Quem manda dentro de uma sala de aula?

Perguntado por: alima . Última atualização: 14 de janeiro de 2023
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E, quando se trata da sala de aula, o poder que ali se estabelece como autoridade é o do professor.

O gestor escolar tem o papel de gerir a escola a partir das diretrizes e políticas públicas educacionais, além de implementar o projeto pedagógico de maneira a garantir que os estudantes atinjam os objetivos desejados.

Uma autoridade deve ser capaz de conduzir os interesses comuns do grupo. Neste sentido, o professor é autoridade dentro do espaço da sala de aula. Autoridade não para impor condições, mas para estabelecer uma proposta de trabalho conjuntamente com o grupo em que atua.

Para liderar uma turma não basta apenas ter espírito de líder, também é necessário se relacionar bem com os colegas, se relacionar bem com os professores e coordenação, tomar a frente nas decisões com o consentimento dos demais estudantes da classe, ter comprometimento com o curso, com a instituição, dentre outros ...

Um diretor não pode, por exemplo, deixar com que professores tenham muitas distrações. Por isso, deve fazer de tudo para que eles tenham tempo para se dedicar ao ensino.

Nomeação: O gestor é escolhido pelo Poder Executivo, podendo ser substiuído a qualquer momento, de acordo com a conveniência e o momento politico, estabelecendo assim uma prática clientelista. Concurso: a escolha do diretor é feita através de uma prova escrita e de uma prova de títulos.

O diretor escolar é o líder da escola, e como tal tem a responsabilidade de administrar todas as atividades que a instituição realiza, guiando o trabalho e a função de todos que compõem a comunidade escolar.

O que fazer quando um professor humilha um aluno
O aluno pode procurar o professor ou a direção da escola, para expor o problema e solver a questão. Lembrando que em nenhum lugar do mundo a metodologia do grito ou da ofensa é aceita.

O coordenador está um degrau abaixo do gerente/diretor na hierarquia organizacional. Ele também exerce função de liderança, mas sobre um grupo menor de pessoas.

Coordenador: um gestor de professores, um conselheiro de estudantes, um orientador do trabalho, para os pais. O coordenador, normalmente, é quem atende aos alunos expulsos da sala de aula. Essa é sua função mais facilmente compreendida.

Uma equipe gestora escolar é um time de profissionais qualificados e engajados, que garantem o sucesso de uma instituição. Ela é formada pelo diretor, por coordenadores pedagógicos, supervisores de ensino e professores.

Esse profissional zela pela formação dos alunos como cidadãos, ajuda os professores a compreender os comportamentos das crianças e cuida das relações com a comunidade. Na escola, o orientador educacional é um dos membros da equipe gestora, ao lado do diretor e do coordenador pedagógico.

Os responsáveis pela gestão pedagógica, ou seja, a equipe pedagógica, é composta por: diretor, coordenador pedagógico, supervisor pedagógico, orientador pedagógico e corpo docente.

Na escola a autoridade é o diretor; nas igrejas as autoridades são os Papas (católica), os Pastores (evangélica); no exército, o general; dentre várias outras.