Quais os sintomas de queimadura de taturana?

Perguntado por: emata8 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 20 votos

Dor em queimação, hiperemia, prurido e raramente bolhas (sintomas benignos e de regressão espontânea em poucas horas). Sintomas gerais: Cefaléia, mal-estar geral, náuseas e vômitos, dores abdominais e mialgia.

Em casos leves o tratamento é à base de anti-histamínicos.
Sempre que encostar em uma taturana, lave com água e sabão o mais rápido possível e procure atendimento médico.

Sintomas

  1. Manifestações locais – dor imediata (queimação), irradiada para o membro, com área de eritema e edema na região do contato. ...
  2. Manifestações sistêmicas – Instalam-se algumas horas após o acidente, mesmo depois da regressão do quadro local.

A toxicologista Andrea Amora, em caso de contato acidental com a lagarta , o primeiro passo é lavar o local afetado com água e sabão e, posteriormente, procurar uma unidade de saúde mais próxima para saber sobre a necessidade de uso do soro.

A maioria dos casos tem evolução benigna; sendo bastante comuns as chamadas “queimaduras”. Acidentes envolvendo lagartas do gênero Lonomia obliqua podem provocar risco de morte caracterizado por alterações na coagulação do sangue. Podem surgir reações alérgicas e/ou inflamações na pele (dermatite).

Caso alguém tocar ou en- trar em contato com tatu- ranas deve lavar imediata- mente a área afetada com água e sabão, sem friccionar o local, colocar compressas com gelo ou água gelada que auxiliam no alívio da dor, porém é URGENTE procurar socorro médico, se possível levar algumas taturanas junto para iden- tificação e ...

lagarta de fogo

A lagarta de fogo é uma espécie de taturana classificada como uma das mais perigosas do mundo. Ela é nativa das matas brasileiras na região Sul do país e pode ser encontrada em toda a sua extensão.

Embora pareçam inofensivas, as lonomias, mais conhecidas como taturanas, provocam graves queimaduras e até mesmo a morte em animais e seres humanos. Conhecidas popularmente como “lagartas de fogo”, “mandruvás” ou “mondrovás”, elas se transformam, na fase adulta, em mariposas.

Dor e a sensação de queimação no local do contato, inchaço e vermelhidão são as manifestações iniciais do contato com a taturana. “Também podem ocorrer mal-estar, dor muscular, dor de cabeça e vômito até três dias após o contato, por isso a importância de buscar atendimento médico assim que o acidente acontecer.

Após a cicatrização, a pele pode ficar um pouco escura, mas volta ao tom normal com o tempo. Não necessitam de atendimento médico e, geralmente, melhoram entre 3 e 6 dias. O tratamento consiste apenas em manter a pele e o organismo hidratados. Se a dor for incômoda, um analgésico poderá ajudar.

Atenção: O soro antilonômico é o único medicamento eficaz para o tratamento acidentes ocorridos pela lagarta Lonomia obliqua.

As taturanas, também conhecidas popularmente como lagarta-de-fogo, mandruvá, taturana- gatinho, são na verdade larvas de borboletas ou mariposas (Ordem Lepidoptera). Lagartas de algumas mariposas apresentam o corpo recoberto por estruturas pontiagudas que, ao penetrar a pele humana, podem causar acidentes.

Lonomia

Estamos na época de Lonomia, uma taturana extremamente perigosa, cujo veneno pode provocar hemorragia interna e insuficiência renal, podendo inclusive ocasionar a morte.

A receita é simples: logo após o acidente, a queimadura deve ser resfriada com água corrente em temperatura ambiente e protegida com um pano limpo para que não tenha nenhuma infecção. Depois disso, é essencial buscar o atendimento de saúde.

Normalmente os acidentes com taturanas ocorrem da seguinte forma: manuseando a vegetação, a pessoa toca a lagarta com as mãos ou a espreme entre os dedos. O contato com as cerdas pontiagudas faz com que o veneno contido nos "espinhos" seja injetado na pessoa.