Quais os sintomas da falta de magnésio no corpo humano?

Perguntado por: lmendes . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.7 / 5 16 votos

A hipomagnesemia pode provocar náusea, vômitos, sonolência, fraqueza, alterações na personalidade, espasmos musculares, tremores e perda de apetite. Caso seja grave, a hipomagnesemia pode causar convulsões.

Conheça 7 alimentos que contém esse rico mineral.

  • 1 – Abacates. ...
  • 2 – Nozes. ...
  • 3 – Amêndoas. ...
  • 4 – Leguminosas. ...
  • 5 – Peixes Gordurosos. ...
  • 6 – Chocolate Amargo. ...
  • 7 – Sementes de Abóbora.

Ter uma alimentação balanceada, rica em frutas e legumes, é suficiente para suprir os 420 mg de magnésio necessários pelo organismo diariamente. Amêndoas são alimentos ricos em magnésio. Portanto, devo consumir esse alimento diariamente em grandes quantidades.

A suplementação de magnésio é indicada para mulheres para ajudar a diminuir as cólicas e outros sintomas da tensão pré-menstrual (TPM).

O sulfato de magnésio serve para a reposição dos níveis de magnésio, sendo um dos eletrólitos do corpo. Ou seja, são minerais que liberam uma carga elétrica quando dissolvidos no sangue. Mas a maioria do magnésio no corpo é interligada às proteínas ou armazenada nos ossos.

A deficiência de magnésio deve ser solucionada com reposição, e a via de reposição depende da gravidade do distúrbio. Em pacientes sintomáticos como aqueles com arritmias,tetania e convulsões, sobretudo em hemodinamicamente instáveis, a reposição deve ser endovenosa.

O abacate é mais um alimento rico em magnésio, mas que também é fonte de vitaminas e minerais. A fruta contém em 100 g, o equivalente a 29 mg de magnésio, o que corresponde, em média, a 10% da recomendação diária.

Pode tomar magnésio todos os dias? A recomendação de consumo do suplemento de magnésio para atingir os benefícios do nutriente para a saúde ou corrigir inadequações e deficiências é diário. O consumo do suplemento na dosagem de 200 a 350 mg é seguro e pode ser realizado diariamente.

Conheça o Magnésio Dimalato: o melhor para insônia
O magnésio dimalato está ligado ao ácido málico, que tem função importante no ciclo de Krebs e na produção de energia. A substância atua no organismo de diversas formas, desde a prevenção da osteoporose, até na redução e controle dos níveis de ansiedade e estresse[1].

O magnésio dimalato é uma combinação de dois nutrientes essenciais para a saúde, bom funcionamento e bem-estar do corpo. Trata-se de um suplemento que é simplesmente a melhor e mais prática maneira de repor o magnésio no organismo.

Os benefícios da suplementação de magnésio podem ser obtidos logo após os primeiros dias de uso. Mas, para isso, é importante estar atento às suas necessidades individuais e acertar sua dose diária.

Magnésio dimalato - Auxilia na redução do stress, ansiedade e depressão. Também tem comprovada eficácia na redução de arritmias cardíacas e dores no peito, fadiga crônica e dores musculares associadas à fibromialgia e osteoporose. Além disso, melhora a memória e reduz a insônia.

A maioria das mulheres na menopausa tem níveis inadequados de magnésio, colocando-as em maior risco de problemas de saúde. No entanto, o magnésio pode ser consumido através de muitos alimentos, como chocolate amargo, feijão, lentilhas, frutos secos, sementes, verduras e grãos integrais.

Chegando ao final do nosso artigo, é importante lembrar que ingerir magnésio todos os dias não faz mal, muito pelo contrário! A suplementação de magnésio é indicada pelos profissionais especializados em nutrição como uma forma de garantir o bom funcionamento do organismo.

O exame de Magnésio é um exame de sangue convencional, em que o técnico responsável irá coletar uma amostra de sangue venoso, geralmente do braço. A coleta é feita em segundos e depois o paciente será liberado.