Qual é a verdadeira alfavaca?

Perguntado por: emorais . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 5 votos

Segundo a nutricionista Fabiana Fontes*, existem dois tipos da planta: o basílico italiano, também conhecido como basilicão, que chega a cerca de 50 cm de altura. O outro tipo, conforme destaca a profissional, é conhecido também como manjericão-doce, sendo a espécie mais difundida no Brasil.

A nutricionista alertou que o chá de alfavaca pode causar palpitações e aumentar a produção de suor. Portanto, não é indicada para hipertensos, gestantes e crianças.

Suas folhas são muito utilizadas na culinária, pois possui um aroma agradável semelhante ao cravo-da-índia. Além das folhas, tanto o caule quanto as flores da alfavaca são utilizados para produzir medicamentos fitoterápicos, chás, xaropes e óleos essenciais.

A planta é um subarbusto aromático que cresce, sem maiores problemas, em todo o Brasil. Pode atingir até 1 metro de altura, com folhas ovaladas e bordos dentados, variando de 4-8 cm de comprimento, e inflorescências com flores pequenas e de coloração roxo-esbranquiçada.

Apesar de ser um método natural para tratamentos, o uso desta planta pode causar efeitos colaterais e não substitui tratamento médico. Por isso, NÃO é indicada para pessoas em condições atípicas de saúde sem a devida ORIENTAÇÃO MÉDICA. O chá de alfavaca pode causar palpitações e aumentar a produção de suor.

A alfavaca é da mesma família do manjericão, mas elas não são a mesma planta. Com diversos poderes medicinais, a primeira pode ser usada em cosméticos, mas também de forma a melhorar a saúde do corpo como um todo. Existem ainda vários tipos de alfavaca que podem ser usados com diferentes objetivos.

Como fazer o Chá de Alfavaca : Coloque as folhas em um copo, derrame água quente sobre elas e deixe descansando por 10 ou 15 minutos. Como beber: O ideal é tomar o chá morno antes de deitar, pois é durante o sono que o corpo se restabelece.

A Alfavaca é uma erva fácil de se ter em casa plantada, encontrada com mais frequencia em hortas caseiras ou viveiros em cidades menores. As folhas devem ser usadas de preferência frescas.

Tipos de alfavaca
Segundo a nutricionista Fabiana Fontes*, existem dois tipos da planta: o basílico italiano, também conhecido como basilicão, que chega a cerca de 50 cm de altura. O outro tipo, conforme destaca a profissional, é conhecido também como manjericão-doce, sendo a espécie mais difundida no Brasil.

O chá de Alfavaca é utilizado para problemas renais, má digestão, febres, tosses, aumentar a lactação, cãibra do estômago, catarro, enxaqueca, garganta, gases, gastrite, gripe, náuseas, vômitos e infecções intestinais.

O tratamento 2 (160 mg/L de óleo de alfavaca cravo) apresentou eficácia de 33% e 87%, nas primeira e segunda horas respectivamente. Já o tratamento 1 (40 mg/L óleo de alfavaca cravo) mostrou eficiência somente nas duas últimas horas alcançando mortalidade de (80%) (Figura 1).

2. Ajuda a saúde do coração. Alguns estudos mostraram que a sementes da planta podem ajudar a diminuir o colesterol ruim no sangue, o LDL. Além disso, o nível de potássio presente nas sementes contribui para a redução da pressão arterial.

Preparação: Aqueça uma xícara de água numa panela e desligue o lume após ferver. Adicione duas colheres de sopa de alfavaca. Deixe a mistura tapada até arrefecer e depois bata tudo numa liquidificadora. Por fim, passe a pasta do chá no couro cabeludo, deixe por 10 minutos e depois lave normalmente.

O Chá de Alfavaca Ajuda na saúde do coração, a aliviar o estresse, controlar o açúcar no sangue, Pode ajudar a reduzir a inflamação e o inchaço, Ajuda a manter a saúde do cérebro entre outros benefícios.