Quais os tipos de alfavaca que existe?

Perguntado por: raragao . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.8 / 5 2 votos

Segundo a nutricionista Fabiana Fontes*, existem dois tipos da planta: o basílico italiano, também conhecido como basilicão, que chega a cerca de 50 cm de altura. O outro tipo, conforme destaca a profissional, é conhecido também como manjericão-doce, sendo a espécie mais difundida no Brasil.

Uso popular: Planta usada pela população para sintomas de gripes, casos de inflamações na boca e mau hálito. O chá das folhas é empregado como carminativo, sudorífico e diurético. O xarope das folhas com mel é usado contra tosses, dores de cabeça e bronquites.

Chá de alfavaca fortalece a imunidade
A bebida é rica em antioxidantes, portanto, promove ação anti-inflamatória. Dessa forma, pode combater e prevenir inflamações. Além disso, fortalece a ação protetora do sistema imunológico.

A nutricionista alertou que o chá de alfavaca pode causar palpitações e aumentar a produção de suor. Portanto, não é indicada para hipertensos, gestantes e crianças.

Para revigorar as energias a fim de começar a semana com o pé direito, faça o banho purificador com alfavaca, que é ótimo para alcançar o equilíbrio energético para enfrentar a semana com coragem e fé.

2) Chá das folhas de alfavaca-cravo – antigripal e expectorante (1,8 cineol). Preparo: por infusão, acrescentando a água fervente sobre a planta, abafar por 15 minutos e coar. Modo de usar: tomar uma xícara, uma a três vezes ao dia. Em crianças, é comum banhar com o chá para alívio dos sintomas gripais.

“As duas plantas têm praticamente o mesmo aroma e aspectos semelhantes, porém a alfavaca apresenta aroma e sabor suave, com toque mais cítrico do que o basílico”, aponta a Joyce Nascimento.

Para plantar a alfavaca, escolha um solo rico em húmus, evitando deixar a terra a descoberto durante muito tempo, para que não se percam alguns nutrientes. Se a plantação for efetuada em vasos, pode colocar um pouco de areia, de forma que seja facilitada a drenagem.

É uma importante fonte de óleos essenciais, presentes em folhas, inflorescência e sementes, largamente utilizados pela indústria farmacêutica, por conter eugenol, metileugenol, e linalol, também utilizados pela indústria de alimentos e perfumes (LORENZI; MATOS, 2002).

Alfavacão reduz a glicemia e ajuda a baixar pressão (15/10) - YouTube.

Alfavaca como cosmético
Bater no liquidificador e aplicar a pasta nos cabelos lavados, deixando por 10 minutos. Enxaguar com água abundante. Repetir três vezes por semana.

Além disso, a alfavaca é rica em ômega 3 (ácido graxo importante para a saúde do coração) e em minerais como fósforo, cálcio, ferro, magnésio e cobre, que auxiliam no funcionamento do corpo como um todo. Por isso, muitos nutricionistas recomendam o uso dessa erva no preparo de comidas e bebidas no dia a dia.

Apesar de ser um método natural para tratamentos, o uso desta planta pode causar efeitos colaterais e não substitui tratamento médico. Por isso, NÃO é indicada para pessoas em condições atípicas de saúde sem a devida ORIENTAÇÃO MÉDICA. O chá de alfavaca pode causar palpitações e aumentar a produção de suor.

O chá de Alfavaca é utilizado para problemas renais, má digestão, febres, tosses, aumentar a lactação, cãibra do estômago, catarro, enxaqueca, garganta, gases, gastrite, gripe, náuseas, vômitos e infecções intestinais.

Uso: A alfavaca fresca entra no preparo de saladas, pizzas, massas, cogumelos, carnes, sanduíches e sopas. Combina com molho de tomate, queijo parmesão, berinjela, abobrinha e tomate fresco. Pode ser usada no lugar do manjericão.