Qual a função dos padrinhos de representação?

Perguntado por: vmachado . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 16 votos

De acordo com o Código de Direito Canônico, o padrinho de batismo tem a função de acompanhar o afilhado, geralmente criança, em sua formação cristã. Deve ensinar e incentivar para que a criança cresça seguindo os ensinamentos de Jesus, conforme a Igreja.

EXPRESSÕES Madrinha de apresentação : mulher que leva no colo a criança a ser batizada, de um local até à igreja, para entregá-la à madrinha; madrinha de carregação.

A função dos padrinhos é colaborar com os pais na formação cristã do(a) afilhado(a). É fundamental que os padrinhos sejam católicos. Eles podem ser casados na Igreja Católica ou solteiros e participantes da vida da Igreja. Normalmente, escolhe-se um padrinho e uma madrinha, mas é permitido que seja apenas um dos dois.

Os padrinhos devem ser católicos, terem no mínimo 16 anos e que tenham recebido os sacramentos da iniciação cristã: Batismo, Crisma e Eucaristia. Os casais que vivem juntos sem o sacramento do matrimônio não podem ser padrinhos nem juntos, nem com outras pessoas.

No entanto, também se admite apenas um padrinho ou apenas uma madrinha (cân. 873). A solução, nos casos em que se deseja ter 2 padrinhos ou 2 madrinhas costuma ser a seguinte: apenas um deles assina como madrinho/padrinha e o outro assina como testemunha.

Se preferirem, podem optar por apenas um deles, padrinho ou madrinha. Mas não são aceitas duas madrinhas ou dois padrinhos.

Padrinhos de consagração é uma particularidade do Brasil e o número é igual aos de batismo. Portanto, pode haver um padrinho e uma madrinha, como só um dos dois.

De acordo com o Código de Direito Canônico, o padrinho de batismo tem a função de acompanhar o afilhado, geralmente criança, em sua formação cristã. Deve ensinar e incentivar para que a criança cresça seguindo os ensinamentos de Jesus, conforme a Igreja.

Não há nada na Bíblia que fala sobre ter padrinho e madrinha, nem a favor nem contra. Cada casal crente pode decidir se seu filho vai ou não vai ter padrinho e madrinha, de acordo com sua consciência (Romanos 14:22).

No batismo infantil, as crianças são 'batizadas' na fé através da aspersão de água. Sendo que na apresentação do bebê, é feito uma aliança entre os pais e a igreja, para cria-lá nos caminhos da fé.

Geralmente, as madrinhas são escolhidas pelos pais quando vão batizar os seus filhos na igreja católica. Mas há também muitos casos de madrinhas que não chegaram a batizar seus afilhados, mas acabaram ocupando essa posição tamanha a afinidade com a criança. São, portanto, madrinhas de consideração.

5 tipos de madrinha, qual é você?

  • 1- Veterana: Sempre existe aquela pessoa que já foi madrinha de vários casamentos. ...
  • 2- Melhor amiga: A melhor amiga de anos da noiva, sempre estará no altar. ...
  • 3- Casal distante: ...
  • 4- Pouca grana: ...
  • 5- Vida agitada:

Além dos padrinhos de Apresentação, de Vela e de Batismo, há ainda três outros tipos a serem aqui mencionados. São eles os Padrinhos Santos, os Padrinhos de Crisma e os Padrinhos de Fogueira.

Para o padrinho ou madrinha de Consagração à Nossa Senhora (1 pessoa, somente) e, como seu nome não irá constar na Certidão de Batismo, não lhe é exigida sua participação no Curso de Preparação do Batismo (embora, se quiser possa participar, sim!).

Padrinhos de consagração são aqueles que assumem durante a consagração da criança à Nossa Senhora ou à Deus, rezar por esta criança, estar ao seu lado espiritualmente, ser, como Nossa Senhora, uma espécie de “outra mãe” só que espiritual.

Os padrinhos de consagração
Padrinhos de consagração são aqueles que assumem, durante a consagração da criança à Nossa Senhora ou a Deus, rezar por ela, estar ao seu lado espiritualmente e ser, como Nossa Senhora, uma espécie de “outra mãe” – só que espiritual.

Geralmente, se escolhe uma madrinha e um padrinho que podem, ou não, ser casados entre si. No entanto, em alguns casos, a pessoa deseja escolher duas madrinhas ou dois padrinhos.

O responsável por ficar o tempo todo segurando a vela para batizado é o padrinho, enquanto é de responsabilidade da madrinha segurar o bebê. Ao final da cerimônia de batizado, simbolicamente o padrinho faz a entrega da vela acesa para a criança, representando a luz de Cristo, como já mencionamos.

A madrinha segura a criança, e o padrinho, com vela branca na mão (às vezes a madrinha segura a mão do nenê em torno da vela), "fazendo o papel de padre", pergunta para o nenê se quer ser batizado. Se a criança é grande, responde ela mesma, mas em geral é a madrinha que responde.

Cânon 873 – Admite-se apenas um padrinho ou uma só madrinha, ou também um padrinho e uma madrinha. Então, fica claro que não podem ser dois homens ou duas mulheres padrinhos de batismo de uma criança.

A diferença é pouca. Dentre os padrinhos de batismo, eles possuem precedência de estar mais à frente da formação da criança e assumem com mais intensidade, junto com os pais, a preparação, a educação das crianças na fé.