Quais os três tipos de coesão?

Perguntado por: oteixeira . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.9 / 5 11 votos

Existem os seguintes tipos de coesão textual: coesão referencial, coesão lexical, coesão por elipse, coesão sequencial e coesão por substituição.

A referenciação ocorre, basicamente, por meio de dois movimentos, chamados de movimentos retrospectivo e progressivo, respectivamente anáfora e catáfora.

Os 6 tipos de coerência que vão te ajudar na redação do Enem

  • Coerência sintática. Esse tipo de coerência diz respeito à construção das frases, buscando que todos os elementos da oração estejam dispostos na ordem correta. ...
  • Coerência semântica. ...
  • Coerência temática. ...
  • Coerência pragmática. ...
  • Coerência estilística. ...
  • Coerência genérica.

Para Koch (2002, p. 79), a coesão nominal é feita pelo processo de referenciação, entendendo a referenciação como uma atividade discursiva, considerada como o resultado da operação que se realiza quando se usa um termo ou se cria uma situação discursiva referencial para designar, representar ou sugerir algo.

A coesão pode ser obtida através de alguns mecanismos: anáfora e catáfora. A anáfora e a catáfora se referem à informação expressa no texto e, por esse motivo, são qualificadas como endofóricas. Enquanto a anáfora retoma um componente, a catáfora o antecipa, contribuindo com a ligação e a harmonia textual.

A coesão referencial pode ocorrer por meio de algumas figuras de construção/sintaxe, como as anáforas, catáforas e elipses, e as correferências não anafóricas (contiguidades, reiterações). A coesão sequencial é aquela que cria nos textos as condições para sua progressão.

A coesão lexical consiste no emprego de substantivos, adjetivos, pronomes, hipônimos ou heterônimos, para substituir um termo já dito anteriormente. Exemplos: Paris é um dos destinos mais procurados pelos casais apaixonados.

Elementos coesivos são palavras ou expressões cuja função é estabelecer relações lógicas entre as partes do texto, como os conectivos, ou fazer referência a outros elementos presentes no texto: pronomes, advérbios, sinônimos.

Coesão referencial de Catáfora
Ou seja, o referente aparece somente depois do item coesivo. Geralmente é empregada através de pronomes demonstrativos e indefinidos. Exemplo: Cláudia olhou-a e disse: Giovanna, pare com isso!

A coesão por substituição emprega palavras e expressões que retomam termos por meio da anáfora. A coesão por substituição acontece à medida em que substantivos, verbos, períodos ou trechos de textos são substituídos por conectivos ou expressões que resumem ou fazem remissão ao que já foi dito.

Geralmente, a anáfora resgata uma informação citada anteriormente no texto. Já a catáfora é uma expressão que apresenta uma informação que ainda vai ser trabalhada no texto.

A coesão por referência sempre vai atuar com um termo que substitui o outro . As referências podem ter duas classificações: exofórica (quando se reporta a um dado externo) e endofórica (quando se reporta a um dado interno no texto).

A coesão textual é a conexão linguística que permite a amarração das ideias dentro de um texto. Bem utilizada, a coesão permite a eficiência na transmissão da mensagem ao interlocutor e, por consequência, o entendimento.

O ponto principal da coesão textual são as regras da gramática, ou seja, articulação interna. A coerência textual, do contrário, aborda a articulação externa e mais profunda do texto: o seu conteúdo.

A alternativa está correta, pois os três domínios que compõem a coerência textual são os domínios linguístico, pragmático e extra-linguístico.

A coesão diz respeito ao encadeamento de ideias entre as frases e parágrafos. Já a coerência textual se refere à ligação entre as ideias do texto, que deve ser feita de maneira lógica para transmitir corretamente a mensagem.

3 resposta(s)
Coerência narrativa, que está relacionada com o respeito À lógica que segue uma narrativa. 2. Coerência argumentativa, que está relacionada com a coerência que deve haver entre as afirmações apresentadas e as conclusões obtidas destas. 3.