Quais os tipos de aula expositiva?

Perguntado por: aribeiro . Última atualização: 19 de maio de 2023
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É muito importante destacar que existem alguns tipos de aula expositiva, são elas: Clássica; Dialogada; Colóquio; Seminário; Demonstração; e Magistral (OLIVEIRA, 2014).

A aula expositiva é um modelo de aula criticado por muitos teóricos que as concebem como um modo arcaico de ensino, onde eles a veem apenas como uma forma de transmissão do conteúdo pelo professor e onde os alunos se tornam apenas sujeitos passivos da interação.

Segredos da boa aula, seja expositiva ou dialogada
Leve em consideração os conhecimentos prévios da turma sobre o tema e tenha clareza sobre o que os alunos vão aprender. Depois, articule essa estratégia a outras. - Esquematizar as ideias a serem apresentadas. Isso ajuda a gerir o tempo da aula e a não se perder.

As aulas expositivas focam na constante explicação de conteúdo que, quase sempre, é transmitido com o uso de uma lousa. O estudante é um ouvinte e o professor é o principal participante do momento, o que leva o acadêmico a ter menos autonomia em relação ao seu processo de aprendizagem.

A aula expositiva clássica é a mais comum nas escolas de todos os níveis. Nesse tipo de aula, o professor discorre sobre determinado assunto durante algum tempo, sendo que a postura dos alunos é totalmente passiva.

As aulas práticas não se referem apenas às aulas ministradas em laboratórios. Elas podem ser atividades simples e experimentos dentro de sala de aula que levarão os alunos a utilizar outras habilidades. São exemplos o uso de laboratórios de ciências, as atividades de maquete, as visitas aos museus e ao planetário.

Leve em consideração os conhecimentos prévios da turma sobre o tema e tenha clareza sobre o que os alunos vão aprender. Depois, articule essa estratégia a outras. - Esquematizar as ideias a ser apresentadas. Isso ajuda a gerir o tempo da aula e a não se perder.

As aulas interativas utilizam a tecnologia para promover um ensino-aprendizagem integral e flexível. Dessa maneira, por exemplo, o aluno pode ter materiais diversos para aprender os conteúdos que caem no Enem, em vez de apenas ler livros e copiar o conteúdo passado na lousa pelo professor.

A aula dialogada é aquela em que os alunos participam e se envolvem efetivamente com os conteúdos apresentados. O professor assume o papel de mediador dos conhecimentos, ajudando os estudantes a questionarem e a refletirem sobre os assuntos. Já a aula expositiva tem um planejamento mais simples.

Exemplos de metodologias ativas de aprendizagem não faltam, como as salas de aula baseadas na cultura maker, aprendizagem baseada em projetos e a sala de aula invertida. Hoje, a gamificação também ocupa um papel essencial na oferta de recursos inovadores para desenvolver os alunos nos estágios iniciais de sua educação.

As aulas demonstrativas são utilizadas, segundo KRASILCHIK, 2008, p. 84: principalmente, para apresentar à classe técnicas, fenômenos, espécimes etc. A utilização da demonstração é justificada em casos em que o professor deseja economizar tempo, ou não dispõe de material em quantidade suficiente para toda a classe.

Na Sala de Aula Invertida tem-se uma mudança na forma tradicional de ensinar. O conteúdo passa a ser estudado em casa e as atividades, realizadas em sala de aula. Com isso, o estudante deixa para trás aquela postura passiva de ouvinte e assume o papel de protagonista do seu aprendizado.

O estudo dirigido apresenta duas funções principais; a primeira é de consolidação dos conhecimentos por meio de uma combinação da explicação do professor com exercícios. A segunda, é a busca da solução dos problemas por meio de questões que os alunos possam resolver criativamente e de forma independente(10).

Princípios que constituem as metodologias ativas:
Problematização da realidade; Trabalho em equipe; Inovação (TIC tecnologia da informação e comunicação); Professor como mediador, facilitador.

Essas metodologias ativas segundo a BNCC visam formar estudantes e também professores nas competências e habilidades como a argumentação; comunicação; cultura digital; empatia e cooperação; pensamento científico, crítico e criativo; repertório cultural; responsabilidade e cidadania; trabalho e projeto de vida.

Essa modalidade de aula propicia ao aluno a obtenção e organização de dados, a interpretação e análise crítica, a comparação e a síntese do conteúdo apresentado.

A aula dialógica é aquela em que o professor conversa com o aluno fazendo indagações, para que o próprio aluno possa dar as respostas necessárias para que os conceitos se interliguem e proporcione a aprendizagem.

O que é preciso fazer é tornar a aula expositiva mais atrativa para o aluno, desse modo, o professor deve propiciar uma interação com os alunos. Isso pode ser implantado a partir de questionamentos elaborados pelo professor, que motivam os alunos a explanarem oralmente suas conclusões sobre o tema em questão.

Que é relativo ou contribui para a formação ou a educação (ex.: avaliação formativa; período formativo).