Quais os nomes dos animais poríferos?

Perguntado por: amodesto . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 8 votos

Podemos classificar os poríferos em três classes principiais: Calcarea, Desmospongiae e Hexactinellidae.

Poríferos (do latim: porus — poro — e ferre — possuidor) são animais que apresentam um corpo rico em poros. Esses poros garantem a entrada da água pelo corpo do animal, sendo essa uma característica importante, pois é da água que retiram as partículas orgânicas necessárias para a sua nutrição.

Três tipos de esponjas: asconóide (esquerda); siconóide (centro); leuconóide (direita) - Canal CECIERJ.

Os poríferos (Filo Porifera), também conhecidos popularmente como esponjas, são animais bastante simples que vivem exclusivamente no ambiente aquático. Não possuem tecidos verdadeiros, logo também não possuem órgãos e sistemas. São sésseis (não se movem) e podem viver sozinhos ou em colônias.

São exemplos de cnidários as anêmonas-do-mar e as águas-vivas.

São esponjas – Filo Porifera – animais metazoários sedentários, habitantes dos mares com algumas formas de água doce (família Espongilidae). No geral as esponjas tem o aspecto de um vaso; podem ser ramificadas, globulares ou de formas variadas.

Atualmente, são conhecidas 9.091 espécies para o mundo, sendo 473 conhecidas para o Brasil, das quais 376 espécies são registradas para o Nordeste.

As esponjas são animais filtradores que se alimentam de plâncton e de minúsculas partículas de matéria orgânica dissolvidas na água. A água penetra no corpo desses animais através de inúmeros poros, sendo esta a característica a que se refere o nome do grupo (do latim porus = poro e ferre = portador).

Habitat dos poríferos
Existem pouco mais de 1500 espécies de esponjas-do-mar descritas. Elas são animais exclusivamente aquáticos, sendo encontradas tanto em ambiente dulcícola quanto marinho.

Os poríferos são animais filtradores, ou seja, através dos porócitos, eles conseguem absorver água para a espongiocele. Essa água carrega consigo compostos orgânicos e até pequenos organismos, como fitoplânctons e protozoários, que servirão de alimento para o organismo.

As medusas são do Filo Cnidaria, a craca é do Filo Artrópoda e a esponja é do Filo Porífera. O filo Porifera possui representantes que se caracterizam por serem invertebrados sem tecidos verdadeiros, possuindo espículas que ajudam na sustentação do corpo e coanócutos para auxiliar na alimentação.

Filo Porífera, Cnidária, Platyelminthes e Nematoda – esses grupos não possuem sistema respiratório. As trocas gasosas ocorrem diretamente entre as células que constituem toda a estrutura corpórea e o ambiente, justificado pelo baixo grau de complexidade e diferenciação dos tecidos ou quanto à dimensão dos organismos.

As esponjas são chamadas de poríferos por apresentarem grande número de poros na superfície de seus corpos, que comunicam o ambiente externo com a cavidade interna (átrio).

Porifera

A água entra por eles e sai pelo ósculo, diminutivo de boca em latim, filtrando os organismos que são retidos, como alimento, nas células das esponjas. Uma esponja de tamanho médio, do tamanho de um punho fechado, é capaz de filtrar até dois mil litros de água por dia.

Os cnidários (Filo Cnidaria), também conhecidos como celenterados, são um grupo de animais invertebrados que apresentam como representantes a anêmona-do-mar e as águas-vivas.

Questão Sobre os poríferos, é correto afirmar que são animais invertebrados. de corpo mole encontrados nos ambientes marinhos, de água doce e terrestres. diblásticos que possuem duas formas de vida: pólipos e medusas.