Quais os riscos de uma cirurgia de menisco?

Perguntado por: ereis . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 12 votos

Em estudo, 100% dos joelhos operados de lesão no menisco desenvolveram osteoartrite até um ano depois do procedimento. A operação para reparar lesão no menisco, um problema comum no joelho, pode aumentar o risco de artrose, também conhecida como osteoartrite, e de perda de cartilagem.

Em relação aos riscos desse tipo de cirurgia, podemos citar os seguintes:

  • Alívio parcial, mas não total da dor;
  • Lesões de nervos ou vasos sanguíneos, onde requer uma nova cirurgia;
  • Infecções no osso ou tecido mole ao redor. ...
  • Falhas na união das partes dos ossos, onde pode requerer nova cirurgia;
  • Rigidez no joelho.

Antigamente, fazia-se essa cirurgia, que chamamos de meniscectomia total. Mas, com o tempo, percebeu-se que o joelho dos pacientes submetidos a este procedimento destruía rapidamente, resultando na doença chamada artrose. Por isso, a lesão radial é a pior que existe.

Sintomas. Pode ser possível ouvir um estalido quando o menisco é rompido. A maioria das pessoas ainda consegue andar mesmo com o joelho lesionado. Muitos atletas não suspendem a prática do esporte mesmo com a ruptura.

O tempo de recuperação varia entre 2 e 3 semanas quando a cirurgia é no menisco medial e pode durar até 2 meses quando a lesão foi no menisco lateral. Durante o período de recuperação é fundamental seguir as orientações médicas e fisioterapêuticas, além de realizar exercícios indicados.

O ideal é dormir de barriga para cima. É a posição mais fácil para dormir, já que você tem pontos de sutura no joelho e a perna pode estar inchada. Se você dormir de bruço, é possível que o curativo saia ou entre em atrito com o lençol. Além disso, vai pressionar a parte mais sensível do joelho.

Mantenha a perna operada elevada. Não coloque almofadas embaixo do joelho operado. Continue com os exercícios aprendidos no hospital. Entre o 7º e 10º dias após a cirurgia, seu joelho deve dobrar até 90º.

A artroscopia pode ser realizada sob anestesia regional com sedação ou sob anestesia geral. Procedimento O cirurgião ortopédico fará duas pequenas incisões no joelho. Seu ortopedista irá inserir instrumentos minúsculos através de uma outra pequena incisão.

Sim, é esperado ter dor mesmo após mais de 3 meses da cirurgia, porque quem precisa de uma meniscectomia parcial já está com o menisco adoecido.

O custo desse tipo de cirurgia na rede privada varia entre R$ 7 e R$ 10 mil.

Cirurgia de Menisco. A cirurgia indicada no tratamento da maioria das lesões dos meniscos do joelho é realizada pela técnica de artroscopia. Esta cirurgia é feita por meio de uma microcâmera, acoplada a um cabo de luz, que é introduzida dentro da articulação do joelho através de 2 pequenos “furos”.

Depois de uma cirurgia, o joelho de fato fica um pouco mais sensível. Não é à toa que o paciente deve passar a fazer fisioterapia, por exemplo, para que se volte a ter os movimentos de antes.

Pacientes que não operam o joelho mesmo com o joelho instável estão em risco muito aumentado de novos episódios de instabilidade, falseio, e entorse do joelho. Em cada um desses novos episódios outras lesões podem acontecer e piorar o quadro.

Em linhas gerais, a cirurgia de menisco não contraindica o retorno a nenhum esporte. Mas, sem dúvidas, no período pós-operatório, um estudo biomecânico de como o paciente se movimenta em determinada modalidade esportiva deve ser sempre realizado no intuito da redução do excesso de pressão de contato na área operada.

A fisioterapia e a realização de exercícios orientados também são ótimos aliados para a recuperação da ruptura no menisco, mas você precisa do acompanhamento de um profissional para seguir tais protocolos. E, em casos mais graves a cirurgia é recomendada.

O principal sintoma de uma lesão no menisco é a dor na região da frente e/ou lateral do joelho, que piora ou dificulta subir e desces escadas. A dor é localizada e pode piorar com o passar dos dias, podendo também dificultar o caminhar. Além disso há inchaço da região dolorida.

Lesões degenerativas, lesões periféricas estáveis, são tratadas sem cirurgia. Já as lesões sintomáticas instáveis, muitas vezes é necessária a cirurgia. Em relação ao tratamento com cirurgia, o mesmo é feito por vídeo (artroscopia), com o intuito de preservar o menisco.

A lesão do ligamento cruzado anterior (LCA) é uma das principais lesões no joelho e a primeira causa de recomendação cirúrgica entre atletas.

Após a cirurgia, mesmo no caso daquelas feitas por meio de métodos mais modernos e menos agressivos, como é caso da Artroscopia, é recomendável repouso de pelo menos 4 dias, evitando colocar o pé no chão ou aplicar peso corporal sob a perna operada. Manter a perna elevada também é uma recomendação.