e orquidaceae), e até fungos e bactérias.

As cumarinas compreendem uma importante classe de metabólitos secundários amplamente distribuídos no reino vegetal, sendo encontradas em diversas partes de plantas, tanto em raízes como em flores e frutos.

Os medicamentos para este fim terapêutico frequentemente prescrito são os anticoagulantes cumarínicos, como a varfarina, protótipo desta classe de anticoagulantes orais, fenprocumona, acenocumarol e dicumarol, variando entre eles o tempo de absorção, início de ação e efeitos adversos (5,22,25).

Diosmina + hesperidina
Os nomes comerciais que contêm esses princípios ativos incluem Daflon, Venaflon, Perivasc, Flaveno, Velunid e alguns outros. Esse medicamento é muito indicado para tratar insuficiência venosa crônica e outros problemas que atingem a saúde das veias.

Venalot Creme também melhora a circulação sanguínea e sintomas comuns, como dores e inchaço. Proporciona ainda conforto imediato e relaxante, atuando como um bálsamo de sintomas decorrentes (ou não) de problemas circulatórios na região.

Tratamento para varizes devem apostar nos venotônicos
Os melhores medicamentos para o tratamento de varizes são, segundo Jayme, os chamados venotônicos.

1 comprimido ao dia, preferencialmente pela manhã. Os comprimidos devem ser administrados preferencialmente durante as refeições, por pelo menos 6 meses ou de acordo com a prescrição médica.

Como o Venalot funciona? Venalot® melhora a circulação periférica venosa e linfática, diminuindo também o inchaço decorrente de problemas dos vasos linfáticos e venosos.

Canela de cássia possui em torno de 1% cumarina (1-benzopiran-2- ona, C 9 H 6 O 2), sendo que a C. verum possui 0,04% (Cantarelli et al., 2020). Esta substância química é usada para fazer veneno de rato que prejudica o fígado e o rim, que pode afetar o corpo humano.

O uso de altas doses (mais de três comprimidos ao dia) de Venalot® em tratamentos prolongados (mais de um mês de duração) deve ser acompanhado de criteriosa avaliação médica da função hepática.