Qual o melhor Anti-inflamatório para queimadura de segundo grau?

Perguntado por: lparis . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 2 votos

Anti-inflamatórios não esteroides (AINE) podem também reduzir os efeitos adversos dos opioides de forma significativa 28. Os mais apropriados para pacientes com queimadura são o paracetamol, a dipirona e os inibidores seletivos da cicloxigenase-2.

Normalmente em queimaduras de primeiro grau o uso de analgésicos como paracetamol, ibuprofeno e ácido acetilsalicílico e de hidratantes é suficiente. Anestésicos tópicos também podem ser úteis no alívio da dor.

A sulfadiazina de prata é o agente tópico antimicrobiano mais utilizado no tratamento das queimaduras, sendo comercializada na forma de creme. Seu valor é acessível e é uma medicação com boa disponibilidade.

Não se deve usar o produto em feridas, queimaduras, lesões abertas e infeccionadas ou outras condições semelhantes. Deve-se também evitar o contato com os olhos e mucosas e em caso de contato acidental com os olhos, enxaguar imediatamente com água.

Diversos antibióticos são usados com objetivo de reduzir o risco de infecção em queimados antes que ela ocorra. Alguns antibióticos são usados localmente na pele (tratamentos tópicos), outros são ingeridos, ou por injeção e afetam o corpo inteiro (tratamento sistêmico).

Já a de segundo grau, afeta a epiderme e parte da derme, formando flictenas e a restauraçao dessas lesoes ocorre entre 7 e 21 dias.

Sinais e sintomas de infecção em queimaduras
Quando há infecções em queimaduras, a região fica mais avermelhada. "Não se trata da vermelhidão da queimadura, mas sim de uma vermelhidão de infecção na periferia, ou seja, na borda do ferimento.

Aplique uma pomada com receita.

  1. Não use a sulfadiazina de prata se você tiver alergia a sulfa. Nesse caso, uma pomada de zinco bacitracina é uma possível alternativa.
  2. Medicamentos orais, como pílulas, raramente são prescritos para queimaduras. Em vez disso, aplique o creme na infecção uma ou duas vezes por dia.

Anti-inflamatório e antipruriginoso tópico utilizado no tratamento de várias formas de dermatoses. Prurido anogenital inespecífico, dermatoses alérgicas, dermatite seborreica, miliária, impetigo, queimadura devido aos raios solares, picadas de insetos e otite externa (não havendo perfuração da membrana do tímpano).

Coloque água fria sobre a queimadura.
Isso ajuda a suavizá-la e inicia o processo de cura minimizando a quantidade inicial de lesão na pele. Assim que puder, coloque a ferida na água e tente manter por 20 minutos ou mais. O processo será benéfico em queimaduras de qualquer grau.

Sugestão de Tratamento
Dentre as opções de antibióticos, a Cefalexina, pertencente à primeira geração das Cefalosporinas, é o antibiótico de primeira escolha por apresentar elevada eficácia, principalmente devido ao excelente efeito antiestafilocócico, além de ser seguro resultando em baixos efeitos colaterais.

Os principais AINEs desta categoria são o Ibuprofeno e Naproxeno, sendo considerado os agentes mais seguros.

Entre os anti-inflamatórios, a nimesulida é mais potente que o ácido acetilsalicílico (AAS). Por outro lado, não tem grande vantagem em relação ao diclofenaco e o ibuprofeno. “Sua atividade contra a febre possui a mesma eficácia que a dipirona sódica e o diclofenaco.

— Conclui-se que os antiinflamatórios não esteroidais, representados pelo diclofenaco tópico apresentaram influência positiva na evolução das lesões, reduziram a inflamação e aceleram o processo de reepitelização (cicatrização).

Não, cefalexina é um antibiótico, serve apenas para tratar alguns tipos de infecções bacterianas.

Tratamentos para uma queimadura de segundo grau: As queimaduras de segundo grau que for leve geralmente incluem:

  1. Deixar a pele em água fria por 15 minutos ou mais.
  2. Tomar medicação para a dor (paracetamol ou ibuprofeno)
  3. Aplicar creme antibiótico.

Após a lavagem, o ideal é aplicar uma gaze com pomada de sulfadiazina de prata a 1% e enfaixar o local delicadamente com ataduras. Vale ressaltar que para as queimaduras de segundo grau com mais de um palmo, indica-se visitar um médico para que o curativo seja feito corretamente.

O tecido sangrante pode significar que está cicatrizando. E o médico deve avaliar o que fazer com a parte descamando. Talvez necessite de debridamento (limpeza). A sulfadiazina necessita de oclusão para ser eficaz, então melhor continuar utilizando a pomada com gaze.

Deve-se esperar a bolha sumir e então tratar com soro fisiológico e cremes. Também são usados cremes hidratantes com vitaminas algumas vezes ao dia. Grandes queimaduras podem causar desidratação e choque, tornando-se muito graves, motivo pelo qual se proteger do sol é medida obrigatória para auxiliar na recuperação.

Algumas pomadas simples podem ser utilizadas no tratamento de queimaduras

  • Bepantol. É uma pomada muito utilizada em tatuagem, composta por dexpantenol, também conhecido por vitamina B5, um composto que protege e nutre a pele, ajudando na sua cicatrização e estimulando a sua regeneração. ...
  • Nebacetin. ...
  • Esperson.

Arrefecer a queimadura

  1. Use água fria (à temperatura ambiente) a correr, ou aplique no local compressas frias humedecidas com água ou soro fisiológico;
  2. Faça esta operação durante uns 10 minutos ou até a dor aliviar;
  3. Se a zona queimada estiver suja, limpe-a com cuidado ao mesmo tempo.