Quais os riscos de uma cirurgia no olho?

Perguntado por: lxavier3 . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.8 / 5 15 votos

Dentre os riscos mais comuns relatados por pacientes, estão: olho seco, infecção, dor e desconforto, descolamento do flap, dificuldade visual, entre outros.

Nos primeiros 2 ou 3 dias, é comum a sensação de “areia nos olhos”, lacrimejamento e sensibilidade à luz. Em geral leva de 5 a 7 dias para o paciente apresentar uma visão mais estável e confortável e retomar suas atividades. A recuperação total pode levar até 3 meses.

O valor de uma cirurgia ocular varia de um paciente para o outro, até porque existe mais de uma técnica cirúrgica e é preciso avaliar qual é a mais adequada em cada caso. Em geral, o preço varia entre R$ 2.000 e R$ 6.000 por olho.

O tempo de afastamento das atividades laborais é de 30 dias, em média. No decorrer dos dias após a cirurgia plástica nas pálpebras, o paciente vai retomando a rotina diária. Por exemplo, é solicitado repouso nos sete dias após a plástica, sendo que essa medida tem impacto direto na recuperação da blefaroplastia.

Embora a cirurgia de pálpebra não seja perigosa, a região dos olhos é delicada e é o “cartão de visitas” da face. Assim, os pacientes devem considerar apenas cirurgiões plásticos e oculoplásticos com certificado de especialista pelas Sociedades afins.

A retina é uma estrutura muito frágil e sensível. Após a cirurgia vitreorretiniana para descolamento espera-se que a visão tenha sua recuperação somente após seis meses da cirurgia, podendo a partir de então melhrar com o passar do tempo. Porém, após descolamentos dificilmente a visão se recupera totalmente.

Não há restrição ao uso de celulares, computadores, tablets ou televisão por parte dos pacientes. Deve-se sempre atentar para fazer este uso com proteção dos óculos escuros no primeiro mês após a cirurgia.

Não existe restrição alimentar após a cirurgia. Muitos pacientes ficam apreensivos em comer carne de porco ou ovos, mas realmente ele pode comer tudo que está acostumado comer na sua dieta cotidiana.

Geralmente 6 horas mas na anestesia tópica apenas um protetor é utilizado até chegar em casa.

Pode assistir televisão normalmente, só é possível que tenha um pouco mais de sensibilidade à luz da tela! Quanto a dirigir, o ideal é aguardar em torno de 15 dias.

A cirurgia refrativa é segura, rápida, indolor e eficiente. Trazendo qualidade de vida e ótimos resultados, é um procedimento que vale a pena ser feito, desde que seja recomendado por seu oftalmologista.

A perda súbita da visão tem três causas gerais: Opacidade de estruturas oculares normalmente transparentes. Anormalidades da retina (estrutura no fundo do olho que detecta a luz) Anormalidade dos nervos que conduzem os sinais visuais do olho para o cérebro (como o nervo óptico e os caminhos visuais)

Após a cirurgia, é normal que os olhos fiquem um pouco inchados ou que haja a sensação de “areia” nos olhos, o que costuma passar dentro de alguns dias. Além disso, a cicatrização total do procedimento pode levar até 12 meses, considerando o tempo de a incisão se tornar quase imperceptível.

Tanto pelo SUS quanto pela saúde privada, é essencial que o paciente tenha a indicação médica para conseguir realizar a cirurgia refrativa. Sendo assim, o primeiro passo da pessoa interessada pelo procedimento é agendar uma consulta com um médico oftalmologista.

Prefira dormir de barriga para cima com um travesseiro mais alto ou de lado sem comprimir a região operada. Lave o rosto inclusive as pálpebras operadas já no dia seguinte à operação, utilizando-se do sabão Soapex ou similar.

O cirurgião oculoplástico é um médico oftalmologista com especialização em plástica das pálpebras, sistema lacrimal, órbita e áreas anexas. Ou seja, ele é capaz de diagnosticar e tratar anormalidades dessas regiões dos olhos.

Como é realizada a cirurgia de blefaroplastia
Mesmo sendo realizada em uma região sensível do corpo, a cirurgia é considerada simples e rápida, durando cerca de 90 minutos para ser realizada e utilizando apenas anestesia local como anestésico.

Para realizar a Blefaroplastia é aconselhável apresentar acima de quarenta anos de idade. Mas também pode ser realizada em pacientes mais jovens sem problemas pois, sendo uma cirurgia plástica, estes critérios tornam-se uma escolha de cada um.

A alimentação é normal, pode assistir TV normalmente, o uso do computador também, assim como leitura ou outras atividades que não exijam esforço físico.