Quais os insetos que tem rainha?

Perguntado por: aespinosa . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.4 / 5 6 votos

Em abelhas e formigas, geralmente morrem logo após acasalar; nos cupins, os reis vivem junto com a rainha.

Ao contrário do que ocorre com outros insetos que vivem em sociedade, o rei não morre após a cópula, ele permanece com a rainha na câmara nupcial fecundando-a periodicamente. À medida que vai sendo fecundada, a rainha produz ovos que ficam armazenados em seu abdome, que se desenvolve atingindo enorme tamanho.

Os cupins cumprem funções importantes na natureza. Como usam a celulose das plantas para obter alimento, eles ajudam a decompor madeira morta. Também colaboram para aerar e drenar a terra, tarefa indispensável à fertilidade das florestas.

O cupim é um inseto, portanto invertebrado, pertencente a ordem Isoptera, também sendo conhecido como térmita, siriri ou aleluia, dependendo da região.

Na sociedade dos cupins podemos encontrar os cupins operários, os cupins soldados, os cupins reis e os cupins rainhas. Os cupins operários podem ser machos ou fêmeas, eles têm a função de cavar túneis, coletar alimentos, cuidar dos cupins jovens etc.

Na maioria das colônias de formigas, há uma hierarquia bem simples: uma única formiga, a rainha, põe todos os ovos, e formigas operárias divididas em um sistema de castas cuidam do resto: procuram comida, cuidam dos filhotes, vão à guerra, e assim por diante.

A rainha cupim é a deusa e mãe da colônia de cupins. Sem ela, o resto da colônia morre gradativamente. Você pode exterminar os cupins sem achar a rainha, mas eliminando-a, você garante a destruição da colônia inteira.

Espantando cupins
Outra dica é misturar detergente de lavar louça, água e casca de limão, podendo ser substituída por casca de laranja ou de tangerina, também deixa por algum tempo em fusão e depois borrifar a mistura pela casa.

O reprodutor de substituição pode substituir a rainha em caso de morte. A revoada acontece quando os reprodutores criam asas e deixam a colônia. Operários os ajudam a percorrer os túneis até a saída. Não conseguindo voar grandes por muito tempo eles caem rapidamente ao solo, arrancando suas asas e formando casais.

Na verdade, “cupim” é epiceno, ou seja, o mesmo nome pode se referir a ambos os sexos. Assim, o feminino de “cupim” é “cupim fêmea”.

No caso dos cupins, eles podem ter de 5,5 milímetros até 2,5 centímetros. A cor deles pode variar bastante. Mas, de modo geral, eles podem ser pretos, brancos ou marrons. Por sua vez, as formigas voadoras apresentam, no máximo, 2,5 centímetros e também são mais comuns nas cores preta e marrom.

Querosene. Essa solução é muito eficiente para eliminar grandes colônias de cupim de madeira ou outros insetos de uma superfície. No entanto, para usar o produto, é preciso usar luvas e máscaras de proteção. Óleos lubrificantes ou desengripantes também são ótimos para eliminar o inseto.

Cupins são criaturas bastante sensíveis.
Longe da colônia, eles podem morrer afogados num jato d'água ou com a exposição à luz do sol. Já as ninfas – as “aleluias” que voam em torno da lâmpada – ficam tontas com inseticidas comuns.

Ácido Bórico
O ácido bórico é considerado um dos remédios caseiros mais eficazes contra cupins, independente do tamanho da infestação. Porém, assim como ele é um grande veneno para os insetos, ele é também para o ser humano. Dessa forma, qualquer aplicação deve ser feita utilizando luvas e máscaras.

É normal os siriris aparecerem quando a temperatura aumenta, mas quando permanece quente por vários dias não. Por que isso acontece? Porque as altas temperaturas diminuem o tempo de vida alada. Quando esquenta muito, o siriri perde as asas, cai e vira cupim.

Rachaduras, buracos e barulhos
Assim, é possível identificar quando isso acontece. Basta dar batidinhas na tábua para ouvir a diferença no som da área atingida. Aliás, alguns ouvidos mais sensíveis conseguem escutar até o barulho dos cupins mastigando, que é bem parecido com o de papel sendo amassado.