Quais os partidos mais envolvidos em corrupção?

Perguntado por: aluz . Última atualização: 7 de maio de 2023
3.9 / 5 14 votos

A grande maioria dos processos é contra membros de partidos da base governista, em especial o PL, do presidente Jair Bolsonaro, e o PP, do presidente da Câmara, Arthur Lira (AL). O PL é o partido com mais parlamentares sob investigação.

Foi o 38.º presidente do Brasil, de 1.º de janeiro de 2019 a 31 de dezembro de 2022, tendo sido eleito pelo Partido Social Liberal (PSL). Foi deputado federal pelo Rio de Janeiro entre 1991 e 2018. Nasceu no município de Glicério, mas passou a adolescência principalmente em Eldorado, no interior do estado de São Paulo.

Atualmente, 21% da Câmara responde a acusações e investigações judiciais. Antes de publicar esta reportagem, o Congresso em Foco procurou os 107 deputados citados. As respostas dos que retornaram os questionamentos da reportagem estão na relação abaixo. O espaço segue aberto para que os demais se posicionem.

Há um consenso geral de que a esquerda inclui progressistas, sociais-liberais, ambientalistas, social-democratas, democrático-socialistas, libertários socialistas, secularistas, socialistas, comunistas e anarquistas, enquanto a direita inclui neoliberais, liberalismo econômico, conservadores, reacionários, ...

Os partidos de direita incluem conservadores, democratas-cristãos, liberais e nacionalistas, e os da extrema-direita incluem nacional-socialistas e fascistas.

O presidente Jair Bolsonaro conseguiu costurar alianças com dois partidos para a campanha à reeleição ao Palácio do Planalto nas eleições de 2022. O PP e o Republicanos formam a coligação com o PL, partido do candidato. Em 2018, Bolsonaro se elegeu presidente pelo PSL, com o apoio do PRTB.

O ex-presidente Lula (PT) foi o escolhido pelos eleitores brasileiros como o melhor presidente da história da Nova República, segundo a mais nova pesquisa do instituto Ipespe, divulgada nesta quarta-feira 6.

Com aposentadoria e salário, Bolsonaro pode ganhar R$ 80 mil por mês; entenda.

"Art. 53. Os Deputados e Senadores são invioláveis, civil e penalmente, por quaisquer de suas opiniões, palavras e votos. § 1º Os Deputados e Senadores, desde a expedição do diploma, serão submetidos a julgamento perante o Supremo Tribunal Federal.

O Supremo Tribunal Federal tem 576 processos liberados para julgamento colegiado no Plenário da Corte, sendo 249 para sessão presencial e 327 para sessão virtual. O levantamento foi feito pela CNN no sistema da Corte. A pauta deste ano ainda não foi liberada. Destes, 67 têm repercussão geral reconhecida.

Primeira e Segunda Turmas do STF julgaram mais de oito mil processos em 2022. Os balanços foram apresentados nesta terça-feira (6), nas últimas sessões presenciais do ano. A Primeira e a Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal julgaram, em 2022, 8.560 processos, além dos que ainda estão em pauta em sessões virtuais.

O escândalo estourou em 6 de junho de 2005, quando o deputado brasileiro Roberto Jefferson disse ao jornal Folha de S. Paulo que o Partido dos Trabalhadores (PT) pagou a vários deputados 30 mil reais por mês para votar pela aprovação de projetos de interesse do partido na Câmara dos Deputados do Brasil.

Na avaliação da Transparência Internacional Brasil, organização focada no combate à corrupção, não é possível dizer se o Orçamento Secreto é o maior esquema de desvios de recursos do planeta.

Como o Comperj e a Abreu e Lima foram usados a fim de, pelo superfaturamento e gastos desnecessários, desviar dinheiro para o esquema político lulopetista, na realidade as perdas da empresa com a corrupção superaram os R$ 6,2 bilhões contabilizados como tais.

A ficha de filiação número um foi assinada por Apolonio de Carvalho, seguido pelo crítico de arte Mário Pedrosa, pelo crítico literário Antonio Candido e pelo historiador e jornalista Sérgio Buarque de Hollanda.

Foram empossados, na noite desta quarta-feira (5), durante evento em Brasília, os 94 membros do Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores. A nova presidenta nacional, Gleisi Hoffmann, juntamente com os outros nomes farão parte do diretório entre os anos 2017 e 2019.

No espectro político, a esquerda se caracteriza pela defesa de uma maior igualdade social. Normalmente, envolve uma preocupação com os cidadãos que são considerados em desvantagem em relação aos outros e uma suposição de que há desigualdades injustificadas que devem ser reduzidas ou abolidas.

Os brasileiros foram às urnas neste neste domingo (02/10) no primeiro turno das eleições presidenciais, que segue, agora para uma segunda rodada com a extrema direita, representada por Jair Bolsonaro, e à esquerda, capitaneada por Luiz Inácio Lula da Silva.

O objetivo final do Centrão é, simplesmente, usar toda a estrutura estatal para se manter no poder. Eles precisam disso e vão fazer de tudo para defender o status quo.

O termo, historicamente associado com a política de direita, desde então tem sido usado para descrever uma ampla gama de pontos de vista: diferentes grupos de conservadores podem escolher diferentes valores tradicionais para preservar. Há dois tipos de conservadorismo: um, metafísico, e outro, empírico.