O que colocar dentro do Guarda-roupa para evitar insetos?

Perguntado por: lhipolito6 . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.5 / 5 12 votos

Além de uma boa dedetização, dependendo da situação, é possível ter pequenas atitudes que podem manter esses insetos indesejados longe do guarda-roupas. Uma boa solução para evitar traças e cupins é usar bolinhas de naftalina ou cânfora penduradas junto aos cabides e nos cantos do armário.

Distribua folhas de louro ou cravos em potes dentro do armário, pois o cheiro forte afasta os insetos. Pronto, já pode guardar os grãos de volta nas prateleiras. Repita essa limpeza uma vez por semana.

O que fazer para acabar com cupim no guarda-roupa? Uma alternativa viável são as soluções caseiras como a pulverização com vinagre puro ou diluído com água no local onde os insetos estão instalados. Outra solução é o uso do óleo de cravo que, além de espantar os intrusos, deixará o ambiente perfumado.

Folhas secas de Louro: Pique algumas folhas secas de louro e coloque dentro de gavetas e armários. O cheiro do louro vai espantar baratas e você pode trocar as folhas de duas em duas semanas.

LIMPE DENTRO E ATRÁS DOS ARMÁRIOS

  1. Ferva 1 xícara de água com 20 cravos da índia por 5 minutos em fogo baixo.
  2. Vira um chazinho de cravo bem fraquinho.
  3. Desligue, retire os cravos e deixe esfriar.
  4. Acrescente 1 xícara de álcool.
  5. Guarde em um borrifador.
  6. Borrife nos locais onde tem traça.

Pedrinhas de naftalina ou cânfora podem ser colocadas nos armários para evitar o surgimento dos insetos. E quem não gosta do cheiro dessas substâncias, pode optar pela essência de lavanda. O produto retirado dessa planta também ajuda no combate às traças e é uma ótima opção para os guarda-roupas.

Uma receita que costuma funcionar é misturar um saquinho de cravo-da-índia na garrafa de álcool 70 e deixar descansar por uma semana, chacoalhando de tempos em tempos. Depois, basta passar a mistura no guarda-roupas e em estantes – as traças não gostam desse cheiro.

Por isso, a nossa sugestão é lavar o recipiente (antes de armazenar o arroz) com uma solução de 500 ml de água quente, 150 ml de vinagre branco e um pouco de detergente. Esfregue bastante tanto a parte de dentro quanto a de fora do pote para desinfetar bem.

Onde usar: Ideal para aplicação em frestas, fendas, vãos, rodapés, armários de cozinha, embaixo de geladeiras, atrás de fogões etc.

Uma boa solução para evitar traças e cupins é usar bolinhas de naftalina ou cânfora penduradas junto aos cabides e nos cantos do armário. Elas ajudam a retirar a umidade da madeira e previnem o aparecimento das traças. Outra alternativa é a utilização de fórmulas atóxicas que espantam esses bichinhos.

Em móvel: em pequenos focos de cupins, como em móveis, é recomendado fazer a aplicação de óleo de laranja. Ele é bastante eficaz, porque quando entra em contato com os cupins, já é capaz de matá-los. Basta borrifá-lo na peça e pronto.

O vinagre pode ser usado no combate ao cupim, desde que a infestação seja detectada logo no início. O produto deve ser dissolvido em uma proporção 1:1, ou seja, em partes iguais de vinagre e de água. A solução mata o cupim de madeira e evita que novos insetos recolonizem a peça.

Ao contrário das mariposas “comuns”, que voam alegremente em volta das lâmpadas, as traças-de-roupa preferem a escuridão. O interior de guarda-roupas, portanto, é o ambiente ideal para que depositem seus ovos.

A Naftalina, de fórmula molecular C10H8, é um repelente natural que já foi vastamente utilizado por donas de casa em armários e gavetas. Traças e baratas são repelidas pelo vapor que esta substância exala, sendo assim, as roupas guardadas próximas à naftalina ficam protegidas do ataque destas pragas.

Além do uso para conservação de roupas, ao espantar traças, baratas e outros insetos, é possível usar como um desinfetante caseiro. Isso mesmo! É uma mistura de água, naftalina, vinagre de álcool, álcool 46%, bicarbonato de sódio e detergente.

É muito comum que esse composto seja usado dentro de casa ou em escritórios. Isso porque mantém o ambiente livre de traças, de baratas e de outros bichos. Ele é colocado dentro de gavetas, de armários e até nos banheiros, mas é preciso fazer o uso correto, nunca retirando a bolinha da embalagem.

Em um balde, coloque 1 litro de água quente, ½ copo de vinagre branco e 2 colheres de sopa de detergente neutro. Misture e, então, utilize uma esponja para esfregar bem as prateleiras do armário. No final, passe um pano seco e prontinho!