Quais os grupos levados aos campos de concentração?

Perguntado por: alancastre . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.1 / 5 15 votos

A maioria dos prisioneiros nos primeiros campos de concentração era formada por alemães de ideologia comunista ou social-democrata, ciganos da etnia Romani, Testemunhas de Jeová, homossexuais, e outros acusados de exibirem comportamento "anti-social" ou fora dos padrões sociais.

Entre os campos de concentração instalados na Polônia, os mais mortíferos foram:

  • Auschwitz-Birkenau. Período de operação: de abril de 1940 a janeiro de 1945. ...
  • Treblinka. Período de operação: julho de 1942 a novembro de 1943. ...
  • Varsóvia, capital da Polônia. ...
  • Balzec. ...
  • Chelmo. ...
  • Sobibór. ...
  • Majdanek.

Os judeus eram “deportados”, isto é, carregados como carga em trens ou caminhões para seis campos, todos localizados na Polônia ocupada: Chelmno, Treblinka, Sobibor, Belzec, Auschwitz-Birkenau e Majdanek-Lublin. Os nazistas chamavam aqueles locais de “campos de extermínio”.

Assim como os judeus, os ciganos (Romani) eram alvos dos nazistas por serem considerados “não-arianos” e racialmente “inferiores”. Os ciganos viviam na Alemanha desde o século XV, e desde então sofriam com preconceitos.

Auschwitz-Birkenau

O maior campo de extermínio foi Auschwitz-Birkenau, que no começo de 1943 já possuía quatro câmaras de gás que operavam com o gás venenoso Zyklon B. No auge das deportações, mais de 6.000 judeus eram asfixiados por dia com este gás, em Auschwitz-Birkenau, Polônia.

O Einsatzgruppen era uma unidade especial criada em 1938, durante a anexação da Áustria (Anschluss), e seu objetivo era o de perseguir os opositores do regime nazista. Também conhecida como grupos de extermínio (o termo em alemão significa “força-tarefa”), essa unidade estava sob a liderança de Reinhard Heydrich.

Os soldados das SS capturados que faziam parte do Kampfgruppe Peiper foram julgados durante o Julgamento do Massacre de Malmedy após a guerra por esse massacre e vários outros na área. Muitos dos autores foram condenados a forca, mas as sentenças foram comutadas.

Einsatzgruppen

O Einsatzgruppen, os grupos de extermínio nazistas, foram os responsáveis por encontrar e fuzilar os judeus das regiões do Leste Europeu que eram conquistadas pelos nazistas na guerra. Ao todo, o Einsatzgruppen foi responsável pela morte de cerca de um milhão de judeus.

Auschwitz

Estima-se que milhões de pessoas tenham morrido em campos de concentração nazistas, e o maior campo de concentração foi Auschwitz, na Polônia.

Além do Ceará, o Brasil também contou com campos de concentração espalhados pelo país na época da Segunda Guerra Mundial. Após o rompimento de relações com os países do Eixo, os campos brasileiros serviram como uma forma de mostrar que o governo estava comprometido com os Aliados.

Os campos de concentração nazistas foram construções desenvolvidas durante a Alemanha nazista que extremamente conhecidas por aprisionar e promover o extermínio de judeus durante a Segunda Guerra Mundial. Nos campos próprios para a execução de judeus (campos de extermínio), os judeus eram executados em câmaras de gás.

Posteriormente, cinco novos campos foram estabelecidos pelos nazistas: Belzec, Sobibor, Treblinka, Auschwitz-Birkenau (parte do complexo de Auschwitz) e Majdanek.

Resposta verificada por especialistas
Olá, Na verdade, os "pijamas" retratados no filme são uniformes de prisioneiros, pois os nazistas os utilizavam para marcar e diferenciar os judeus de quaisquer outras pessoas.

Fundado pelos alemães em 1940, nos subúrbios de Oswiecim, cidade polonesa, Auschwitz era um campo de concentração e extermínio nazista. Em 1942, tornou-se o maior dos centros de extermínio onde foi realizada a "Endlösung der Judenfrage", também conhecida como a 'solução final para a questão judaica'.

Essa religião se iniciou nos Estados Unidos em 1870 com o pastor Charles T. Russel, que organizava grupos de estudos bíblicos. Como resultado desses estudos, Russel iniciou a publicação da revista "A Sentinela" e assim o movimento se popularizou.

Antropólogos e especialistas em relações inter-étnicas e ciganofobia, acreditam que a origem do preconceito contra as comunidades ciganas possa estar relacionada com as profissões através das quais sobreviviam. Historicamente, os ciganos lidavam, na idade média, com três ramos de ocupação mal vistos pela sociedade.

Um dos motivos principais de as Testemunhas de Jeová não participarem em guerras é que isso violaria sua consciência cristã. Sua consciência foi moldada pelos mandamentos e pelo exemplo do Senhor Jesus Cristo.

Auschwitz foi o maior e mais terrível campo de extermínio do regime de Hitler. Em suas câmaras de gás e crematórios foram mortas pelo menos um milhão de pessoas. No auge do Holocausto, em 1944, eram assassinadas seis mil pessoas por dia.

Uma placa na entrada do campo dizia: “ARBEIT MACHT FREI”, que significa “o trabalho liberta”. Na realidade, o que acontecia era o oposto. O trabalho se tornou outra forma de genocídio, chamada pelos nazistas de “extermínio por meio do trabalho”.