Quais os problemas que a creatina pode causar?

Perguntado por: amendes2 . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.6 / 5 6 votos

A creatina pode causar ganho de peso, possivelmente pelo aumento de massa muscular e aumentos espúrios nas concentrações de creatinina no sangue. Sintomas gastrintestinais leves, desidratação, desequilíbrio eletrolítico e cãibras musculares são relatados de forma anedótica.

A creatina aumenta a massa muscular, porque fornece energia para os músculos, evitando a fadiga e melhorando o desempenho físico durante os treinos, o que promove o crescimento das fibras musculares. Conheça outros suplementos que aumentam a massa muscular.

A justificativa para o veto aos aminoácidos da cadeia ramificada é a constatação da Anvisa de que, apesar de não representar risco à saúde, esse composto não cumpria o efeito prometido do fornecimento de energia.

Conhecida por causar retenção de água, a creatina recebeu por um tempo a fama de provocar inchaço corporal. Porém, a retenção de água que ela provoca é pequena e ocorre dentro das células Esse, inclusive, é um fator que favorece o aumento do crescimento das fibras musculares, em resposta ao treinamento de força.

Por este motivo temos que a suplementação com creatina deve ser feita por até 14 semanas quando se deseja os efeitos de aumento de força e volume muscular, sendo necessário interromper por 3 a 4 semanas para retornar a suplementar com este nutriente. Informação importante.

Contraindicação. "Estudos sugerem que a suplementação de creatina, quando bem indicada, não prejudica a função renal, hepática e cardiovascular. Porém, como todo suplemento ergogênico, é contraindicada para gestantes, lactantes, crianças e adolescentes que só devem consumi-los com acompanhamento médico", diz a Dra.

A cafeína teria suprimido completamente o efeito ergogênico da suplementação de creatina. O estudo avaliou os efeitos da suplementação de creatina oral (Cr) com suplementação de creatina em combinação com cafeína (Cr + C) no nível de fosfocreatina muscular (PCr) e desempenho.

Creatina engorda se não malhar? A Creatina não foi desenvolvida especificamente para emagrecimento, ela é indicada para esportes de alta intensidade. Então, ao consumi-la sem malhar pode gerar inchaço. Por isso, não tome creatina sem malhar.

Ela pode ser consumida antes ou depois dos treinos. No entanto, se você for consumi-la após o exercício físico, ela se torna mais eficaz quando acompanhada de uma fonte de carboidrato. O suplemento também pode ser ingerido junto com a principal refeição do dia, auxiliando, assim, na absorção da substância.

Ovos, carnes (como frango ou patinho moído), atum, iogurte ou até leite são bons substitutos. Cem gramas de carne bovina, por exemplo, tem cerca de 450g a 500mg de creatina por porção. Bacalhau, linguado, frango, ovos e leite são outros ingredientes abundantes nessa substância.

Quanto tempo leva para a creatina fazer efeito? É possível notar os efeitos desse nutriente após cerca de 3 semanas de utilização, ou 1 semana se realizado o processo de saturação.

Com o aumento da demanda, a oferta do mercado não conseguiu acompanhar. O resultado foi a falta dos produtos nas prateleiras e aumento dos preços. “O principal produto que chama atenção no preço é a creatina. Em 2020, era em torno de R$ 64 e hoje, no mínimo, custa R$ 150.

A creatina não engorda (acúmulo de gordura). Mas é comum praticantes de musculação citarem que os ganhos de peso com a creatina variam entre 2 e 5 kg.

– Verdade: A creatina não aumenta a necessidade de ingestão hídrica, o indivíduo deve continuar ingerindo a mesma quantidade de uma pessoa “normal”, sugere-se consumir 35 ml a 50 ml/kg de peso ao dia. Ex: pessoa de 100 kg = 3.500 ml a 5.000 ml de água.

A suplementação de Creatina pode sim facilitar o ganho de massa muscular, bem como proporcionar outros benefícios para quem treina pesado.

É possível consumir a creatina em jejum e isso até mesmo pode ser eficiente para a sua absorção no geral.

Não há a necessidade de incluir esse suplemento para esse tipo de atividade física. A creatina é interessante em atividades mais vigorosas, que exigem mais do organismo.

Se você pratica esportes e exercícios físicos de alta intensidade, faz uso de suplementação e fica na dúvida sobre a combinação entre creatina e cafeína, saiba que estudos indicam que os dois suplementos podem ser consumidos juntos, assim como a creatina com café.

Nós recomendamos consumir creatina continuamente. A dose diária recomendada é entre 3 e 5 gramas. O consumo contínuo de creatina - em dias de exercícios e treinos, bem como nos dias de descanso - favorece um rendimento maior e o fortalecimento dos músculos.