Quais os tipos de representação de imagens?

Perguntado por: lcunha . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.6 / 5 18 votos

Representação de imagens

  • O formato Bitmap. O formato Bitmap foi inventado pela Microsoft. ...
  • Compressão. É um termo computacional que representa a variedade de fórmulas matemáticas usadas para comprimir o tamanho das imagens. ...
  • Formato GIF. ...
  • Formato JPEG.

Basicamente, existem 2 tipos de imagem digital: Bitmap e Vetorial.

Os tipos mais comuns de arquivo vetorial são AI (Adobe Illustrator), EPS (Encapsulated PostScript), PDF (Portable Document Format) e SVG (Scalable Vector Graphics).

Dentre eles, JPG, GIF, PNG são os mais comuns. O BMP também é bastante popular atualmente, mas, além desses citados, há uma grande quantidade de formatos de imagens para diversos tipos de uso.

A classificação de imagens consiste no estabelecimento de um processo de decisão no qual um grupo de pixels é definido como pertencente a uma determinada classe. Neste sentido, os sistemas computacionais auxiliam o usuário na interpretação das imagens orbitais.

Do grego “Eikon” (imagem) e “Grafia” (escrita). Para Panofsky (1939) é o conjunto de imagens relativas a determinado assunto, sendo considerada a arte de representar por imagens. A iconografia é um método de leitura de imagem cujo objeto de estudo é o tema ou assunto da imagem.

A representação no desenho trata- se de uma forma clara e sem ambiguidades de representar desenhos por meio de formas e tamanhos.

Uma imagem digital é representada por uma matriz. Dizemos, assim, que uma imagem digital tem uma representação matricial.

Bitmap e vetor. Não confunda formatos com tipos! Esses dois tipos de imagens serão abordadas neste artigo sobre formatos de imagens. Eles possuem algumas diferenças e afetam diretamente a forma como são utilizados.

Raster ou bitmap
Há também, em computação gráfica, as imagens que são chamadas de raster, bitmap ou mesmo matriciais, essas se configuram em imagens que descrevem cada pixel presente, o que se difere dos gráficos vetoriais.

A imagem é uma representação especial de uma cena bidimensional ou tridimensional. Assim, ela forma um conjunto em matriz, ou pixels de matriz, que se organizam em linhas e colunas. Já a imagem digital, podemos dizer que é composta dos elementos da foto, da imagem e dos pixels.

Vetorial vs Bitmap
Se imagens bitmap forem redimensionadas, em determinado ponto os pixels ficarão visiveis. Como imagens vetoriais não possuem pixels, pois suas formas são indicadas por fórmulas matemáticas, podemos redimensionar o quanto quisermos sem perda de qualidade.

Basicamente, as imagens rasterizadas são compostas de um monte de pequeninos pixels em comparação com as imagens vetoriais, que são feitas de caminhos matemáticos.

Como as imagens raster são baseadas em pixels, ao serem escaladas (ampliadas), perdem a nitidez, enquanto que as imagens baseadas em vetores podem ser dimensionadas em qualquer tamanho sem degradar a qualidade da mesma.

Elementos básicos da linguagem visual: O Ponto. A Linha. A Forma.

Resumindo: imagem é a nossa representação visual e a maneira como os outros nos percebem e estilo é a maneira como nos expressamos.

Uma imagem digital é a representação de uma imagem bidimensional usando números binários codificados de modo a permitir seu armazenamento, transferência, impressão ou reprodução, e seu processamento por meios eletrônicos.

Métodos de Classificação

  • Classificação por Inserção;
  • Classificação por Troca;
  • Classificação por Seleção;
  • Classificação por Intercalação;
  • Classificação por Distribuição.

Nesse sentido, por exemplo, a fotografia tradicional ou jornalística cumpre o papel de retratar a realidade e o figurativismo das imagens. Já a artística é mais conceitual e abstrata, ou seja, busca representar a beleza de modo intuitivo, para, assim, despertar a sensibilidade e a emoção das pessoas.

Na retina, além da formação de imagens, também ocorre a percepção das cores.